Início / Ciências / Por que é importante beijar na boca

Por que é importante beijar na boca

Bejijo mais famoso do cinema

Beijo na boca também é qualidade de vida

Mas como é bom beijar. Aliás, beijar exige muito do corpo, física e mentalmente, o que faz que o corpo entre em outro estado. Muitos hormônios entram na jogada.  O toque de lábios eleva os batimentos cardíacos para aproximadamente 150 batimentos por minuto. Esse bombeamento sanguíneo aumenta a oxigenação das células, estimula as funções circulatórias e diminui a insônia e as dores de cabeça. A cada beijo o corpo queima em torno 12 a 15 calorias e a produção de alguns  hormônios aumenta muito, entre as quais a adrenalina e a endorfina, esta última responsável pela sensação de bem-estar, cujo aumento se dá frente a emoções intensas.

Além de gostoso, delicioso, prazeroso é também um gesto de carinho e obviamente liga a saúde e a qualidade de vida. Você caro leitor, se já beijou, gostoso, pode notarque essa é uma boa maneira de driblar o estresse, além de aumentar a imunidade. Por isso, o site Huffington Post listou cinco benefícios do beijo de língua. Confira a seguir.

Beijo de cartão postal

Veja porque é importante beijar na boca

1 – Beijar é bom para os dentes: pode parecer um pouco nojento, mas o beijo estimula a produção de saliva, que elimina as bactérias prejudiciais dos dentes e reduz o acúmulo da placa bacteriana.

2 – Beijar emagrece: claro, nada se compara a ir à academia, mas beijar queima seis calorias por minuto. Além disso, você coloca uma quantidade enorme de músculos faciais para trabalhar enquanto está beijando.

3 – Beijar aumenta a imunidade: você já deve imaginar que, quando beija alguém, também troca alguns germes com essa pessoa. Os pesquisadores acreditam que isso pode aumentar a imunidade. Claro que esse fluxo de saliva tem limite. A dica não é válida para mulheres grávidas ou parceiros com herpes e problemas graves.

4 – Beijar ajuda a driblar o estresse: aquela sensação de relaxamentos após dar um beijo não é coisa da sua cabeça. De acordo com um estudo, tanto homens quanto mulheres apresentam um declínio dos níveis de estresse após dar um beijo.

5 – Beijar pode diminuir sintomas de alergias: se você tem alergias sazonais, talvez seja uma boa ideia passá-la com um beijo. Segundo um estudo japonês, casais que se beijaram por mais de 30 minutos apresentaram menores níveis de IgE específica, uma proteína que desencadeia sintomas de alergia como espirros.

Em relação as diferentes culturas o beijo na boca é observado em mais de 90% das culturas humanas. Várias teorias têm sido propostas para explicar este comportamento, mas nenhuma delas oferecem uma explicação completamente aceitável do ponto de vista evolutivo.

Encostar a boca na boca é um comportamento comum em muitos animais e tem diferentes funções. Muitos peixes, por exemplo, durante uma agressão encostam as bocas para avaliar as habilidades físicas e potenciais do adversário. Dentre os primatas, os macacos bonobos, possuem também o contato labial, mas geralmente são apenas “selinhos” muito diferentes do beijo do ser humano que é um ato sexual com contato da língua e troca de saliva.Para alguns o beijo sexual é comportamento exclusivo do ser humano, mas há muita controvérsia nesse assunto. Uma coisa é certa, nós seres humanos desenvolvemos várias formas diferentes de beijar.

 Por que é importante beijar na boca

Prazeroso, o beijo traz uma série de benefícios físicos e emocionais.

O toque dos lábios movimenta 29 músculos da face e 32 da língua, num esforço que funciona como uma ginástica facial, ajudando a evitar o envelhecimento precoce, aguça o olhar, o tato, o paladar, o olfato e a audição.

Nos seres humanos o beijo é uma forma de se sentir mais próximo do parceiro e avaliar se ele é um reprodutor em potencial, um recurso essencial antes de desencadear um ato sexual. Mas um estudo recente mostrou que tal comportamento pode ser explicado melhor ao ponto de vista evolutivo.

O beijo na boca reconstrói nosso sistema imunitário, expondo cada um às doenças do outro.

Os cientistas afirmam que este comportamento é particularmente importante quando se trata do Citomegalovírus Humano (HCMV), um tipo de vírus do herpes que possui severas propriedades teratogênicas quando está em fase ativa, ou seja, pode causar alteração na estrutura ou função dos descendentes. Assim, sua infecção pode apresentar sérios riscos para os filhos que o casal possa gerar.

Beijo normal

O Citomegalovírus Humano é facilmente trocado durante o beijo. É importante para as fêmeas entrar em contato com o vírus o mais cedo possível para que crie anticorpos e sejam capazes de proteger seus filhos contra a ameaça de uma infecção recente que podem efetivamente deixar sequelas.

Assim, beijar o parceiro antes de engravidar é uma grande vantagem para o futuro bebê. Uma vez que, o padrão de acasalamento humano consiste de um período de interesse antes de se envolver em uma atividade sexual plena. É o período em que a fêmea avalia a saúde do parceiro e se necessário se exponha às doses necessárias de HCMV para que seu sistema imunológico desenvolva anticorpos.

Portanto, beije. Com amor, só pra curtir, ou só pela saúde, porque agora você tem motivos.

Beije

Amor animal

Amor de esquilo

Se você gostou do artigo Por que é importante beijar na boca , acompanhe também nossas outras matérias clicando em Planeta Biologia

7 comentários

  1. jaíra olga almeida gomes da silva

    jaíra olga almeida gomes da silva

    A importância do beijo na boca
    O beijo na boca e muito importante pra todos nos, quando agente esta apaixonado, eu soube que ate emagrece, que e bom para os dente mais, eu sobe que e mito, e o beijo é tão gostoso que além de delicioso trás prazer e também e um gesto de carinho e que liga a saúde e a qualidade de vida, e ainda e melhor quando existe amor entre duas pessoas, O beijo e uma forma de se sentir mais próximo do seu parceiro, e ETC…

  2. jaqueline rosa do nascimento

    E.E.P.J.M
    ALUNA:jaqueline rosa do nascimento
    SERIE:3ano ”U” TURMA: matutino

    A importância do beijo na boca
    O beijo na boca é importante e virou ”moda” entre os adolescentes, o beijo é uma forma dos seres humanos se sentirem mais próximos um do outro beijar, é bom e ainda melhor quando existe amor entre você é seu parceiro, o beijo é onde duas bocas se calam para ouvir as batidas do coração!
    O beijo além de ser gostoso é um gesto da carinho é além disso faz bem para saúda, ajuda a driblar o estresse e ETC….

  3. NUNCA PENSEI QUE 1 BEIJO FIZESSE TUDO ISSO. QUE INTERESSANTE.

  4. Eu nunca beijei mais VOU beijar ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

79 SLIDES DE BIOLOGIA

Prontos para baixar -->> Slides de alta qualidade 
Baixe  5 slides grátis pra ver se você gosta
VER  DETALHES

Você é 
Professor(a)?

Tem um slide GRÁTIS em powerpoint pra você baixar agora. 
Baixar Slide