Início / Aulas / Vírus: Características Gerais e Ciclos de vida

Vírus: Características Gerais e Ciclos de vida

Os vírus estão entre os primeiros seres a habitarem o planeta, mais antigos até do que as bactérias, estes seres intrigam há tempos biólogos, que até hoje não chegaram a uma conclusão: os vírus são ou não são seres vivos. Os biólogos se dividem em relação a uma resposta definitiva. O fato é que vírus possuem características que os tornam seres únicos, os quais não são encontrados em nenhum outro ser vivo.

Nesta aula você vai conhecer suas características gerais e ciclos de vida.  Algumas das principais doenças podem ser causadas por esses seres. Veja esta aula logo abaixo e daqui a pouco eu volto. Para uma melhor experiência aumente o tamanho da slide aula.

Não deixe de nos dizer que entendeu da aula Vírus: Características Gerais e Ciclos de vida nos comentários.

Veja a aula Bactérias e Doenças  Associadas

A palavra “vírus” vem do latim e significa veneno. Esses seres tem causado grandes controvérsias entre biólogos, pois uma parte os consideram como seres vivos e outros dizem que não são seres vivos. A discussão sobre essa questão ou definição do que são vírus ainda está longe do fim. Apesar disso já se sabe muito sobre estes seres e nesta aula veremos suas características gerais e o que faz com parte dos biólogos os considerem ou não como seres vivos.

Complemente seus estudos vendo a aula Virus – Apresentação em Prezi

Vírus: Características Gerais e Ciclos de vida – vivos ou não vivos?

Todos os seres vivos possuem DNA e RNA. Essas suas moléculas são consideradas as organizadoras das vida e possuem as informações básicas para a construção e funcionamento de um organismo. Os vírus possuem OU DNA, OU RNA. Nunca as duas moléculas. Os vírus que possuem RNA, são chamado retrovírus e o seu representante mais famoso é o vírus causador da AIDS.

Os vírus, assim como todos os outros seres vivos, possuem capacidade de reprodução, porém eles necessitam de outras células para fazerem isso, o que os torna parasitas intracelulares obrigatórios. Também não são capazes de produzir sua própria energia, nesse ponto eles também necessitam da célula hospedeira para realizar suas funções.

Dito isto pode-se pelo menos evidenciar que essas criaturas não são como todos os outros seres vivos, porém, não são absolutamente inanimados, já que são capazes de se replicarem.

Os vírus não possuem membrana plasmática, característica esta encontrada em todos os outros seres vivos. Eles possuem uma cápsula proteica que protege seu material genético e seu tamanho pode ser várias vezes menor que a menor bactéria.

Esses seres são parasitas obrigatórios e atacam todos os outros seres vivos, de animais, plantas até  mesmo as bactérias. Há entre eles próprios um grau de complexidade diferente. Há os mais simples como os bacteriófagos como o vírus da varíola que possui algumas centenas de vírus.

Entre as doenças mais conhecidas causadas por estes seres estão a gripe, aids, raiva, sarampo, varíola, hepatite e ultimamente um surto tem causado grande comoção mundial devido ao perigo que represente para a espécie humana, trata-se do ebola, uma doença que pode matar 90% dos infectados. O ebola tem um modo de ação muito semelhante ao dengue que também é uma doença hemorrágica, porém o ebola atua de forma muito mais intensa e aguda.

No site da CDC em inglês, você encontra muita informação sobre essa epidemia que pode se tornar global.

A anatomia

Vírus: Características Gerais e Ciclos de vida

Apesar de toda sua simplicidade se comparado se comparado aos outros seres vivos, há muita complexidade nessas criaturas. São verdadeiras obras do design evolutivo. Na imagem ao lado temos a representação clássica de um vírus, com as proteínas de envelope, que são usadas como “chaves” para entrarem nas células. a logo abaixo uma camada lipídica e proteica associada. Mais internamente há outra camada proteica, chamada capsídeo conferindo grande proteção ao material genético. O capsídeo e o material genético recebem o nome de nucleocapsídeo.

O que você achou da aula Vírus: Características Gerais e Ciclos de vida? Diga nos comentários que você entendeu ou suas dúvidas. Fique ligado que o Planeta Biologia está preparando uma aula só para o assunto Ebola, já que esse pode ser um forte assunto que poderá cair no Enem 2015

7 comentários

  1. Pô matou a pau! Show de bola, esclarecedor sobre Vírus. Muita gente deveria estar ampliando seus conhecimentos aqui, do que escrever bobagem no facebook.

  2. Show! queria saber se tem aula sobre o vírus da aids e ebola?

  3. Aula muito top! Adora estudar sobre vírus. Como chamaquem estuda vírus?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
88 Slides profissionais   Biologia e Ciências     R$ 21,00

Você é 
Professor(a)?

Tem um slide GRÁTIS em powerpoint pra você baixar agora. 
Baixar Slide

Compartilhe isso com um amigo