AulasEcologiaMicrobiologia

A importância ecológica das bactérias

Apesar de serem mais conhecidas como causadoras de doenças, as bactérias são fundamentais para a vida em nosso planeta

Você sabia da importância ecológica das bactérias? As bactérias são fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas. Ape­sar de ser comum associar bactérias a doenças, existem muitas espécies de bactérias que não são patogênicas. Vamos conhecer alguns exemplos dessas bactérias.

Existem espécies de bactérias que vivem no interior de outros organis­mos, relação ecológica que beneficia tanto bactérias quanto hospedeiros.

Um exemplo disso são as bactérias que vivem no intestino humano e que produzem a vitamina K. Essa vitamina é absorvida e aproveitada pelo orga­nismo humano, participando dos mecanismos de coagulação do sangue. Há também colônias de bactérias intestinais que ajudam na formação das fezes.

Veja o vídeo abaixo para entender algumas das características gerais das bactérias.

Há bactérias que vivem no solo e na água e atuam como decompositoras. Com os fungos, elas são responsáveis pela decomposição e pela reciclagem da matéria orgânica nos diferentes ambientes. São, assim, importantíssimas para o equilíbrio dos ecossistemas.

Existem bactérias que podem degradar óleos. Elas têm sido utilizadas para limpar a água em casos de acidentes com navios petroleiros que deixam vazar petróleo no mar.

Nas estações de tratamento de esgoto, há tanques com colônias de bac­térias onde ocorre a degradação de diversos compostos, permitindo a limpeza da água. Esses tanques são chamados biodigestores (bio = vida), em referência à atividade desses seres vivos.

Algumas espécies de bactérias podem incorporar o gás nitrogênio presente no ar atmosférico. Embora esse seja o gás que existe em maior concentração no ar, ele não pode ser aproveitado pela maioria dos se­res vivos, exceto por certas espécies de bactérias e de cianobactérias.

Esses micro-organismos fixam o gás nitrogênio e o transformam em substâncias nitrogenadas que as plantas podem absorver e utilizar na síntese de proteínas.

Dê uma olhada na ilustração abaixo que mostra resumidamente como acontece a fixação do nitrogênio e as fases em que a bactéria atua.

Ao ingerir as plantas, os animais digerem proteínas e usam os produtos dessa digestão para síntese de outras proteínas. Desse modo, portanto, o nitrogênio do ar, que foi incorporado pelas bactérias ou pelas cianobactérias, pode ser usado pelos demais organismos.

Quando os seres vivos morrem, seus corpos são decompostos pela ação de bactérias e fungos. Certas bactérias liberam o nitrogênio das proteínas presentes na matéria orgânica e passam esse nitrogênio, sob a forma de gás, para a atmosfera.

Esses diminutos organismos, que passam despercebidos aos nossos olhos, têm, portanto, um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas.

Biotecnologia e as Bactérias

A biotecnologia é uma área da ciência que desenvolve técnicas de produção em que se utilizam seres vivos. Geralmente associamos essa palavra às modernas téc­nicas de biologia molecular, como as de clonagem celular.

No entanto, o ser humano usa seres vivos em técnicas de produção desde a Antiguidade. Dois exemplos são a produção de pão, vinhos e a de queijos.

Os vinhos são obtidos da fermentação da uva por um fungo unicelular, que transforma o açúcar da fruta em álcool. Certas bactérias são usadas na fabricação de quei­jos, coalhadas, iogurtes e requeijões. Essas bactérias produzem ácido láctico, substância que transforma o leite nesses produtos.

Mesmo sem saber que a fermentação era causada pela atividade de micro-organismos, os seres humanos usam essas técnicas há milênios.

A importância ecológica das bactérias

A importância ecológica das bactérias é uma aula complementar a outras duas aulas aqui no site. Veja estas aulas:

Tem um artigo, um post, ou algo qualquer relacionado a ciências, educação, e biologia? Que tal publicar aqui? Se você encontrou algo indevido deixe nos comentários que assim que puder vou analisar.

Fonte: Oficina do Saber, de Alice Costa Carla Newton Scrivano – Editora Leya

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo