BioquímicaAulas

Aspectos físicos da célula

Veja as principais características físicas das células

Você conhece todos os aspectos físicos da célula? As células são estruturas complexas e apresentam grande diversidade de formas e funções. São capazes de realizar uma série de atividades altamente especializadas tanto nos organismos unicelulares como nos pluricelulares.

Além disso, as células estão submetidas aos mesmos princípios químicos e físicos que regem os sistemas não vivos.

Aspectos físicos da célula

A célula é um sistema coloidal que permite a difusão molecular e depende do pH para sua atividade.

Veja também:

Uma solução é coloidal quando as partículas ou micelas dispersas têm tamanho entre 0,001 µm e 0,1 µm, como as moléculas de proteínas.

Afinal, o hialoplasma ou citosol é um coloide proteico, gelatinoso na periferia da célula e mais solúvel no seu interior.

Pode ser um coloide-sol quando as micelas estão uniformemente dispersas na solução, ou um coloide-gel quando as micelas agrupam-se formando uma   malha. As células mudam    constantemente de coloide-sol    para coloide-gel e vice-versa.

Esquema de uma micela

Esquema de uma micela
Amanda Crochet, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Difusão molecular

A difusão consiste na dispersão das moléculas ou íons de um soluto em um solvente, devido à energia cinética, isto é, o movimento desordenado de moléculas e átomos em todas as direções e em todos os sentidos.

Tal movimento resulta da vibração de átomos e moléculas, menor na fase sólida e maior na fase gasosa. Nas células, o solvente é a água.

Uma solução é hipertônica quando a concentração de soluto nela for maior que a de outra solução, denominada hipotônica, com a qual é comparada.

Uma solução é isotônica com relação à outra quando a concentração de soluto nelas for igual. Denomina-se osmose a passagem do solvente do meio hipotônico para o meio hipertônico, através de uma membrana semipermeável, isto é, membrana permeável apenas ao solvente.

pH

Escala pH
myself, PatríciaR, CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons

As moléculas de água têm ligeira tendência a ionizar-se, isto é, a separar-se em íons H+ e OH. Na água pura, o número de íons H+ e OH é o mesmo. Por isso, se diz que a água pura é neutra. Um ácido é uma solução com mais H+ do que OH; uma base tem mais OH do que H+.

Graus de acidez:  é definido pelos químicos por meio da escala de pH. As lestras “pH”, p significa “poder” e H significa íon hidrogênio.

A escala de pH vai de 0 a 14. O pH = 7 indicador de solução neutra; pH acima de 7 indica solução básica ou alcalina e pH abaixo de 7 indica solução ácida;

A maior parte  das reações químicas dos seres vivos ocorrem entre pH 6 e 8. Uma exceção interessante é em relação à digestão que ocorre no estômago de muitos animas, entre eles o ser humano, em que a reação ocorre próximo a pH=2. O controle do pH é fundamental para que as células possam funcionar bem.

Deixe suas sugestões e comentários aqui na aula Aspectos físicos da célula.

Dá uma olhada neste artigo physics.aps.org/articles/v4/4. Observação: está em inglês.

Tem um artigo, um post, ou algo qualquer relacionado a ciências, educação, e biologia? Que tal publicar aqui? Se você encontrou algo indevido deixe nos comentários que assim que puder vou analisar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo