AnatomiaSuper Interessante

10 Curiosidades sobre o Sistema Esquelético Humano

Com certeza há muito mais que 10 curiosidades sobre o sistema esquelético humano, porém neste artigo ficaremos só com 10. Afinal, os ossos são estruturas fundamentais para que nosso corpo humano seja como é. Vamos as 10 curiosidades.

fatos sobre nosso esqueleto

1. O sistema esquelético humano é formado por 206 ossos. Em um recém-nascido, são 300 ossos, mas com o tempo, alguns deles se fundem para formarem um só.

2. O fêmur, osso da coxa, é o mais comprido do corpo humano. Numa pessoa de 1,80 metro, ele tem cerca de 50 centímetros. É também o osso mais forte do corpo humano. Apesar de ser oco, suporta mais peso do que o concreto.

3. O menor osso do corpo humano é o estribo, um dos três pequenos ossos que temos no ouvido. Ele mede de 2,6 a 3,4 mm, e pesa de 2 a 4,3 mg.

Veja também

Junto com os ossos e articulações, os músculos formam o Sistema locomotor humano. Estude esse assunto.

4. Os ossos representam cerca de 15% do peso de nosso corpo.

5. O desenvolvimento do esqueleto humano dura até os 22 anos. O único osso do corpo humano que já nasce plenamente desenvolvido é um ossículo do ouvido.

6. Praticar jardinagem é o melhor exercício físico para manter os ossos saudáveis.

7. Apesar de o exterior dos ossos serem duros, seu interior é leve e mole. Esse tecido é composto por 75% de água.

8. Um pedaço de osso humano do tamanho de uma caixa de fósforos consegue suportar até 9 toneladas de carga.

9. A maioria dos ossos do corpo humano está concentrada na região dos pulsos e das mãos. Só nessa parte do corpo, há 54 ossos diferentes. Em seguida, vêm os pés, compostos por 26 ossos, e a face, que tem 14.

10. Os humanos e as girafas têm o mesmo número de ossos no pescoço. A diferença é que os ossos da girafa são muito mais longos.

Veja se você sabe o nome dos ossos do corpo humano neste jogo: Atlas do Corpo humano

Gostou do artigo 10 curiosidades sobre o sistema esquelético humano? Tem alguma curiosidade que está faltando? Deixe seu comentário.

Artigos relacionados

15 Comentários

    1. Oi Vanessa,

      Obrigado!

      Espero que o site possa te ajudar em outra ocasião, te muito assunto sobre biologia, quem sabe no seu próximo trabalho você encontre o que procura no site
      Até mais

      Daniel Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo