AulasFisiologia

O que é Bile: função, pra que serve, composição

Veja onde é produzida a bile e sua importância para a digestão

A bile é um líquido amarelo esverdeado secretado pelo fígado que desempenha um papel fundamental na digestão das gorduras. Produzido continuamente, é armazenado na vesícula biliar ou descarregado diretamente no trato digestivo.

É produzido pelas células que compõem o fígado, os hepatócitos, essenciais para a digestão dos alimentos e a desintoxicação do nosso corpo

É nos canais que o transportam que se podem desenvolver inflamações ou pedras (espécies de pedrinhas), muitas vezes causando dor intensa e icterícia. Seu bom funcionamento é fundamental para o sistema digestório.

Definição: O que é bile

A bile é um líquido biológico, mais ou menos espesso e viscoso, de cor amarelo-esverdeada. Secretado pelas células do fígado, é composto de água e diferentes substâncias:

  • Sais biliares;
  • íons (sódio, bicarbonato, etc.);
  • colesterol  ;
  • pigmentos biliares, especialmente bilirrubina.

Qual a função da bile

A principal função da bile é facilitar a digestão das gorduras, ou seja, lipídios como colesterol , triglicerídeos ou vitaminas lipossolúveis, como vitaminas A, D, E ou K.

Os sais biliares que ela contém agem como um sabão, colocando esses lipídios na forma de gotas; estamos falando de micelas.

Esta emulsificação tornará mais eficaz a ação das enzimas digestivas, em particular da lipase pancreática. Estes cortarão os lipídios em ácidos graxos e monoglicerídeos que serão absorvidos pela parede intestinal e chegarão à corrente sanguínea.

Certos íons têm a função de reduzir a acidez – ou seja, aumentar o pH – dos alimentos que chegam do estômago embebidos em suco gástrico, rico em ácido clorídrico.

Esta modificação do pH é essencial para que certas enzimas digestivas pancreáticas, em particular as hidrolases, possam exercer a sua função.

Outra função é uma forma de desintoxicação do fígado que permite eliminar nas fezes os produtos da degradação de certas substâncias (medicamentos, álcoois, drogas , etc.), mas também os resíduos metabólicos resultantes da reciclagem de glóbulos vermelhos em fim de vida, como a bilirrubina.

Podemos resumir as principais funções da bile assim:

  1. Está envolvido na digestão de gorduras, graças à presença de sais biliares.
  2. Garante a eliminação de resíduos. O excesso de colesterol é, por exemplo, evacuado pela bile, assim como a bilirrubina, tóxica para o organismo. Também permite eliminar medicamentos, mas também álcool ou drogas.
  3. Ajuda a manter o duodeno em um pH apropriado.

Composição da bile

A bile é uma mistura de vários elementos:

  • grande proporção de água: 97,5%;
  • sais biliares, feitos de colesterol;
  • colesterol;
  • fosfolipídios, que permitem, em particular, solubilizar o colesterol;
  • sais minerais na forma de íons: sódio, bicarbonatos, potássio, cálcio, cloro;

Além disso possui diversos pigmentos biliares, resultantes em particular da destruição da hemoglobina nos glóbulos vermelhos:

  • bilirrubina, de cor amarelo-acastanhada, que dá cor à urina e às fezes;
  • biliverdina, de cor verde.

Onde a bile é produzida e armazenada

A bile produzida pelas células do fígado circulada pelos ductos hepáticos esquerdo e direito.

Esses dois ductos se unem para formar o ducto hepático comum. Em seguida, esse ducto se une ao ducto conectado à vesícula biliar – chamado ducto cístico – e forma com ele o ducto biliar comum que passará a se conectar com o intestino delgado (duodeno).

A bile produzida pelas células do fígado

É nesse nível que ela é derramada e misturada com o conteúdo alimentar do estômago , chamado de bolo alimentar ou quimo.

Metade dos sais biliares é secretada entre as refeições e despejada diretamente no duodeno. A outra metade é transportada através do ducto biliar comum para a vesícula biliar, onde é armazenada.

Quando o alimento do estômago chega ao intestino delgado, a vesícula biliar se contrai e expele a bile para o intestino, que será misturada com o alimento.

É a bile que dá às fezes sua cor marrom. 90% dos sais biliares são reabsorvidos no sangue após passar pelo intestino delgado.

Uma vez na corrente sanguínea, esses sais biliares serão reabsorvidos pelo fígado, que os secretará novamente. Este ciclo biliar ocorre dez vezes por dia.

Nosso corpo produz bile constantemente, para uma quantidade total de 500 ml a 1 litro todos os dias! Cerca de metade é armazenada na vesícula biliar, especialmente durante o período de jejum noturno.

Excreção da bile

A bile garante a excreção de resíduos metabólicos como a bilirrubina (resultante da degradação da hemoglobina quando os glóbulos vermelhos chegam ao fim de sua vida).

Atividade e Exercícios

Qual é a cor normal da bile?

Resposta: A bile é normalmente de cor amarelo-esverdeada.

Assuntos relacionados

Sabia que tem muita gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a biologia, ciências ou educação? Envie seu texto, artigos, imagens pra ser publicado aqui? Entre em contato.

Se encontrar algo indevido nos textos, vídeos e imagens que recebemos, por favor, deixe nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências bibliográficas

KLEIN, Eduardo Natan Maraschin. As inter-relações entre a nutrição, a bile e o microbioma intestinal humano: uma revisão narrativa. 2021.

CANANI, Jéssica Klein et al. FISIOLOGIA HEPÁTICA. Ação Odonto, v. 1, n. 1, p. 11-11, 2013.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo