X

10 Curiosidades sobre o Sistema Esquelético Humano

4.6
05

Com certeza há muito mais que 10 curiosidades sobre o sistema esquelético humano, porém neste artigo ficaremos só com 10. Afinal os ossos são estruturas fundamentais para que nosso corpo humano seja como é. Vamos as 10 curiosidades.

1. O sistema esquelético humano é formado por 206 ossos. Em um recém-nascido, são 300 ossos, mas com o tempo, alguns deles se fundem para formarem um só.

2. O fêmur, osso da coxa, é o mais comprido do corpo humano. Numa pessoa de 1,80 metro, ele tem cerca de 50 centímetros. É também o osso mais forte do corpo humano. Apesar de ser oco, suporta mais peso do que o concreto.

3. O menor osso do corpo humano é o estribo, um dos três ossinhos que temos no ouvido. Ele mede de 2,6 a 3,4 mm, e pesa de 2 a 4,3 mg.

veja também – ossos do corpo humano

Veja a Aula – Sistema Circulatório (Um dos assuntos mais pedidos do Enem)

Junto com os ossos e articulações, os músculos formam o Sistema locomotor humano. Estude esse assunto.

4. Os ossos representam cerca de 15% do peso de nosso corpo.

5. O desenvolvimento do esqueleto humano dura até os 22 anos. O único osso do corpo humano que já nasce plenamente desenvolvido é um ossículo do ouvido.

6. Praticar jardinagem é o melhor exercício físico para manter os ossos saudáveis.

7. Apesar de o exterior dos ossos serem duros, seu interior é leve e mole. Esse tecido é composto por 75% de água.

8. Um pedaço de osso humano do tamanho de uma caixa de fósforos consegue suportar até 9 toneladas de carga.

9. A maioria dos ossos do corpo humano está concentrada na região dos pulsos e das mãos. Só nessa parte do corpo, há 54 ossos diferentes. Em seguida, vêm os pés, compostos por 26 ossos, e a face, que tem 14.

10. Os humanos e as girafas têm o mesmo número de ossos no pescoço. A diferença é que os ossos da girafa são muito mais longos.

Veja se você sabe o nome dos ossos do corpo humano neste jogo: Atlas do Corpo humano

Gostou do artigo 10 curiosidades sobre o sistema esquelético humano? Tem alguma curiosidade que está faltando? Deixe seu comentário

Categorias: Anatomia

Visualizar comentários (11)