AulasEcologiaMeio Ambiente

Diferenças entre biosfera, biomas e ecossistemas

Vamos entender as diferenças entre biosfera, biomas e ecossistemas. Para isso você tem que entender a definição de cada um desses conceitos.

São elementos de base para começar nos estudos da ecologia, por isso é bastante importante que você esteja com esses conceitos bem definidos.

Biosfera

Na Terra existem regiões com características semelhantes, como vegetação, altitude, tipo de solo e clima, possibilitando que sejam classificadas da mesma maneira, mesmo que estejam distantes entre si.

The Blue Marble (remastered)

Ambientes terrestres que apresentam um tipo característico de vegetação, determinado principalmente por fatores climáticos recebem o nome de biomas e fazem parte da biosfera.

A biosfera é a camada do planeta Terra onde existe vida. Ela varia de 5 km a 18 km de espessura. Essa camada é comparativamente fina em relação ao diâmetro total do planeta, que tem aproximadamente 13 000 km.

Na ilustração é possível identificar alguns dos limites para a sobrevivência de seres vivos: desde camadas superiores da atmosfera, nos picos de grandes montanhas (cerca de 8 000 metros acima do nível do mar), até as profundezas dos oceanos (cerca de 9 000 metros abaixo do nível do mar).

As regiões mais próximas do nível do mar costumam apresentar maior abundância e diversidade de seres vivos. Por outro lado, quanto mais próximo dos limites superior e inferior da biosfera, mais raros são os seres vivos que conseguem sobreviver devido às condições extremas.

Biomas

Os biomas são grandes áreas do planeta que apresentam clima bem definido, com flora (diversidade de vegetais) e fauna (diversidade de animais) bem características, além de outras condições ambientais próprias, como altitude, tipo de solo, alagamentos e queimadas naturais.

Veja uma aula sobre os principais biomas brasileiros

Os biomas são regiões bastante estáveis, ou seja, os seres vivos que os habitam tendem a permanecer em quantidade e diversidade relativamente constantes, a menos que ocorram desastres, como terremotos, erupções vulcânicas, períodos de seca prolongados, inundações ou deslizamentos de terra.

Em um bioma, a biodiversidade, entendida como a variedade de seres vivos encontrada em um ambiente, se mantém.

Ecossistemas

Em um mesmo bioma, é possível encontrar regiões com aspectos diferentes, em relação a condições ambientais, como relevo, altitude e clima. Esses diferentes aspectos determinam diferentes ecossistemas. O bioma representado abaixo é o Cerrado, e nele podemos observar regiões com características bastante diferentes.

Entendendo biomas - por do sol

Veja a aula os principais ecossistemas brasileiros.

Cada ecossistema é formado pelo conjunto de seres vivos (fatores bióticos) que vivem em determinado local. Os seres vivos interagem entre si e também com os fatores abióticos, sofrendo ação direta deles, mas também os afetando.

Os principais fatores abióticos, ou seja, não vivos, são: relevo, tipo de solo, quantidade de chuvas, variações da temperatura ao longo do ano e intensidade dos ventos.

O conjunto de todos os seres vivos de um ecossistema – ou seja, o conjunto dos fatores bióticos recebe o nome de comunidade.

Ecologia, ambiente e ecossistema têm o mesmo significado?

Ecologia é uma área da Biologia que estuda as relações entre os seres vivos e a relação deles com o ambiente em que vivem.

Ambiente é o lugar que apresenta um conjunto de condições que atuam sobre os organismos vivos, por exemplo, o solo, a água, a luz, a temperatura, etc. Os seres vivos, por sua vez, podem alterar essas condições.

Ecossistema é o conjunto de todas as relações entre os fatores bióticos (comunidade) e abióticos em determinada região.

Ficou faltando alguma coisa no artigo Diferenças entre biosfera, biomas e ecossistemas? Deixe seu comentário, sugira, critique ou elogie.

Fonte:

Wikipedia -<NASA/Apollo 17 crew; taken by either Harrison Schmitt or Ron Evans, Public domain, através da wiki Wikimedia Commons>

Ferrer, Luiz C.; Schechtman,Eduardo; Manoel ,José; Vellos, Herick M. Companhia das Ciências.

https://www.youtube.com/watch?v=NDG1yZCUVTs

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Bacana o artigo. Muito útil.
    Seria interessante se houvesse uma comparação mais didática entre os conceitos de ecossistema, bioma, ecologia, biodiversidade, biosfera, ambiente.
    Pra crianças que estudam o fundamental I, que já estão aprendendo esses assuntos, é um pouco complicado entender diferenças tão sutis. Aliás, acho que as provas nem deveriam trazer questões pedindo definição para cada termo, por serem sutis as diferenças e por serem subjetivas a compreensão do significado exato de cada termo. Opinião minha, posso estar errado.

    Gostei dos links, também!
    Mas, novamente, parabéns pelo artigo.

    1. Ailton, foram muito bem colocadas suas observações. Como o foco do artigo era o fundamental II e ensino médio, nem pensamos em fazer um artigo para crianças. Porém, há algum tempo estamos pensado em ter uma seção apenas para crianças. Seu comentário é um impulso nesse sentido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo