Sistema Circulatório

O sistema circulatório é o responsável por  transportar elementos essenciais  como glicose, oxigênio, hormônios  para os tecidos e os produtos do metabolismo como o CO2, ureia e  amônia para os órgãos excretores. Nesta aula você verá os elementos que compõe o sistema circulatório, como o coração, os tipos de vasos, e o sangue. Além de diferenciar a grande e pequena circulação.

Simulado Sistema Circulatório

 O sistema circulatório ou cardiovascular  formado pelo coração e os vasos sanguíneos e o sangue. Através da  circulação do sangue é possível o transporte e a distribuição de nutrientes, além de hormônios e gás oxigênio para as células e tecidos de todos os órgãos do corpo humano. Além disso, o  sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo através do sangue venoso.

Veja uma aula de Fisiologia Humana com os Principais sistemas do corpo humano.

Os sistema circulatório também recebe o nome de sistema cardiovascular. De forma bem resumida podemos dizer que o sangue passa duas vezes pelo coração formando 2 circuítos que são chamados de pequena circulação, sendo que o sangue sai do coração pela primeira vez, vai até o pulmão para deixar o CO2 e receber O2 nos pulmões e retorna ao coração.  Ao sair do coração pela segunda vez o sangue será transportado para as outras partes do corpo. Esse processo recebe o nome de Grande Circulação.

Sistema circulatório também é conhecido como cardiovascular. Seus principais componentes são  coração e vasos sanguíneos, que é  responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para todas as partes do corpo. A partir disso, a circulação sanguínea corresponde a todo o percurso do sistema circulatório que o sangue realiza no corpo humano de modo que no percurso completo, o sangue passa duas vezes pelo coração. Esses circuitos são chamados de pequena circulação e grande circulação.

circulacao

Pequena Circulação

A pequena circulação também é chamada de circulação pulmonar. Nessa circulação ocorrem algumas exceções no sistema circulatório, pois o sangue que sai do ventrículo direito,sai por uma artéria e esse sangue é rico em gás carbônico. Saindo do coração pelo ventrículo direito pela artéria pulmonar, esse sangue vai para o pulmão, onde irá realizar a troca gasosa, liberando o gás carbônico e assimilando o gás oxigênio.

Veja também Os órgãos do corpo humano.

O sangue sairá dos pulmões pelas veias pulmonares, nesse estágio, o sangue estará com alta concentração de oxigênio e concentração baixa de gás carbônico. As veias pulmonares se conectarão ao coração pelo átrio esquerdo.

Conclui-se que a pequena circulação faz apenas o circuito coração – pulmão e pulmão – coração. E também que na pequena circulação, as artérias são ricas em sangue com altas concentrações de gás carbônico e as veias possuem alta concentração de oxigênio. Fato esse que é o oposto na grande circulação.

A Grande Circulação

Na grande circulação, o sangue é distribuído para todo o resto do corpo. é também conhecida como circulação sistêmica. Depois que o sangue vem dos pulmões, o coração irá bombear o sangue para todos os órgãos através através do poderoso ventrículo esquerdo, que se for comparado com o ventrículo direito, poderá se notar que o músculo é mais desenvolvido justamente pelo fato de o coração precisar bombear para um circulação muito maior.

O sangue sai do coração pelo ventrículo esquerdo pela maior artéria do organismo, a Aorta, que é a responsável por levar o sangue para várias artérias menores que ajudarão a distribuir por todos os tecidos de nosso organismo.

As artérias irão se ramificar em arteríolas que por sua vez se ramificarão em capilares e estes poderão distribuir nutrientes, hormônios, e oxigênio para todas as células, que por sua vez irão liberar produtos do metabolismo celular e gás carbônico, que irá fazer agora o caminho inverso, ou seja, irá dos tecidos e órgãos para o coração, através das venículas, vênulas e veias. A veia cava superior e veia cava inferior vai se conectar no coração através do átrio direito.

A veia cava superior, trará sangue venoso dos membros superiores e a veia cava inferior trará sangue venoso dos membros inferiores.

Componentes do Sistema Circulatório

Sangue

O sangue é um tecido líquido que tem a função de transportar pelo organismo diversos nutrientes, hormônios além de oxigênio para todas os tecidos dos organismos. O sangue também retira os metabólitos da atividade celular e gás carbônico, que é produzido durante a respiração celular.

O sangue também transporta células de defesa e ajuda o organismo na manutenção da temperatura, pois distribui calor para os tecidos.

São três tipos básico de células. Os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa, os glóbulos vermelhos, que transportam gás carbônico e oxigênio e as plaquetas, responsáveis pela coagulação. Além da parte líquida, que é um plasma, rico em proteínas, carboidratos e sais minerais.

 

O Coração

Aula sobre o sistema circulatório

O coração é um órgão fantástico, que começa a bater ainda no ventre materno e só para no quando a vida finda. É um músculo consistente e poderoso.

Fica localizado logo abaixo dos pulmões, entre eles, mais ao lado esquerdo do que o direito. Fica dentro da caixa torácica, tem o tamanho aproximado de um punho fechado. Possui um ápice que aponta para o lado esquerdo inferior.

Através do movimento de seus poderosos músculos cardíacos, o sangue passa pelas suas quatro cavidades e é empurrado, bombeado através do movimento de tensão e relaxamento para todo o corpo. Esses movimentos são chamados de sístoles e diástoles.

Estrutura do Coração

Vejamos agora o tecidos e o conjunto de estruturas que formam o coração

  • Pericárdio: é a membrana que reveste e protege coração, é formado por uma parte externa outra interna.
  • Endocárdio: é uma membrana que reveste e protege a parte interna do coração
  • Miocárdio: músculo poderoso, que é o responsável pela contração e descontração para bombear o sangue por todo o organismo .
  • Ventrículos: cavidades inferiores por onde são conectadas as artérias. É por onde sai o sangue. Há uma direita e uma esquerda
  • Átrios: são as cavidades superiores por onde são conectadas a veias no coração. Há uma direita e uma esquerda
  • Válvula Tricúspide: impede o refluxo de sangue do átrio direito para o ventrículo direito a cada bombeamento.
  • Válvula Mitral: impede o refluxo de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo cada vez que o coração bombea.

Vasos Sanguíneos

Artérias, veiase capilares

Para que o sangue chega em todas as parte do corpo, em todos os tecidos é necessário que haja uma enorme estrutura para garantir isso. Isso se dá pelos vasos sanguíneos, que funcionam como tubos, que se ramificam em diversos calibres e assim possibilitam o transporte de nutrientes, hormônios, gases e o recolhimento de produtos do metabolismo celular. São três tipos principais de vasos sanguíneos: As artérias, as veias e os capilares.

Artérias

Artérias são os vasos que saem do coração em direção ao pulmão ou ao outros tecidos do corpo. As paredes da artéria são bastantes resistentes, pois tem que aguentar altas pressões devido ao bombeamento do sangue pelo coração. Essas paredes são formadas por tecido muscular e tecido elástico em sua maior parte, mas também possuem tecido conjuntivo.

O sangue arterial é rico em oxigênio e tem baixas concentrações de gás carbônico, com exceção na pequena circulação, onde essa fato se inverte.

As artérias podem ter diversos calibres sendo a maior delas a aorta. Outras artérias bastante conhecidas são a carótida e a femural. As artérias vão se ramificando formando arteríolas até o ponto de capilares.

Veias

As veias realizam o papel oposto ao das artérias no sistema circulatório, pois transportam o sangue de volta ao coração depois de passares pelos tecidos. As paredes das veias sanguíneas é mais final quando comparadas as paredes arteriais, mas também possuem tecido muscular, tecido elástico e tecido conjuntivo.

O sangue venoso é tem altas concentrações de gás carbônico, pois retira estes dos tecidos devido a atividade respiração celular. A exceção ocorre novamente na pequena circulação de nosso sistema circulatório, pois as veias ao saírem do pulmão estão com altas concentrações de oxigênio.

As veias também podem ser de diversos calibres, sendo as principais as venículas, vênulas e a prórpria veia. Entre as veias mais conhecidas estão a veia cava superior, a veia cava inferior e a jugular.

Capilares

Os capilares são os vasos com o menor calibre do sistema circulatório, sua espessura permite que só passe uma célula de cada vez para que a difusão de gases possa ser realizada, bem com a troca e absorção de nutrientes. A rede capilares do sistema circulatório é imensa e se fosse enfileirada teria vários km de extensão.

A parede das artérias apresentam apenas uma camada de célula

Arteríolas e Vênulas

Arteríolas e vênulas são vasos com calibre intermediário em nosso sistema circulatório e surgem da ramificação das artérias e do encontro de venículas, formando vasos de calibre maior.

O sistema circulatório é com certeza uma complexa obra da engenharia natural, seu funcionamento harmonioso garante toda rede de transporte do nosso organismo.

Em um adulto, há aproximadamente de 6 a 7 litros de sangue circulando por todo o copo. Incessantemente, sem parar a não ser no derradeiro momento.

Veja este game sobre as estruturas do coração

Em breve será publicado site um game interativo para você aprender de forma dinâmica todos estes conceitos. Assine nossa newsletter para saber quando estiver pronto.

Se você encontrar algum erro na aula Sistema Circulatório, por favor entre em contato que nos sempre fazemos revisões em nossos conteúdos.

Até a próxima aula!

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

16 thoughts on “Sistema Circulatório”

  1. legalllllllllllllllllllllllllllllllllllll paseiiiiiiiiii de serieeeeeeeeeeee lavamo nos 8 serieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  2. Adoro acessar seus vídeos,pois eles são dinâmicos e me ajudam muito na hora de ajudar meus alunos a aprender um pouco sobre essa matéria que fascina a todos!

    1. Ainda não Junior,
      mas sua sugestão é muito bem vinda. Em breve terá uma aula só de sistema circulatório dos cordados, que realmente é bastante pedido em Enem e Vestibulares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link
Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
close-link
88 Slides profissionais  de  Biologia e Ciências

Você é 
Professor(a)?

Tem 1 Slides GRÁTIS pra você baixar.
Baixar Slides
close-link
Close