FisiologiaAulas

O que é Ventilação Pulmonar – Respiração Pulmonar

Entenda como se dá o processo de circulação de ar pelas vias do sistema respiratório

Para que o sistema respiratório funcione, é fundamental um processo chamado de ventilação pulmonar, também conhecido como respiração pulmonar.

Nesta aula veremos como esse processo funciona, quais são os órgãos, estruturas e mecanismos envolvidos para que o ar circule no aparelho respiratório.

Dá uma olhada nesse vídeo de menos de um minuto, para você ver a sua importância e alguns dos mecanismos envolvidos na ventilação pulmonar.

O que é ventilação pulmonar?

Ventilação pulmonar é o processo de movimento do ar pelas vias do sistema respiratório. A sua função é renovar o ar nas vias aéreas para que ocorra a troca gasosa. A respiração pulmonar é realizada através da inspiração e expiração.

É conhecida popularmente como respiração. O ato de respirar é a ventilação pulmonar em si. Também conhecida como respiração pulmonar.

Deve-se se tomar alguns cuidados para não haver confusão, pois em biologia, respiração é o termo usado para designar a respiração celular.

Por isso, talvez seja apropriado usar o termo ventilação ou respiração pulmonar quando estivermos nos referindo ao ato de respirar.

Mecânica respiratória

Para entender como todo esse processo ocorre é importante entender a mecânica respiratória. Ou seja, as estruturas, os órgãos os músculos envolvidos para que tudo isso ocorra.

Inspiração e Expiração

A ventilação pulmonar é um processo feito em dois tempos:

  • Inspiração: é o movimento em que o ar entra nas vias aéreas
  • Expiração: é o movimento de saída do ar das vias aéreas

inspiração expiração

Durante a inspiração, o diafragma e os músculos intercostais contraem-se, aumentando o volume interno da caixa torácica.

Desse modo, o ar entra nos pulmões. Na expiração, o diafragma e os músculos intercostais relaxam, diminuindo o volume interno da caixa torácica e determinando a saída de ar dos pulmões.

No processo de ventilação, as costelas acompanham a variação do volume da caixa torácica. Na inspiração elas se elevam e, na expiração, elas se abaixam.

Para sentir a variação de volume da caixa torácica nesse processo, coloque suas mãos nas laterais do tórax, sobre as costelas. Depois, inspire e expire profundamente e note o movimento do tórax.

Antes de alcançar os pulmões, nos quais ocorrem as trocas gasosas, o ar entra no organismo pelas narinas, passa pelas fossas nasais, pela faringe, pela laringe e pela traqueia.

Na laringe é estão localizadas as pregas vocais, que faz parte do sistema de fonação (produção de som).

Durante a expiração, o ar passa por elas e possibilita a produção de som. Além das cordas vocais, a língua, a cavidade bucal, os lábios e a cavidade nasal também participam do processo de fala.

A traqueia – um tubo de aproximadamente 10 centímetros de comprimento -possui paredes reforçadas por anéis cartilaginosos, os quais a mantêm sempre aberta.

Em seu prolongamento, a traqueia se divide em dois grandes tubos: o brônquio direito e o brônquio esquerdo, os quais também possuem anéis cartilaginosos em suas paredes.

Como o próprio nome sugere, o brônquio direito segue para o pulmão direito e o brônquio esquerdo, para o pulmão esquerdo

A função do muco é evitar que substâncias presentes no ar, como poeira, microrganismos e outras partículas em suspensão entrem em contato com o pulmão.

Os cílios deste epitélio possibilitam que o muco cheio de partículas seja expelido pela garganta ou pelas fossas nasais.

Quando essas partículas ficam presas nas fossas nasais, elas podem ressecar, ficando mais endurecidas. Como o revestimento dessas fossas é delicado, recomenda-se retirar o muco apenas assoando o nariz.

A tosse também evita que materiais presentes no ar entrem em contato com o pulmão.

Hematose (troca gasosa)

A hematose (troca gasosa) é o processo em que o oxigênio presente no ar vai passar para o sangue. Ao mesmo tempo, o gás carbônico presente no sangue passará para os ductos alveolares.

Homeostase através do controle do pH do sangue

É, portanto, um processo que ocorre com o sistema circulatório.

Todo processo de respiração pulmonar tem a finalidade de levar o ar até os ductos alveolares no interior dos pulmões. E aí que vão ocorrer as trocas gasosas.

Atividades e exercícios – Respiração pulmonar

1 – Qual o nome do processo de circulação do ar pelo sistema respiratório?

O processo de entrada e saída de ar nos pulmões é denominado ventilação pulmonar. Nesse processo participam ativamente o diafragma e os músculos intercostais (que ficam entre as costelas).

2 – Quais são os movimentos realizados para que ocorra a respiração pulmonar?

Inspiração e expiração

3 – Quais os músculos envolvidos no processo de inspiração e expiração?

Diafragma e músculos intercostais

4 – (PUC-CAMP) Considere a seguinte frase sobre respiração:

O ar entra nos pulmões quando ocorre …(I)… do diafragma, …(II)… dos músculos intercostais e consequente …(III)… da pressão …(IV)… .”

Para completá-la corretamente, I, II, III e IV devem ser substituídos, respectivamente, por

a) contração – contração – aumento – interna.

b) contração – contração – diminuição – interna.

c) contração – relaxamento – aumento – externa.

d) relaxamento – contração – diminuição – externa.

e) relaxamento – relaxamento – aumento – interna.

Resposta correta – Alternativa D

Leitura sugerida

Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.

Se você encontrar algo indevido nos textos, nas imagens, vídeos que recebemos, por favor, relate nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências bibliográficas

  • GUYTON, Arthur C. et al. Fisiologia médica. Madrid: Elsevier, 2006.
  • FAGUNDES, JOSÉ ANEVAN et al. Plano de aula: Respiração Pulmonar–Ventilação Pulmonar. 2019. – Link

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo