Anatomia

Mesentério: função, o que é, onde fica – Resumo

O mesentério é um órgão em forma de leque. Veja quais são as suas principais características e a sua importância

O mesentério é um órgão localizado na cavidade abdominal que envolve os intestinos e os prende na parede interna do abdome humano. Tem origem a partir da mesoderme durante o desenvolvimento embrionário. Essa camada acaba envolvendo todos os órgãos internos, como o peritônio.

No intestino, essa camada se dobra sobre si mesma e fornece pontos de fixação para os outros órgãos internos. O mesentério costumava ser conhecido como uma variedade de tecidos diferentes relacionados ao mesocólon.

No entanto, estudos recentes revelaram que o mesentério é um órgão único, que suspende os órgãos internos da cavidade abdominal e permite que os vários vasos do corpo atinjam esses órgãos.

Anatomia do Mesentério

O mesentério, por muitas décadas, muitas vezes não era considerado um órgão por causa de sua natureza fina e complicada. Este órgão envolve todos os órgãos do abdome.

Por ser formado durante a embriogênese, ele acaba sendo torcido e revolvido à medida que o intestino se desenvolve. Portanto, o mesentério é uma forma complexa que envolve os órgãos.

O órgão consiste em uma folha de tecido que envolve outros órgãos da cavidade abdominal e se dobra sobre si mesmo. Isso pode ser visto na imagem abaixo.

Mesentério - função, o que é, onde fica - Resumo

Observe como o mesentério envolve o intestino delgado. Não são mostrados nesta foto os muitos vasos sanguíneos e linfáticos que o atravessam a caminho dos intestinos. Em um nível microscópico, o mesentério é semelhante a outros tecidos conjuntivos.

É composto de várias camadas de células, derivadas do mesoderma, ligadas a uma matriz de fibras conectivas. A matriz extracelular das células permite a criação de uma rede celular e de fibras muito forte, que pode se curar se danificada. Dentro dessa estrutura, vasos sanguíneos e linfáticos podem transportar seus respectivos fluidos para os intestinos.

Função do Mesentério

Estudos recentes demonstraram que, dentro dessas dobras de tecido, existem arranjos complexos de vasos linfáticos, vasos sanguíneos e células imunes.

Isso sugere que o mesentério funciona como um órgão complexo que transporta os nutrientes para fora do intestino, protegendo, ao mesmo tempo, da infecção.

Os intestinos estão ocupados digerindo comida. Ao viajar pelo intestino, os nutrientes são liberados e absorvidos pelas células do intestino.

Esses nutrientes são transportados para o sangue, onde podem ser distribuídos para o corpo. O mesentério fornece uma rota estável e segura para esses vasos passarem. Sem ele, os vasos frágeis estariam sujeitos ao ato de puxar e esticar o corpo.

O mesentério também permite que os vasos linfáticos atinjam os intestinos. Isto é importante porque os nutrientes não são a única coisa que atravessam os intestinos. Muitas vezes, bactérias e vírus conseguem espremer o caminho através dos intestinos.

A segunda linha de defesa é o sistema imunitário.

Os glóbulos brancos podem defender o corpo e criar anticorpos para atacar os invasores. No entanto, eles devem ser capazes de alcançar os invasores. O mesentério dá ao sistema imunitário acesso a essa área do corpo, embora esteja contido dentro de uma cavidade.

Além destas funções de dirigir e proteger navios,  desempenha um papel importante no desenvolvimento e suporte do intestino. Durante o desenvolvimento, as expansões e contrações direcionam a forma do intestino. O cólon, por exemplo, é colocado contra a parede abdominal que conecta os dois.

Na verdade, sem o mesentério, seus órgãos cairiam em uma poça no fundo do seu intestino. As dobras complexas e os pontos de fixação mantêm seus órgãos no lugar. Eles até funcionam quando você está pendurado de cabeça para baixo ou fazendo uma pirueta!

O mesentério também pode funcionar como um depósito de gordura e é crivado de nervos que se estendem até os intestinos e outros órgãos. É provável ainda tenha outras funções não descobertas que serão reveladas com o tempo. Entre esses, provavelmente, estão as defesas imunológicas para o corpo e os papéis no desenvolvimento.

Mesentério e Doença

Nesse sentido, a pesquisa começou a mostrar o papel proeminente que o mesentério desempenha em várias doenças. Por ser uma linha de defesa do sistema digestório, não é surpreendente descobrir que ela está fortemente envolvida na defesa contra doenças transmitidas por alimentos. Mais interessante, no entanto, é a sua função na disseminação de outras doenças, como o câncer.

Alguns estudos publicados nos últimos anos mostraram que o mesentério pode ser um importante caminho para a metástase das células cancerígenas. Estas células costumam viajar através da linfa ou vasos sanguíneos.

Como esse órgão é revestido de forma tão prolífica com eles, pode se tornar uma rodovia central para distribuir as células. Isso pode aparecer com destaque nos futuros tratamentos contra o câncer.

Outras doenças, como a doença de Crohn, são causadas por um mesentério com defeito. Pessoas com doença de Crohn muitas vezes têm um abdome inchado ou endurecido. Isso dificulta que os vasos contidos no mesentério funcionem adequadamente.

As pessoas com essa condição geralmente têm dificuldade em digerir alimentos e podem ter sistemas imunológicos comprometidos.

Referências

  • De luliis, G., & Pulera, D. (2007). A dissecção de vertebrados. Amesterdão: Academic Press.
  • Feldhamer, GA, Drickamer, LC, Vessey, SH, Merritt, JF e Krajewski, C. (2007). Mamologia: Adaptação, Diversidade, Ecologia(3ª ed.). Baltimore: The Johns Hopkins University Press.
  • Widmaier, EP, Raff, H. e Strang, KT (2008). Fisiologia Humana de Vander: Os Mecanismos da Função do Corpo(11ª ed.). Boston: Educação Superior da McGraw-Hill.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo