Início / Aulas / Ácidos Nucleicos DNA e RNA

Ácidos Nucleicos DNA e RNA

Os ácidos nucleicos  DNA e RNA constituem um grupo de substâncias que comandam a síntese das proteínas, dentre as quais as enzimas e, assim, controlam as atividades químicas das células. São chamadas de moléculas da vida. Possuí-las é característica comum de todos os seres vivos. Dá uma olhada no vídeo abaixo antes de continuar a leitura.

Há dois tipos de ácido nucleico: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA). Ambos são macromoléculas constituídas por subunidades chamadas nucleotídeos. Cada nucleotídeo é constituído por três componentes: uma pentose (açúcar com 5 carbonos na molécula), uma base nitrogenada (púrica e pirimídica) e um ácido fosfórico.

cadeias polinuleotidicasAs bases púricas recebem essa denominação por derivarem de uma substância chamada purina, enquanto as bases pirimídicas derivam de outra substância, a pirimidina.

Veja uma animação sobre Síntese de Protéinas.

Veja outra aula completa sobre Ácidos Nucleico – Duplicação do DNA e síntese de proteínas.

Ácidos Nucleicos dna e rna

Ácidos Nucleicos DNA e RNANo DNA há duas cadeias polinucleotídicas que se complementam, sendo que as bases púricas pareiam com as pirimídicas por pontes de hidrogênio.

A quantidade de bases (A = T) e (C = G) pode variar, mas é constante para cada espécie de ser vivo. Repare que são duas pontes de hidrogênio que fazem a ligação entre as bases A e T, e três pontes de hidrogênio entre as bases C e G.

As duas cadeias polinucleotídicas não são retas, mas se apresentam em forma helicoidal.

O RNA, nem sempre sintetizado a partir do DNA, é formado de uma só cadeia polinucleotídica, e a base pirimídica uracila substitui a base pirimídica timina.

O DNA encontra-se no núcleo, nas mitocôndrias e nos cloroplastos. No núcleo está nos cromossomos, ligado a proteínas. O RNA encontra–se tanto no núcleo quanto no citoplasma. O DNA relaciona-se com a transmissão hereditária das características dos organismos, e o RNA com o controle da atividade celular, principalmente a síntese de proteínas.

Resumo para identificação de DNA/RNA
DNA RNA
Bases púricas Adenina e guanina Adenina e guanina
Bases pirimídicas Timina e citosina Uracila e citosina
Pentose Desoxirribose Ribose
Estrutura da molécula Dupla-hélice Hélice simples
Síntese Autoduplicação semiconservativa Transcrição a partir do DNA
Localização Núcleo, mitocôndrias e cloroplastos Núcleo e citoplasma
Identificação Verde de metila e Feulgen positivo (*) Pironina e Feulgen negativo (*)
(*) Método da coloração de Feulgen: 1 – aplicação de ácido clorídrico para remover as bases púricas; 2 – aplicação do reativo de Schiff (leucofucsina) que reage com a desoxirribose; 3 – cor violeta = Feulgen positivo ou presença de DNA; 4 – sem a cor violeta = Feulgen negativo ou ausência de DNA.

Molécula de DNA

Um nucleotídeo presente em todas as células vivas e que participa de inúmeras reações químicas é o trifosfato de adenosina, conhecido como ATP.

O ATP compõe-se de uma base nitrogenada, a adenina, ligada a uma pentose, ribose e a três fosfatos.

As ligações químicas entre os fosfatos envolvem grande quantidade de energia, sendo por isso denominadas ligações fosfato altamente energéticas. O sinal ~ é usado para indicar tal tipo de ligação. A quebra de uma dessas ligações permite a liberação de cerca de 8 mil calorias e a formação de difosfato de adenosina ou ADP.

As ligações químicas entre os fosfatos envolvem grande quantidade de energia, sendo por isso denominadas ligações fosfato altamente energéticas. O sinal ~ é usado para indicar tal tipo de ligação. A quebra de uma dessas ligações permite a liberação de cerca de 8 mil calorias e a formação de difosfato de adenosina ou ADP.

liberação de energia

A energia liberada é utilizada pela célula no trabalho mecânico, por exemplo, o movimento ameboide executado pelas amebas e pelos leucócitos, o movimento de contração das fibras musculares, ou no químico, por exemplo, a síntese de proteínas.

Achou algum erro na aula Ácidos Nucleicos DNA e RNA? Entre em contato e deixe seu comentário. Deixe também suas sugestões.

Veja também: https://simple.wikipedia.org/wiki/DNA

um comentário

  1. bastante importante dependo muito dstes conhecimento ,fazem parte de meu cursinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
79 Slides profissionais   Biologia e Ciências     R$ 21,00
QUERO VER OS SLIDES

Você é 
Professor(a)?

Tem um slide GRÁTIS em powerpoint pra você baixar agora. 
Baixar Slide