Início / Ideias Sustentáveis / Definição e aplicação de Ecologia

Definição e aplicação de Ecologia

Ecologia é uma a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, pois é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam suas distribuições.  As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra tem origem no grego “oikos“, que significa casa, e “logos“, estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa,ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive.

Veja a aula Ecologia Geral para ter uma melhor noção sobre o tema

O criador do termo EcologiaO cientista alemão Ernst Haeckel, o simpático velhinho da imagem, usou pela primeira vez este termo no ano de  1869 para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. Como era de praxe na época ele usou radicais gregos para construir a palavra nova e dar sentido a essa nova área de conhecimento. Ao longo dos anos o conceito vem sendo complementado e apesar do nome ser o mesmo, hoje em dia essa ciência evoluiu muito em termos de conceito e pode ter várias aplicações.

Podemos dividi-la em Autoecologia, Demoecologia e Sinecologia.2 Entretanto, diversos ramos tem surgido utilizando diversas áreas do conhecimento: Biologia da Conservação, Ecologia da Restauração, Ecologia Numérica, Ecologia Quantitativa, Ecologia Teórica, Macroecologia, Ecofisiologia, Agroecologia, Ecologia da Paisagem. Ainda pode-se dividir a Ecologia em Ecologia Vegetal e Animal e ainda em Ecologia Terrestre e Aquática.

Assista a História das Coisas e veja e relacione economia e ecologia

O meio ambiente afeta os seres vivos não só pelo espaço necessário à sua sobrevivência e reprodução, mas também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento, através do metabolismo. Por essa razão, o meio ambiente e a sua qualidade determinam o número de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo habitat. Por outro lado, os seres vivos também alteram permanentemente o meio ambiente em que vivem. O exemplo mais dramático de alteração do meio ambiente por organismos é a construção dos recifes de coral por minúsculos invertebrados, os pólipos coralinos.

As relações entre os diversos seres vivos existentes num ecossistema também influencia na distribuição e abundância deles próprios. Como exemplo, incluem-se a competição pelo espaço, pelo alimento ou por parceiros para a reprodução, a predação de organismos por outros, assimbiose entre diferentes espécies que cooperam para a sua mútua sobrevivência, o comensalismo, o parasitismo e outras.

A maior compreensão dos conceitos ecológicos e da verificação das alterações de vários ecossistemas pelo homem levou ao conceito da Ecologia Humana que estuda as relações entre o homem e a biosfera, principalmente do ponto de vista da manutenção da sua saúde, não só física, mas também social. Com o passar do tempo surgiram também os conceitos de conservação que se impuseram na atuação dos governos, quer através das ações de regulamentação do uso do ambiente natural e das suas espécies, quer através de várias organizações ambientalistas que promovem a disseminação do conhecimento sobre estas interações entre o homem e a biosfera.

Há muitas aplicações práticas nesta disciplina, como a biologia da conservação, gestão de zonas úmidas, gestão de recursos naturais (agricultura, silvicultura e pesca), planejamento da cidade e aplicações na economia.

O conceito de Ecologia vem ganhando novas dimensões na atualidade, como em sua relação com a Economia, palavra que possui o mesmo prefixo e tem uma forte relação com o “estudo da casa”.  Esses novos fundamentos podem ser melhor estudados em Fundamentos de Ecologia do cientista Eugene Odum. Segue o Link para você da uma olhada, vale muito a pena

http://ferdesigner.files.wordpress.com/2010/11/fundamentos-de-ecologia-odum.pdf

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

um comentário

  1. gostei muito.

    Gostaria que falace sobre os insetos em foco nas formigas cortadeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
88 Slides profissionais   Biologia e Ciências     R$ 21,00

Você é 
Professor(a)?

Tem 5 Slides GRÁTIS pra você baixar agora. 
Baixar Slides