AnatomiaAulasFisiologia

O que é Duodeno: anatomia, função

Entenda como funciona o duodeno

O duodeno é a primeira seção do intestino,  e junto com o íleo e o jejuno formam o intestino delgado. É bastante curta em comparação com as duas seções seguintes, medindo aproximadamente 30 centímetros de comprimento. localiza-se logo depois do piloro que faz a divisão com o estomago.

Tem a forma da letra C e sua curvatura abraça o pâncreas. O intestino delgado é uma parte importante do sistema digestório e é usado em particular para quebrar os alimentos, absorver nutrientes e água. Começa na saída do estômago com o duodeno e termina no intestino grosso com o íleo.

Localização do duodeno

Ele está localizado à direita, abaixo do estômago na cavidade abdominal. Origina-se no piloro, está ligado ao fígado através do ligamento hepatoduodenal e é a única secção intraperitoneal.

Tractus intestinalis duodenum
Olek Remesz (wiki-pl: Orem, commons: Orem), CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons

Função do duodeno

Depois que o estômago decompõe a maior parte do alimento que foi diferida pelo suco gástrico, o quimo entra no duodeno.

As enzimas digestivas passam do pâncreas para o intestino delgado através do ducto pancreático. A secreção alcalina neutraliza o quimo, que ainda tem um valor de pH muito baixo devido ao ácido estomacal .

As enzimas pancreáticas também servem para quebrar gorduras, carboidratos e proteínas. O ácido biliar também flui para o duodeno através do ducto biliar.

É necessário para a quebra de gorduras e a absorção de vitaminas lipossolúveis. A digestão no duodeno é um pré-requisito importante para a absorção posterior de nutrientes nas outras partes do intestino.

O duodeno também serve para neutralizar o pH do conteúdo gástrico ácido pela adição de uma secreção rica em bicarbonato.

Regula o esvaziamento e secreção gástricas, bem como a secreção de bile e suco pancreático por meio de influências hormonais. Para isso, o tecido epitelial duodenal secreta secretina e colecistocinina. A liberação desses hormônios é controlada, entre outras coisas, pelo valor do pH e pelo teor de gordura do quimo.

Produção de hormônios

Vários enterohormônios (= hormônios produzidos no trato digestivo) também são formados e secretados no duodeno:

  • Gastrina: Este hormônio, também produzido no estômago, estimula a formação e secreção de ácido gástrico e secreções pancreáticas.
  • Secretina: é formada no duodeno e no jejuno e estimula a produção de bicarbonato.
  • Colecistocinina: Este hormônio também é produzido nas duas primeiras seções do intestino delgado (duodeno e jejuno). Promove a liberação de enzimas pancreáticas e ácidos biliares para a digestão de gorduras.

Anatomia do duodeno

O duodeno é a conexão entre o estômago e o jejuno. A parte superior do duodeno é coberta na frente pelo lobo direito do fígado e pela vesícula biliar.

Atrás do duodeno estão o ducto biliar e parte da veia porta. Esta primeira seção do duodeno é intraperitoneal, ou seja, dentro do peritônio.

Partes do duodeno

Todas as outras seções são fundidas com a parede abdominal posterior e, portanto, localizadas retro-peritonealmente.

O ducto biliar e a saída do pâncreas fluem para a parte descendente do intestino delgado. O duodeno termina no nível da primeira vértebra da coluna lombar e se funde no chamado “jejuno”.

Partes do duodeno

Parte ascendente: a área inicial do duodeno é a perna de aproximadamente cinco centímetros de comprimento e horizontal. Tem um início prolongado e uma superfície quase lisa no interior.

Parte descendente: cuja superfície interna é alargada por numerosas dobras (dobras de Kerckring) e contém as chamadas glândulas de Brunner (glândulas duodenais).

Os ductos das grandes glândulas digestivas também fluem para o duodeno nesta área: o ducto biliar principal (que conduz a bile do fígado ou da vesícula biliar para o duodeno) e o ducto pancreático, que transporta a secreção pancreática.

Histologia duodeno

Histologia

A estrutura da parede do duodeno corresponde à das outras partes do intestino. Umas das característica é um forte relevo de dobras com dobras de Kerckring , entre as quais podem ser vistas as glândulas de Brunner histologicamente específicas do duodeno.

Atividades e exercícios

1 – A partir de onde se origina o duodeno?

Resposta: Parte inicial do intestino delgado, sucedendo o piloro (esfíncter muscular na extremidade do estômago) e continuando com o jejuno.

2 – Definição: o que é o duodeno?

Resposta: O duodeno é um dos órgãos que compõe o trato digestivo. É a parte inicial do intestino delgado. Segue o estômago. Estende-se do piloro, a parte terminal do estômago, e termina no nível duodeno-jejunal, a parte terminal do intestino.

3 – Qual é a função do duodeno?

Resposta: É usado principalmente para a digestão. É aqui que os alimentos se misturam com os sais biliares e pancreáticos . É ao nível do duodeno que muitos nutrientes são absorvidos, como cálcio, ferro, vitaminas e lipídios.

4 – Por que o duodeno desempenha um papel importante na digestão?

Resposta: O duodeno desempenha um papel importante na digestão devido à chegada ao seu nível de sais biliares e enzimas pancreáticas. Cálcio, ferro, vitaminas, lipídios e alguns carboidratos são absorvidos nesta parte do trato digestivo.

Assuntos relacionados

Sabia que tem muita gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a biologia, ciências ou educação? Envie seu texto, artigos, imagens pra ser publicado aqui? Entre em contato.

Se encontrar algo indevido nos textos, vídeos e imagens que recebemos, por favor, deixe nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências bibliográficas

PRATES, Nadir Eunice Valverde Barbato de et al. Estudo do aparelho papilar menor do duodeno humano. An. anat. norm, p. 57-60, 1988.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo