EcologiaAulas

Relações Desarmônicas: o que são, tipos, intraespecífica, interespecífica, exemplos

Entenda quais são os tipos de relações desarmônicas

Relações desarmônicas são aquelas em que ocorre prejuízo para, ao menos, um dos participantes. Vamos conhecer a predação, o parasitismo, amensalismo e a competição.

Esse tipo de relação ecológica pode ter grandes impactos em uma comunidade de seres vivos. Mas antes de prosseguir veja um vídeo resumido sobre o assunto e depois prossiga com a leitura.

O que são relações desarmônicas

Relações desarmônicas são interações entre seres vivos e que causam prejuízo a um dos indivíduos. Exemplo: canibalismo, predação, competição, parasitismo, amensalismo. Essas relações podem ocorrer entre seres da mesma espécie ou de espécies diferentes.

Essas relações ocorrem com todas as espécies e essas interações são importantes para a reprodução, sobrevivência e manter uma cadeia alimentar em equilíbrio.

As relações ecológicas entre os seres vivos podem ser de dois tipos: harmônicas e desarmônicas. No caso das relações desarmônicas são aquelas em que um dos indivíduos tem prejuízo na relação.

Essa relação poder ser ainda interespecífica, onde há interação entre indivíduos de espécies diferentes; e intraespecíficas, onde as interações ocorrem entre indivíduos da mesma espécie.

Aqui no site tem uma aula completa sobre Relações Harmônicas entre os seres vivos.

Veja abaixo as principais relações desarmônicas entre os seres vivos.

Predação

Relações Desarmônicas: o que são, tipos, intraespecífica, interespecífica, exemplos
Luca Galuzzi (Lucag), CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons

Como a predação contribui com o equilíbrio das populações?

Um estudo muito conhecido entre os biólogos (cientistas que estudam os seres vivos) foi realizado no Canadá, analisando populações de lebres e linces. O lince é predador da lebre, e é o principal fator de controle biológico no tamanho das populações de lebre.

Em poucos anos, observou-se que a população de lebres havia crescido, enquanto a população de linces havia diminuído. Uma provável explicação é que, com menos linces para atacar as lebres, a população das presas aumentou.

Ao final de uma década de observação, a situação era diferente: a população de lebres havia diminuído, enquanto a população de linces havia aumentado.

O que teria causado tal situação? Os cientistas elaboraram a seguinte explicação: como havia muito alimento disponível (muitas lebres), a população de linces foi aumentando. Com mais linces procurando alimento, a população de lebres foi diminuindo.

Dessa forma, a população do predador (o lince) exercia um controle no tamanho da população da presa (a lebre), e vice-versa.

Parasitismo

parasitismo - Relações Desarmônicas: o que são, tipos, intraespecífica, interespecífica, exemplos
I, Maderibeyza, CC BY-SA 3.0 <http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/>, via Wikimedia Commons

No parasitismo, há um parasita e um hospedeiro. O parasita é um organismo que vive à custa do hospedeiro, podendo causar doenças no hospedeiro ou prejudicar sua sobrevivência.

Existem parasitas que se instalam fora do corpo do hospedeiro, como é o caso dos piolhos, das pulgas e dos carrapatos. Outros se instalam no corpo do hospedeiro, como é o caso da lombriga, da bactéria causadora do tétano, entre outros.

Não são apenas o ser humano e outros animais que servem de hospedeiros a parasitas. As plantas, por exemplo, também possuem parasitas, representados por certas espécies de fungos, bactérias, vírus e animais.

Existem também espécies de plantas que parasitam outras plantas.

Um exemplo é o cipó-chumbo, nome popular de uma planta amarela, que não possui o pigmento verde (a clorofila) necessário ao processo de fotossíntese. Essa espécie retira da planta hospedeira os nutrientes de que necessita, podendo causar a morte da sua hospedeira.

A ferrugem nas folhas, é causada por um fungo que parasita plantas.

Competição

Domínio público

Quando dois ou mais indivíduos ocupam o mesmo habitat e possuem semelhanças em seu nicho ecológico, podem competir por alimento, por espaço ou por outros fatores.

A competição pode se dar entre indivíduos de espécies diferentes, como no exemplo mostrado na fotografia a seguir.

Existe também a competição entre indivíduos da mesma espécie, em uma mesma população. Entre os animais, a competição geralmente envolve alimentação, conquista de fêmeas e delimitação de território.

Veja também

Sabia que tem muita gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a biologia, ciências ou educação? Envie seu texto, artigos, imagens pra ser publicado aqui? Entre em contato.

Se encontrar algo indevido nos textos, vídeos e imagens que recebemos, por favor, deixe nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Bibliografia

ALMEIDA, Luciane Maciel; SCHIMIN, Eliane Strack. O USO DE IMAGENS EM BIOLOGIA: estratégia didática para o estudo das relações ecológicas entre os seres vivos. – acessado em 12 de janeiro de 20

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo