Filo Nematelmintos – características verminoses e doenças

Os Nematelmintos são os vermes cilíndricos com aproximadamente 90 mil espécies conhecidas. São causadores de várias doenças e representam um grave problema de saúde pública. Vamos ver a aula em vídeo e slide logo abaixo, onde há várias ilustrações e exemplos.

Se você quer baixar a aula Filo Nematelmintos – características verminoses e doenças, ajude a divulgar e dê seu curtir. Quando chegarmos a 50 likes no face ou Google +, ou a soma dos dois, está aula será disponibilizada para download.

Veja a aula sobre o Filo dos Platelmintos

Filo Nematelmintos ou Asquelmintos – Características Gerais

  • Triblásticos
  • Protostômicos
  • Pseudocelomados

Os Nematelmintos, também chamados de Asquelmintos, ou ainda de Nematodas, são vermes, ou seja, possuem uma forma alongada e diferente dos platelmintos, que são achados, estes são cilíndricos e apresentam um grau de complexidade um pouco maior. Podem ser de vida livre ou parasitas.

Estes seres vivem em diferentes habitats, marinhos, dulcícolas e terrestres úmidos. Há inclusive várias espécies que causam prejuízo à agricultura. Entre os mais conhecidos estão a lombriga, o ancilostoma e até o causador do bicho geográfico e da filariose.

Várias doenças são causadas por animais desse filo, e assim como ocorre com os platelmintos a incidência é mais intensa em geral associada a precariedade do saneamento básico. Seu tamanho pode variar a frações de milímetros até chegar a incríveis 8 metros.

Novidades Evolutivas

Possuem pseudoceloma e um tubo digestivo completo. Assim o alimento entra por um lado e seus metabolitos saem na outra extremidade, portanto alimento e fezes não se misturam. Possuem então,boca e ânus.

Para saber sobre os animais veja a aula – Reino Animal

Características Anatômicas

Sistemas Presentes:

  • Digestório
  • Revestimento
  • Nervoso
  • Reprodutor
  • Excretor
  • Respiratório e Circulatório – Ausentes

O seu sistema digestório já apresenta vários órgãos como faringe, e intestino, além da boca e ânus

Filo Nematelmintos – características verminoses e doenças

Verminoses

Esse é o filo que junto com os platelmintos são os que possuem mais agentes causadores de verminoses. Na aula pelo slide há muitas ilustrações e a descrição do ciclo das principais doenças. Vamos a algumas delas.

Ascaridíase – Lombriga

Talvez, a ascaridíase seja a verminose mais comum entre todas e é causada pela espécie Ascaris lumbricoides cujo único hospedeiro são os humanos. A lombriga se aloja dentro do intestino delgado, onde retira os nutriente de que precisa para sobreviver. Antes de se alojar no intestino, esse verme faz uma verdadeira viagem pelo corpo.

Veja o ciclo desse parasita.

Filo Nematelmintos - características verminoses e doenças

Ancilostomose – ou Amarelão

O seu  Agente etiológico: Ancylostoma duodenale Necator americanus, e assim como a lombriga não possui hospedeiro intermediário sendo o homem seu único hospedeiro. O ancilostoma se aloja no intestino delgado provocando hemorragias e feridas que levam o infectado a um quadro de anemia fazendo com que a pessoa fique com uma coloração amarela, daí vem o nome amarelão.

Filariose – ou elefantíase

Está é uma doença bastante grave que causa deformação em diversas parte do corpomas concentram-se principalmente nos membros. O inchaço se dá devido ao agento causador Wuchereria bancrofti se alojar nos vasos linfáticos obstruindo assim a linfa o que provoca inchaço.

No site da CDC há informações completas (em inglês) sobre a filariose

Se você não assistiu a aula Filo Nematelmintos – características verminoses e doenças pelo slide, faça isso, pois há muitas ilustrações exemplos que vão facilitar seu entendimento.

Assine a Newletter e fique sabendo em primeira mão o que rolar aqui no site.

Voltar a aula Filo Nematelmintos – características verminoses e doenças para o topo

Até a próxima aula e não esqueça de deixa os seus comentários

 

 

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

6 thoughts on “Filo Nematelmintos – características verminoses e doenças”

    1. O Planeta Biologia não indica nenhum tipo de medicação, para um tratamento adequado a melhor coisa é procurar por ajuda especializada.

  1. ISO e nojento mas legal ISO me ajudo muito obrigado aquém criou e se site e se site me ajudou a salvar um paciente meu obrigado

  2. > São vermes de corpo cilindrico, afilado nas extremidades.
    > Muitas especies são de vida livre e vevem em ambiente aquatico ou terrestre, outras são parasitas das plantas e de animais inclusive o proprio humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link

Você é  Professor(a)?

Aqui tem 5 Slides GRÁTIS    pra você baixar agora.
Baixar Slides
close-link
Close