Início / Blog do Aluno / Jornal Brasil – o lixo na cidade de Goianinha

Jornal Brasil – o lixo na cidade de Goianinha

As alunas Monique e Alice do 6A da escola Moreira Brandão, receberão um desafio: produzir um pequeno programa de Tv relacionado a Saúde e Meio Ambiente. Duas alunas dedicadas e bastante interessadas receberam a proposta e fizeram um excelente vídeo. O programa em questão é o Jornal Brasil, que conta um pouco do problema do lixo na cidade de Goianinha, no Rio Grande do Norte. Vamos ver o vídeo, eu já volto.

O vídeo ficou realmente muito bem produzido, teve uma ajuda de edição do padrinho da Alice, mas a ideia e o roteiro foram das meninas, assim como fizeram a apresentação também.

A ideia inicial era fazer um vídeo para a olimpíada brasileira de Saúde e Meio Ambiente produzida pela Fiocruz.

As meninas entrevistaram, mostraram o lixo na cidade de Goianinha, alertaram sobre o outubro vermelho, em combate ao câncer de mama e mostraram também que o lixo pode ser reaproveitado e transformado em tijolos para construção civil.

Para alunas do sexto ano o resultado do trabalho o lixo na cidade Goianinha realmente impressiona pois foi feito com bastante naturalidade e desenvoltura.

As cientistas

Esse trabalho foi preparado durante 3 fases. Na primeira fase foi feito um trabalho de apreciação de vídeos documentários, com uma análise e sobre os documentários presentes neste site. A partir desta análise o aluno deveria construir dois textos, um mais simples, como um resumo e outro mais detalhado, falando sobre as cenas o tema e a conclusão de cada documentário.

Na segunda fase do trabalho, os alunos deveriam se reunir e decidir sobre que tema gostaria de trabalhar, desde que este tema fosse relacionado a Saúde e Meio Ambiente, a partir da escolha do tema, os alunos se reuniram e começaram a criar um roteiro de como deveriam ser a cenas, as falas a sequência, o que pesquisar para embasar o documentário ou programa de tv.

Por fim na última fase, os alunos com o roteiro na mão começaram a gravar as cenas para depois começar a edição. Deve-se ressaltar que tudo isso foi feito com os equipamentos que cada um podia conseguir, como celulares e câmeras fotográficas.

O resultado é que além do vídeo, teve muita diversão, aprendemos brincando, eu mesmo aprendi muitas coisas, que é possível editar vídeos com aplicativos de celular, um tal de vídeoshow, descoberta dos alunos e que este professor fica bastante grato em receber essa informação.

Nos próximos artigos falarei de outros trabalhos. Por enquanto, aqui fica meus parabéns para Alice e Monique, que detonaram, que fizeram um vídeo que espero que elas nunca se esqueçam, eu pelo menos nunca vou me esquecer.

Grande abraço para vocês e até o sétimo ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

79 SLIDES DE BIOLOGIA

Prontos para baixar -->> Slides de alta qualidade 
Baixe  5 slides grátis pra ver se você gosta
VER  DETALHES

Você é 
Professor(a)?

Tem um slide GRÁTIS em powerpoint pra você baixar agora. 
Baixar Slide

Compartilhe isso com um amigo