ParasitologiaAulasMicrobiologiaSaúdeSeres Vivos

O que é Amebíase – Sintomas, tratamento, causa, transmissão, prevenção

O intestino humano é o habitat de muitas espécies de amebas. A maioria não causa transtornos; contudo, existem espécies patogênicas, ou seja, capazes de causar doenças, como a amebíase (ou colite amebiana), que tem distribuição universal.

Nessa aula vamos ver suas principais características, sintomas os agentes causadores e o tratamento para essa doença.

O que é amebíase

A amebíase é uma doença causada pelo protozoário E. histolytica, que causa uma infecção no intestino e pode ter como sintoma uma diarreia grave. É transmitida através da ingestão de alimentos ou água contaminada

Essa doença é muito mais comum em regiões tropicais onde o saneamento básico não é feito de forma adequada favorecendo a proliferação dessa doença.

Veja o vídeo logo abaixo, que explica de forma resumida o que é amebíase, seus sintomas, tratamentos, causa, transmissão e como pode ser feita a prevenção dessa doença parasitária.

Agente etiológico

O causador da amebíase é o protozoário sarcodino Entamoeba histolytica, que, em sua forma vegetativa (ativa), usa pseudópodes para locomoção e alimentação.

O que são protozoários: habitat, alimentação, reprodução e seus principais tipos
SmallRex, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons

Localiza-se principalmente no    intestino  grosso, embora possa, excepcionalmente, alcançar outros órgãos, como o fígado, os pulmões e    o    sistema nervoso. Veja aqui no site mais sobre os doenças causadas por protozoários.

Por habitar somente o hospedeiro humano, é um parasita monoxênico.

Ciclo de vida da amebíase

Há duas fases distintas no ciclo da ameba: a fase vegetativa ou trofozoíto, na qual ela se locomove, se alimenta e se reproduz por divisão binária na cavidade intestinal, e a fase cística ou cisto, na qual a ameba não se alimenta nem se locomove, permanecendo revestida por uma camada espessa e resistente.

Eliminados com as fezes humanas, os cistos podem resistir por longo tempo no ambiente. Em água, podem sobreviver por um mês.

Após ingeridos, os cistos passam inalterados pelo estômago e também pelas primeiras porções do intestino delgado. Rompidos pelas secreções digestivas nos últimos trechos do intestino delgado, liberam amebas ativas (trofozoítos), que se instalam no intestino grosso.

O que é Amebíase - Sintomas, tratamento, causa, transmissão, prevenção

A única fonte de contaminação dos cistos da ameba é pelo ser humano, e a transmissão pode ocorrer:

  •    de pessoa para pessoa, pelo contato com mãos sujas;
  •    pela contaminação, por fezes, da água para consumo humano ou para lavar alimentos;
  •    pela contaminação de alimentos por meio das mãos de manipuladores (cozinheiros, por exemplo);
  •    por insetos (como moscas e baratas) que carregam os cistos na superfície do corpo ou no tubo digestório, o que os torna importantes disseminadores da parasitose.

Sintomas da amebíase

Amebas da espécie Entamoeba histolytica são hematófagas e formam lesões ulceradas e sangrantes na mucosa intestinal. A amebíase pode ser totalmente assintomática (sem manifestações evidentes) ou provocar distúrbios intensos, como diarreia sanguinolenta, febre, dores abdominais, anemia e emagrecimento.

As manifestações extra intestinais dependem da localização do parasita: tosse e expectoração, quando ele está alojado no pulmão; manifestações semelhantes a uma hepatite (pele amarelada e urina escura), quando está no fígado; dor de cabeça, vômitos e convulsões, quando se instala no sistema nervoso.

Profilaxia

Como a pessoa parasitada é a fonte dos cistos, o tratamento adequado dos dejetos humanos é a principal providência para evitar a disseminação da doença.

Medidas de saneamento ambiental (que incluem coleta e tratamento de esgotos e da água domiciliar) cumprem esse papel. As pessoas doentes, principalmente se manipulam alimentos, devem ser tratadas com medicamentos específicos.

Os alimentos merecem cuidado especial: cozidos ou cuidadosamente lavados, devem ser protegidos do contato com moscas e baratas. As mãos devem ser bem lavadas antes do preparo dos alimentos, antes das refeições e após as evacuações.

Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.

Se você encontrar algo indevido nos textos, nas imagens, vídeos que recebemos, por favor, relate nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Bibliografia

  • RAVDIN, J. I. et al. Entamoeba histolytica (amebiasis). Principles and practice of infectious diseases., p. 2036-2049, 1990. Link
  • TAUFFER, William; RAVDIN, Jonathan I. Entamoeba histolytica: an update. Current opinion in infectious diseases, v. 16, n. 5, p. 479-485, 2003. Link

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo