GenéticaAulasEcologiaMeio Ambiente

Alimentos transgênicos: o que são, características, exemplos

Entenda o que são alimentos transgênicos e como são produzidos

Os organismos, produtos e alimentos transgênicos são aqueles que, de alguma forma, incorporaram no seu DNA genes de outra espécie.

Essa transferência de genes de uma espécie para outra pode ocorrer de forma natural (o que é comum em bactérias, mas raro em outros seres vivos) ou artificial. Veremos um vídeo sobre o tema e depois continue com a leitura do texto para fixar melhor esses conceitos.

O que são alimentos transgênicos

Alimentos transgênicos organismos geneticamente modificados. Sua produção é feita através de técnicas de recombinação gênica. Genes são retiradas de uma espécie e inserida em outra. Assim o alimento transgênico ganha novas características.

História

Na década de 1970, descobriu-se que muitas bactérias tinham enzimas, chamadas enzimas de restrição, que permitem o corte de segmentos de DNA.

O uso dessas enzimas, associado com o desenvolvimento de outras técnicas de manipulação do DNA, possibilita uma série de aplicações, como a transferência de genes específicos de uma espécie para outra.

Um exemplo é a produção em grande escala de insulina: o gene responsável pela produção desse hormônio no ser humano foi isolado e transferido para bactérias que se reproduzem em laboratório e funcionam como verdadeiras “fábricas vivas” de insulina.

Organismos, produtos e alimentos transgênicos
Link da imagem: https://biocarthagenes.blogspot.com/2011/07/ogm-organismos-geneticamente.html

Produtos e Alimentos transgênicos

Várias espécies de seres vivos utilizados na alimentação humana tiveram seu genoma modificado para finalidades diversas, como aumentar a capacidade de resistência a determinadas condições ambientais ou produzir substâncias importantes para a saúde dos seres humanos. Vejamos alguns exemplos.

A utilização de organismos transgênicos na alimentação humana tem causado muita polêmica, mostrando a necessidade de discutir e divulgar informações corretas, para que os consumidores possam exercer os seus direitos de maneira consciente.

Veja aqui no site uma aula completa sobre biotecnologia.

Os principais argumentos usados a favor dos transgênicos são:

  • Produção de alimentos mais nutritivos e mais baratos.
  • Redução de agrotóxicos, diminuindo os custos de produção e reduzindo os riscos de contaminação do ambiente.
  • Até o momento não há indícios de prejuízo para a saúde da população humana e para o meio ambiente.

Os principais argumentos usados contra os transgênicos são:

  • Não há estudos suficientes que garantam a segurança a longo prazo para a saúde das pessoas e algumas poderiam desenvolver alergias.
  • Genes de plantas modificadas poderiam afetar o equilíbrio dos ecossistemas, pois esses genes poderiam ser transferidos para espécies nativas via infecções virais,
  • Há criação de dependência econômica do agricultor, já que é necessário usar herbicidas fabricados pela mesma empresa que vende os grãos.

Resumo dessa aula

  • Um organismo transgênico é aquele que possuem em seu DNA, um trecho de um ser vivo de outra espécie.
  • Em 1970 descobrem-se as enzimas de restrição em bactérias, que tem capacidade de “cortar o DNA.
  • Várias espécies de seres vivos utilizados na alimentação tiveram o seu DNA modificado.
  • Existes prós e contras na utilização dessa tecnologia.

Encontrou alguma coisa errada ou acha que está faltando algo na aula Organismos, produtos e alimentos transgênicos? Então não se esqueça de deixar seu cometário.

Veja também

Técnicas de manipulação de DNA e de marcação por radioisótopos

Que tal publicar um artigo, um post, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? O que você acha disso?

Se você encontrou algo indevido nos textos e nas imagens que recebemos, por favor deixe nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências

  • Convenção sobre Diversidade Biológica (Artigo 2. Utilização de Termos).” Nações Unidas. 1992. Recuperado em 28 de julho de 2015.
  • Thieman, W.J.; Palladino, M.A. (2008). Introduction to Biotechnology. [S.l.]: Pearson/Benjamin Cummings. ISBN 0-321-49145-9
  • Henco, A. International Biotechnology Economics and Policy: Science, Business Planning and Entrepreneurship; Impact on Agricultural Markets and Industry; Opportunities in the Healthcare Sector

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo