AnatomiaAulasFisiologia

Laringe: anatomia, função, principais características

Entenda o que é laringe e qual a sua importância para o sistema respiratório

Nesta aula, veremos as principais características, anatomia a função da laringe. Um órgão que faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema fonador.

Podemos dividir esse órgão basicamente em três regiões anatômicas: epiglote, glote e subglote (ou hipoglote). Está localizada entre a quinta e a sétima vértebra cervical.

Sua importância vai além do transporte de gases pelo sistema respiratório. Sem esse órgão, composto principalmente por músculos e cartilagens, nós não conseguiríamos falar, já que é na laringe que se encontram as pregas vocais.

O que é laringe

A laringe é um órgão do sistema respiratório e tem como função a condução de ar, a produção do som através das pregas vocais e impedir que alimentos passem para as vias aéreas. Localizada na região do pescoço, é formada por músculos, cartilagens e membranas e conectam a faringe à traqueia.

A laringe é um segmento flexível e resistente do trato respiratório que conecta a faringe à traqueia no pescoço. Ela desempenha um papel vital no trato respiratório, permitindo que o ar passe através dele, impedindo que alimentos e bebidas bloqueiem as vias aéreas.

A laringe também é a “caixa vocal” do corpo, pois contém as pregas vocais que produzem os sons da fala e do canto.

Onde fica a laringe

Fica localizada na região do pescoço entre a base da língua e a traqueia na altura entre quinta e a sétima vértebra cervical.

Simetricamente, situa-se ao longo da linha média do corpo, na região do pescoço, profundamente na pele e nos músculos do pescoço e anterior ao esôfago e às vértebras cervicais. Na sua extremidade superior, faz fronteira com o osso hioide e a laringofaringe.

Anatomia da laringe

A anatomia da laringe pode ser divida em três regiões anatômicas:

  • epiglote: região acima das pregas vocais
  • glote: região das pregas vocais
  • subglote: região abaixo das pregas vocais

É um órgão em forma de um tubo curto, revestido de epitélio, formado por nove pedaços de cartilagem e vários ligamentos que os unem.

A laringe é formada por um esqueleto cartilaginoso, que é mantido unido por ligamentos e membranas. Os músculos da laringe atuam para mover os componentes da laringe para fonação e respiração.

Laringe: anatomia, função, principais características

A região mais superior da laringe é a epiglote, um retalho em forma de folha de cartilagem elástica coberta com epitélio.

Ele se conecta à laringe em sua extremidade inferior cônica e, exceto por um breve momento durante a deglutição, estende sua extremidade superior mais larga levemente para a faringe, logo após a língua.

Durante o processo de deglutição, a epiglote se dobra para cobrir a glote e evitar que os alimentos bloqueiem as vias aéreas impedindo a ventilação pulmonar.

Logo abaixo à epiglote está a glote. Essa é a região onde estão as pregas vocais.

Cartilagens da laringe

A maior cartilagem da laringe, a cartilagem tireóidea, suporta a glote. A cartilagem tireóidea é de forma semicircular, com uma crista proeminente que se estende de sua superfície anterior.

cartilagem tireóidea

Essa crista é maior nos homens do que nas mulheres e é visível através da pele do pescoço, formando a estrutura conhecida como pomo de Adão.

A cartilagem tireóidea é conectada em sua superfície superior ao osso hioide por um ligamento largo conhecido como membrana tireóidea.

A cartilagem da tireoide também ancora as extremidades anteriores das pregas vocais, que se ligam ao interior da cartilagem da tireoide na linha média do corpo.

A cartilagem cricoide é a estrutura mais inferior da laringe e forma a transição entre a laringe e a traqueia. É em forma de anel, com sua porção mais larga voltada para a parte posterior e sua porção mais estreita voltada para a anterior.

O ligamento cricotireoideo conecta a cartilagem cricoide à cartilagem tireoide ao longo da maior parte de sua superfície superior, enquanto o ligamento cricotraqueal o conecta à traqueia ao longo de sua superfície inferior.

A parte posterior larga da cartilagem cricoide quase toca a cartilagem tireóidea e forma a articulação cricotireoidea. O tom do som é modificado pelo ajuste do ângulo da articulação cricotireoidea, que ajuda a controlar a tensão das pregas vocais.

Posteriormente à cartilagem tireoidiana, há três pequenas massas pareadas de cartilagem conhecidas como cartilagens cuneiformes, corniculadas e aritenoides.

As cartilagens aritenoides são massas de cartilagem aproximadamente piramidais que ficam no topo do lado posterior da cartilagem cricoide.

Essas pequenas cartilagens desempenham um papel vital na produção do som e atuam como pontos de articulação das pregas vocais e dos músculos que as movem.

Em cima das cartilagens aritenoides, estão as cartilagens corniculadas em forma de chifre que ajudam a apoiar a extremidade posterior da glote.

As cartilagens cuneiformes são longas e finas faixas de cartilagem que se estendem lateralmente a partir das cartilagens corniculadas e sustentam os lados laterais da glote.

Músculos da laringe

Os músculos da laringe podem ser de três tipos: adutores, abdutores e tensores. Podemos classificar ainda como músculos extrínsecos e intrínsecos.

A relação dos músculos extrínsecos encontrados nesse órgão são os seguintes:

  • Músculo estilo-hioideo
  • músculos tireo-hioideo
  • Músculo digástrico
  • estilofaríngeo
  • milo-hioide
  • palato-faringe

A relação dos músculos intrínsecos são os seguintes:

  • músculo crico-tireóideo
  • músculo crico-aritenoideo lateral
  • músculo crico-aritenoideo posterior

Vasos sanguíneos da laringe

O suprimento arterial da laringe é através das artérias laríngeas superior e inferior:

  • Artéria laríngea superior – um ramo da artéria tireoidiana superior (derivado da carótida externa). Segue o ramo interno do nervo laríngeo superior até a laringe.
  • Artéria laríngea inferior – um ramo da artéria tireoidiana inferior (derivado do tronco tireocervical). Segue o nervo laríngeo recorrente até a laringe.

A drenagem venosa é realizada pelas veias laríngeas superior e inferior.

A veia laríngea superior drena para a veia jugular interna através da tireoide superior, enquanto a veia laríngea inferior drena para a veia braquiocefálica esquerda através da veia tireoidiana inferior.

Inervação

A laringe recebe inervação motora e sensorial através dos ramos do nervo vago:

  • Nervo laríngeo recorrente – fornece inervação sensitiva à subglote e inervação motora a todos os músculos internos da laringe (exceto o cricotireoideo).
  • Nervo laríngeo superior – o ramo interno fornece inervação sensorial à epiglote e o ramo externo fornece inervação motora ao músculo cricotireoideo.

Qual a função da laringe

A função da laringe é transportar ar da faringe para a traqueia, produzir sons através das cordas vocais e auxiliar no processo de deglutição, impedindo que o alimento entre nas vias aéreas.

Em sua função de servir de passagem de ar, ajuda a continuar a aquecer os gases antes de chegar ao pulmão e umidificar esse ar.

Processo de deglutição

No processo de deglutição, a laringe desempenha um papel importante na direção dos alimentos para o esôfago.

epiglote

A epiglote normalmente se mantém em uma posição ereta, logo abaixo da laringe. Nesta posição, permite que o ar passe livremente pela laringe durante a inspiração e a expiração.

Quando os alimentos ou líquidos da boca são engolidos, os alimentos empurram a epiglote para baixo cobrindo a glote e impedindo que as substâncias ingeridas entrem na laringe.

O alimento então passa com segurança para o esôfago, momento em que a epiglote volta à sua posição de repouso.

Ocasionalmente, uma pessoa pode engasgar quando a comida passa pela epiglote ou adere a uma estrutura dentro da faringe e bloqueia as vias aéreas.

As pregas vocais se contraem para impedir que o que foi engolido passe para a traqueia. A tosse empurra o ar para fora dos pulmões para forçar o bloqueio para fora das vias aéreas.

Sistema fonador

Os sons são produzidos na laringe pelo movimento do ar através da laringe e pelas pregas vocais, um par de dobras móveis na membrana mucosa.

Pregas vocais

As pregas vocais são conectadas à cartilagem tireóidea nas extremidades anteriores e às cartilagens aritenoides na extremidade posterior.

Pregas vocais

O ar exalado dos pulmões passa pela laringe e vibra as pregas vocais. Vários conjuntos de músculos movem as cartilagens aritenoides e a articulação cricotireoideo para ajustar a posição e a tensão das pregas vocais e, assim, controlar o tom do som produzido pela laringe.

Laringe – Resumo

A laringe (caixa vocal) é um órgão localizado no pescoço anterior. É um componente do trato respiratório e tem várias funções importantes, incluindo fonação, reflexo da tosse e proteção do trato respiratório inferior.

A estrutura da laringe é formada principalmente por cartilagens e é mantida unida por uma série de ligamentos e membranas. Internamente, os músculos laríngeos movem componentes da laringe para fonação e respiração.

Leitura sugerida

Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.

Se você encontrar algo indevido nos textos, nas imagens, vídeos que recebemos, por favor, relate nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências bibliográficas

  • DANGELO, J. G.; C. A. Anatomia humana básica. 2ed. São Paulo: Atheneu, 2002.
  • FATTINI, Carlo Americo; DANGELO, Jose Geraldo. Anatomia humana básica. In: Anatomia Humana Básica. 2002. p. 184-184.
  • PINHO, Sílvia Maria Rebelo; KORN, Gustavo Polacow; PONTES, Paulo. Músculos intrínsecos da laringe e dinâmica vocal. Thieme Revinter Publicações LTDA, 2019. – Link

Parte do texto foi traduzido de: https://www.innerbody.com/anatomy/respiratory/head-neck/larynx#continued

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo