Início / Aulas / Filo dos Moluscos Características

Filo dos Moluscos Características

Filo dos Moluscos características gerais

Podemos dividir o corpo dos moluscos em três partes básicas: a cabeça, a massa visceral e os pés

Na cabeça é onde se concentram os órgão do sistema nervoso. A massa visceral guarda os órgão do sistema reprodutor, digestório, excretor, respiratório e circulatório.

A reprodução destes animais é diversificada. Existem os hermafroditas e de sexos separados. A fecundação pode ser tanto interna quanto externa e o ovo pode se desenvolver direta ou indiretamente.

https://www.youtube.com/watch?v=08weUNoLPuY

Classificação dos Moluscos

Há várias classes de moluscos das quais três se destacam. São elas: cefalópodes, gastrópodes e  bivalves. Há ainda outras duas classes: os escafópodes e poliplacóforos.

Cefalópodes

Os cefalópodes (do grego Cabeça + Pés) são animais extremamente inteligentes. As lulas e os polvos são seus representantes mais conhecidos. Caracterizam-se justamente pelo modo como seu corpo é organizado, em que seus tentáculos ou pés com ventosas estão ligados diretamente a cabeça.

Filo dos Moluscos Características

Há apenas animais marinhos nesta classe. São predadores carnívoros muito astutos. Sua respiração se dá através das branquias.

Há animais providos de conchas ou não. É ausentes nos polvos, externas no náutilos e interna nas lulas.

Possui um sistema circulatório fechado e o pigmento respiratório da maioria é a hemocianina, porém há alguns representantes desta classe que carregam a hemoglobina como pigmento respiratório.

Os sexo nesses animais são separados e a fecundação é interna.

Há mecanismo de defesa e sobrevivência bastante interessantes em animais como a lula e o polvo. Eles podem mudar de cor graças a presença de células denominadas cromatóforos.Possuem também uma glândula produtora de tinta para formar uma cortina escura escura na água, facilitando a fuga do animal.

Os cefalópodes possuem ótima visão e são exímios caçadores. Seus órgãos sensoriais são bastantes desenvolvidos o que os tornam excelentes predadores marinhos.

Gastrópodes

Os gastrópodes (do grego estomago + pés) é a classe com maior número de espécies entre os moluscos. Seus principais representantes são os caracóis, caramujos e lesmas. Poder ter conchas presentes como no caso dos caracóis e caramujos ou ausentes, como nas lesmas. Essa classe de molusco pode ser encontrada em ambientes dulcícolas, marinhos e terrestres. Os que vivem na água tem respiração branquial e os que vivem na terra possuem uma estrutura conhecida como cavidade paleal e funcionam como uma espécie de pulmão.

caracol caramujo, lesma

A maioria são herbívoros, mas há também os predadores carnívoros. Podem ser hermafroditas ou possuirem sexos separados. A fecundação é na maioria dos casos interna.

Entre os gastrópodes há o caramujos Biomphalaria, que é hospedeiro intermediário do agente causador da esquitossomose, como já foi estudado aqui em outra aula. Relembre a aula de platelmintos e relembre como é o ciclo da esquitossomose.

Bivalves

Os bivalves são chamados também de pelicípodes. Seus representantes são os mexilhões e as ostras. São animais marinhos ou de água doce que possuem um exoesqueleto duplo revestindo o corpo. Este exoesqueleto pode se abrir para expor o corpo do animal. São filtradores e alimentam-se principalmente de fitoplancton.

ostras mariscos caramujos

Possuem grande importância econômica, pois podem servir de alimento e outros podem produzir pérolas. Há animais hermafroditas  os de sexo separado, a fecundação é externa e o desenvolvimento ocorre de forma indireta.

Muitos Bivalves tem o sexo separado

A importância ecológica e econômica dos moluscos

Desde os tempos pré-históricos, os moluscos, principalmente polvos, lulas, mexilhões e ostras, servem de alimentos não só para seres humanos mas também outros animais. Hoje em dia muitas espécies são criadas em cativeiros em fazendas aquáticas. No Brasil, essa prática tem crescido bastante nos últimos tempos e a comercialização desses moluscos representam grande fonte de renda.

Os moluscos não servem apenas de alimentos, mas desde há muito tempo são usados como ornamentos e sinal de status por causa de sua beleza e diversidade eles já foram até usados como moeda. O abalone, a madripérola, e a pérola podem se transformar em objetos bastante valiosos. No japão, por exemplo, a pérola é obtida através do cultivo de certas espécies de ostras.

Ao contrário também os moluscos podem em alguns caos criarem prejuízos econômicos  por causar estragos em pomares jardins e hortas.

Os moluscos participam de muitas teias alimentares, sejam terrestres, sejam aquáticas. Além disso, são utilizados pelos seres humanos com diferentes finalidades. Exemplos são o uso como fonte de alimento e sua atuação como bioindicadores.

Alimentação

O hábito de comer moluscos foi, inicialmente, incorporado por pessoas que habitavam as cidades litorâneas e suas proximidades. Hoje uma variedade desses animais faz parte da dieta da população humana: mexilhões, ostras, sururus, lulas, polvos, escargots e mariscos.

Atuação como bioindicadores

Bivalves e demais moluscos podem ser bioindicadores da qualidade da água. Por serem animais filtradores, poluentes presentes na água podem ficar retidos em seu corpo. Se o corpo desses animais fosse analisado, seria possível determinar a quantidade e o tipo de poluente presente no local em que eles vivem.

Moluscos que causam prejuízos

Algumas espécies de bivalves podem causar prejuízos econômicos, como é o caso do mexilhão-dourado, animal originário da China e Sudeste Asiático. Esta espécie foi acidentalmente introduzida no Brasil, trazida na água de lastro de navios. Esse molusco se instalou na usina hidrelétrica de Itaipu, causando entupimento dos encanamentos e foi responsável pela redução em até 20% da capacidade geradora de energia da usina.

O mexilhão-dourado também é responsável por desequilíbrios ecológicos: ele mata moluscos nativos por sufocamento, pois cresce sobre eles, impedindo que respirem e se alimentem. A redução das populações de moluscos nativos acaba afetando as teias alimentares locais, levando à redução do numero de peixes que se alimentam deles. Desta forma, a introdução desses mexilhões acabou por trazer prejuízos também à pesca.

Relações Ecológicas

Os moluscos, como outros seres vivos, também participam de associações com outras espécies.

Mutualismo

O teredo é uma espécie de molusco bivalve xilófago (do grego xylon = madeira; phagein = comer), isto é, que se alimenta de madeira. Por isso, pode danificar embarcações, diques e cais de portos. Há relatos históricos que responsabilizam esses animais pelo naufrágio de diversas embarcações, como uma da esquadra de Cristóvão Colombo, no século XV.

Nas brânquias desses animais são encontradas bactérias fixadoras de nitrogênio, as quais também produzem uma substância que digere a celulose presente na madeira. O teredo, por sua vez, fornece alimento e abrigo para essas bactérias, que, até onde se sabe atualmente, só são encontradas nesses animais.

Este é um único exemplo que se conhece da associação de um animal com uma bactéria fixadora de nitrogênio,

Resumo Filo dos Moluscos Características

  • As características evolutivas dos moluscos em relação aos outros grupos animais estudados até aqui.
  • Os três principais grupos de moluscos e suas características.
  • bioindicadores ambientais
  • importância dos moluscos na alimentação humana

Fontes:

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

7 comentários

  1. Gosto cada vez mais desse site. Parabéns

  2. Viva o Lula Molusco e o bob esponja

  3. Sepre Adoro Na investigacao De Alguma Coisa Deixo Sepre Omeu Cotributo

  4. Sepre Que Adoro Nainvestigacao De Alguma Coisa Deixo Sepre Omeu Cotributo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
88 Slides profissionais   Biologia e Ciências     R$ 21,00

Você é 
Professor(a)?

Tem um slide GRÁTIS em powerpoint pra você baixar agora. 
Baixar Slide

Compartilhe isso com um amigo