Início / Ciências / Curiosidades elétricas

Curiosidades elétricas

Há várias Curiosidades Elétricas e neste artigo, obviamente não falaremos de todas mas vamos a algumas coisas que provavelmente você não sabia. A eletricidade foi descoberta a cerca de 2500 anos atrás, através de observações do cientista grego, Thales de Mileto, o mesmo do famoso teorema de Thales que você já deve ter estudado em matemática, ou na filosofia. Ele observou que um pedaço de âmbar (uma resina fossilizada produzida por algumas espécies de árvores) atraia palha, fios de cabelo ou penas, quando esfregado com um pano. A palavra “eletricidade” é originada da palavra grega para âmbar “elektron”. Thales de Mileto também é conhecido como o pai da filosofia.

raios

A palavra “Elétrica” foi sugerida pela primeira vez pelo médico da Rainha Elizabeth I, Doutor William Gilbert, em 1600, que percebeu em suas experimentações que materiais como o diamante, vidro  e a cera, produzem o mesmo efeito que o âmbar.

No século 18, o Conde Alessandro Volta inventou a primeira bateria e o batizou de “pilha voltaica”. Este consistia em uma pilha de zinco com discos de prata ou cobre separados por almofadas umedecidas com uma solução ácida. A unidade de medida elétrica “volt”, é chamada assim em homenagem ao Conde Volta.

Na década de 1860, o engenheiro francês George Leclanché desenvolveu uma bateria que não usava a solução ácida em seu interior. Essa pilha é conhecida como pilha de Leclanché ou pilha seca ou pilha comum. As pilhas atuais que usamos em nossos equipamentos eletrônicos são baseados no design do Leclanché.

curiosidades elétricas2

 

 Veja mais curiosidades Científicas

Pai da eletricidade ModernaPilhas a parte, talvez o ser humano mais extraordinário do mundo das curiosidades elétricas seja gênio NiKola Tesla. Graças a ele  e suas incríveis máquinas temos um mundo iluminado nas proporções que conhecemos. Nikola Tesla também protagonizou um dos maiores embates na história da ciência, com nada mais nada menos que Thomas Edson, que apesar de ser muito mais conhecido foi duramente derrotado no campo das ideias com Tesla, que enxergava um mundo de corrente alternada podendo ser produzida há vários kilômetros de distância de onde a energia seria utilizada. A usinas de correntes continuas de Edson precisavam ser no meio da cidades, uma em cada quarterão. Aí você já sabe o motivos que levaram a vitória de Tesla.

Saiba mais sobre Tesla no Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikola_Tesla

Todos os anos milhares de pessoas são eletrocutadas, mas são poucas as que morrem por essa causa. Em vez disso,muitas pessoas morrem queimadas por causa de sobrecarga em sistemas elétricos, mais precisamente, 10 mil pessoas todos os anos. Não sobrecarregue as tomadas e limite o uso de extensões, utilize-os apenas temporariamente para evitar acidentes.

Se você gostou do artigo curiosidades elétricas deixe sua opinião, sugestão e críticas. Qual artigo você gostaria de ver aqui em nosso site. Não deixe de participar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
88 Slides profissionais   Biologia e Ciências     R$ 21,00

Você é 
Professor(a)?

Tem um slide GRÁTIS em powerpoint pra você baixar agora. 
Baixar Slide

Compartilhe isso com um amigo