ZoologiaAulas

Classe Anthozoa – Antozoários

O que são, características, exemplos de antozoários, reprodução, alimentação

Os antozoários, classe anthozoa, são animais do filo dos cnidários. São caracterizados por duas estruturas anatomicamente relacionadas, a actino-faringe e o mesentério. Os pólipos, corais e as anêmonas-do-mar são os principais representantes dessa classe.

A actino-faringe, é uma garganta tubular que se estende desde a boca até algum ponto do cnidário. A actino-faringe da maioria das espécies contém pelo menos um canal longitudinal histologicamente especializado, flagelado, chamado sifonóglifo, que conduz a água para o interior dos celenterados.

Na maioria das anêmonas e corais do mar, dois sifonóglifos estão situados diametralmente opostos um ao outro na actino-faringe. Sifonóglifos e suas estruturas associadas conferem uma simetria bilateral ou birradial ao pólipo.

Principais características dos antozoários

  1. Habitat Marinho Tropical.
  2. Boca cercada por tentáculos com cnidócitos.
  3. Cavidade gastrovascular dividida.
  4. Secreta substância não viva ao redor do corpo para apoiar e proteger os tecidos moles do corpo.
  5. Reproduz sexualmente produzindo uma larva de natação livre (plânula), assexuadamente por brotamento ou fissão.
  6. Formato cilíndrico, com simetria radial.
O que são, características, exemplos de antozoários, reprodução, alimentação
Cleison Cipriani, CC BY-SA 3.0, através da wiki Wikimedia Commons

O formato básico do corpo de um cnidário consiste em um saco com uma cavidade gastrovascular, revestida pela gastroderme com uma única abertura que funciona como boca e ânus. Em geral, a mesogleia é pouco desenvolvida nessa classe

Anthozoa é uma classe de invertebrados marinhos do filo dos cnidários que são únicos entre esses animais em que eles não têm um estágio de medusa em seu desenvolvimento.

Esses cnidários exclusivamente polipoides e são caracterizados por um corpo tubular com tentáculos ao redor da boca. A maioria é sedentária após o estágio larval. A classe anthozoa inclui as anêmonas-do-mar, corais, canetas do mar, gorgônias, octocorais entre outros.

Anthozoa é a maior das quatro classes dos cnidários com mais de 6.000 espécies. Eles são encontrados em todo o mundo em todos os oceanos, do Ártico ao Antártico. A palavra anthozoa significa “animais de flor”, que é descritivo desta classe de invertebrados.

Os antozoários têm grande importância econômica e ecológica para os seres humanos. Os recifes de coral são as grandes atrações turísticas e também fornecem um habitat para peixes, moluscos, ouriços e crustáceos que servem como alimento para as pessoas.

Os antozoários são usados ​​no comércio de aquários, para fazer joias e bijuterias com alguns tipos de coral, e os esqueletos escleractíneos são usados ​​até mesmo como materiais de construção e em enxertos ósseos.

Apesar de sua importância, várias atividades humanas (pesca, desenvolvimento, poluição marinha) tiveram efeitos negativos nos recifes de coral, com mais da metade dos recifes de corais do mundo considerados ameaçados.

 Anthozoa é uma das quatro classes do filo de invertebrados dos cnidários, sendo os outros Hydrozoa, Scyphozoa, e Cubozoa. Todos são aquáticos e a maioria é marinha. O nome do filo vem de cnidócitos, que são células especializadas que carregam secreções urticantes que são a principal forma de ataque ou defesa e função dos cnidários.

Reprodução e ciclo de vida

Teoricamente, os cnidários possuem ciclos de vida que alternam entre assexuadas pólipos (o corpo como uma forma em forma de vaso), e formas sexuais, de natação livre chamados medusa.

No entanto, os antozoários vivem apenas como pólipos. A larva, uma vez que se funde com o substrato e se desenvolve no estágio de pólipo, o que significa que não mais se transforma por metamorfose no estágio medusoide. 

Os antozoários podem ter sexos separados ou ser hermafroditas. Gametas normalmente são liberados pela boca para fertilização externa ou ovos podem ser retidos para fertilização interna e embriões liberados pela boca.

As larvas cilíndricas ciliadas que se desenvolvem a partir dos embriões podem ou não se alimentar. Algumas espécies podem produzir larvas assexuadamente.

A liberação de espermatozoides e óvulos por muitas colônias sobre um recife de coral é um dos mais espetaculares comportamentos dos animais da classe anthozoa, com eventos de desova em massa observados nos corais da Grande Barreira de Corais.

Comportamento, alimentação e reprodução

 Os membros da maioria das espécies de antozoários se alimenta de partículas em suspensão, capturando pequenos invertebrados planctônicos, fitoplâncton, bactérias e outros materiais orgânicos suspensos. Isso se dá quando as presas entram em contato com os tentáculos.

Todas as espécies de cnidários podem alimentar-se capturando presas com nematocistos, como grandes anêmonas capazes de capturar peixes, caranguejos e bivalves, e os corais são capazes de capturar plâncton.

Algumas das espécies de antozoários abrigam um tipo de alga, os dinoflagelados chamados zooxantelas, em uma relação simbiótica.

Os corais construtores de recifes, conhecidos como corais hermatípico, baseiam-se particularmente nesta relação simbiótica. As algas se beneficiam usando resíduos nitrogenados e dióxido de carbono produzidos pelo hospedeiro, e o cnidário ganha capacidade fotossintética e aumenta a produção de carbonato de cálcio em corais hermatípicos.

Antozoários podem exibir comportamentos agressivos na defesa do espaço de indivíduos vizinhos da mesma espécie ou de espécies diferentes, incluindo o uso de tentáculos especializados, extra longos com cnidócitos urticantes, causando morte do tecido ao contato.

Algumas espécies da subclasse Alcyonaria (Octocorrallia) podem produzir luz (bioluminescência) que pode até exibir uma onda de luz através de uma colônia.

Classificação dos antozoários

Duas subclasses são comumente reconhecidas: Alcyonaria (ou Octocorrallia) e Zoantharia (ou Hexacorallia). Dentro destes, vários pedidos são reconhecidos.

A França (2004) lista três ordens existentes dentro de Alcyonaira e seis dentro de Zoantharia:

  • Subclasse Octocorallia (= Alcyonaria)
    • Ordem Pennatulacea (canetas do mar, amores-perfeitos do mar)
    • Ordem Helioporacea (corais azuis)
    • Ordem Alcyonacea (corais moles, marinhas)
  • Hexacorallia da subclasse (= Zoantharia)
    • Ordem Actiniaria (anêmonas do mar)
    • Ordem Scleractinia (corais verdadeiros ou duros)
    • Ordem Corallimorpharia (corais de cogumelos (falsos) ou anêmonas chamadas de cogumelos) Zoanthidea (zoanthids)
    • Ordem Antipatharia (corais negros (espinhosos))
    • Ordem Ceriantharia) (anêmonas de tubo)

Assuntos Relacionados

Referências

  • França, SC 2004. Em B. Grzimek, DG Kleiman, V. Geist MC McDade, Enciclopédia de Vida Animal de Grzimek. Detroit: Thomson-Gale, 2004. ISBN 0307394913.
  • Myers, P., R. Espinosa, CS Parr, T. Jones, GS Hammond e TA Dewey. 2008. Subclasse Alcyonaria A Web da Diversidade Animal. Retirado em 2 de agosto de 2008.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo