BioquímicaAulasCitologia

O que é fermentação alcoólica: etapas utilidade, resumo

Entenda como é a reação de fermentação alcoólica e suas principais estapas

Você sabe o que é fermentação alcoólica? É a fermentação realizada principalmente pela levedura, um tipo de fungo unicelular da espécie Saccharomyces cerevisiae.

Esse tipo de fermentação é utilizada para diversas finalidades, e nesta aula veremos algumas bem suas características e processos. Mas antes, veja um vídeo  aqui em baixo.

O que é fermentação alcoólica

A fermentação alcoólica pode ser resumida assim:  para poder reagir, cada molécula de glicose consome inicialmente 2 ATP para ser ativada. Quando isso ocorre, a molécula de glicose começa a sofrer várias reações até originar duas moléculas de ácido pirúvico.

No decorrer dessas reações, há liberação de energia suficiente para recompor 4 ATP. Cada molécula de ácido pirúvico, em seguida, sofre uma descarboxilação e se transforma em álcool etílico ou etanol.

Saldo energético na fermentação alcoólica

4 ATP produzidos – 2 ATP consumidos para ativar a glicose = 2 ATP

O ser humano há tempos aproveita a atividade fermentadora das leveduras para a produção de bebidas como cerveja, cachaça e vinho, e de pães, considerando que a liberação de C02 promove o crescimento da massa.

As leveduras são seres anaeróbios facultativos.

Saldo energético na:

  • respiração: 38 ATP
  • fermentação: 2 ATP

Resumindo:

o que é fermentação alcoólica

Equação da fermentação alcoólica

C6H1206 -► 2 C2H50H + 2 C02 + 2 ATP

Os processos fermentativos

Sabe-se que a fermentação é realizada pelos organismos anaeróbios e até muitos aeróbios, em ausência de oxigênio. É um processo de importância fundamental para a manutenção da vida no planeta.

A fermentação concorre eficazmente para a redução do lixo, pois bactérias e fungos anaeróbios, que se encontram no solo e na água, participam da decomposição da matéria orgânica, permitindo a sua reciclagem.

Processos de fermentação também são amplamente utilizados por indústrias, principalmente de alimentos, permitindo a obtenção de inúmeros produtos.

Leveduras são utilizadas para produção de álcool, glicerol e gás carbônico. Várias espécies de bactérias garantem produtos como ácido lático, acetona, glutamato monossódico e ácido acético.

O ácido cítrico, os antibióticos e as vitaminas do complexo B também são conseguidos pela atividade de fungos.

Também são importantes certas bactérias anaeróbias presentes no intestino humano, que sintetizam vitaminas B2, B6, B12 e K e repõem esses compostos indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.

Curiosidade: Por que não ficamos embriagados quando comemos pão, sendo que além das moléculas de gás carbônico, também são produzidas moléculas de álcool etílico?

Durante a fermentação alcoólica formam-se moléculas de gás carbônico, que fazem a massa crescer, e também moléculas de álcool etílico, que evaporam pelo calor do forno enquanto o pão é assado.

Durante o tempo em que o pão está no forno, deve-se evitar abri-lo antes de a massa estar totalmente assada, pois caso contrário, com a perda de calor, o gás carbônico se comprime e o pão para de crescer.

Veja também:

Resumo da aula o que é fermentação alcoólica.

  • para esse tipo de fermentação é utilizado principalmente a levedura Saccharomyces cerevisiae
  • saldo energético final na fermentação alcoólica é de 2 ATPs
  • Equação química: C6H1206 -► 2 C2H50H + 2 C02 + 2 ATP

Que tal publicar um artigo, um post, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? O que você acha disso?

Se você encontrou algo indevido nos textos e nas imagens que recebemos, por favor deixe nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências bibliográficas

  • Racker, E. (1974): History of the Pasteur effect and its pathobiology. In: Mol Cell Biochem. 5(1–2); 17–23; PMID 4279327; doi:10.1007/BF01874168
  • Hochspringen ↑ H. Eklund u. a.: Crystallographic investigations of alcohol dehydrogenases. in: EXS. Birkhäuser, Berlin 71.1994, S. 269-277. ISSN 1023-294x; PMID 8032158

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo