Aulas

Bioma Pantanal – Características

O Bioma Pantanal ocupa uma extensa planície que abrange parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estendendo-se pelos territórios do Paraguai e da Bolívia. É um bioma que deve ser melhor estudado em sua biodiversidade, para proteger seus ecossistemas e desenvolver seus potenciais sem agredir sua ecologia.

Como o nome sugere, é um grande pântano. Suas características são a inundação de suas planícies durante os períodos chuvosos.

Existe uma grande diversidade de seres vivos no Pantanal que ainda não foi totalmente revelada. É um bioma que está sob forte ameaça, principalmente devido aos avanços da urbanização, agricultura, falta de investimento e pesquisas sobre esse bioma. Assista a uma vídeo aula abaixo, assista e depois continue.

 

Esse bioma é ocupa uma extensa da América do Sul, situado principalmente no Brasil e abrangendo também partes do Paraguai e da Bolívia.

É território caracterizado pela presença abundante de água durante todo o ano, possuindo os rios Paraguai, Taquari, Miranda e Cuiabá alimentando lagoas, lagoinhas, brejos, e charcos ricos em biodiversidade.

A sua superfície é composta por aproximadamente 54% de florestas, 28% de savanas e 17% de áreas abertas.

Possui uma fauna rica e variada com animais como onças, veados, ariranhas, jacarés, tuiuiú e mais de 600 espécies de aves catalogadas. Além disso, é possível encontrar importantes formações vegetais como Sambaquis, Campinaranas e Campos de Altitude.

Vitória régia – Water Lily and Lily Pads

Clima do Pantanal

Esta região possui um clima tropical úmido, com as estações bem definidas de estiagem e de chuvas, que possuem influência sobre a dinâmica deste ecossistema.

O clima é quente e úmido no verão, frio e seco no inverno. Na estação seca, quando a temperatura média é de 21°C, raramente chove.

A precipitação, cujo volume varia de 1.000 mm a 1.400 mm por ano, concentra-se de novembro a abril, quando a temperatura média é de 32 °C.

Nesse período, ocorrem inundações e extensas planícies de inundação são formadas devido aos numerosos rios e relevo plano.

A paisagem então se assemelha a um grande pântano, de onde deriva o nome da região. Com cerca de 230.000 km2, sendo 140.000 km2 em território brasileiro, o Pantanal é considerado a maior planície inundável do mundo.

Pantanal 55.76W 15.40S

Na maré baixa, quando começa a estação seca, a água baixa e nas áreas recentemente submersas por águas ricas em nutrientes, surge uma vegetação exuberante, composta principalmente por ervas e gramíneas, utilizadas como pasto para a fauna local e para o gado. introduzida por humanos.

Nas áreas mais altas, as chamadas serras, que não são alagadas, predomina a vegetação semelhante à do Cerrado.

O ritmo alternado das marés altas e baixas afeta toda a vida no Pantanal, incluindo atividades humanas como pecuária, agricultura e turismo.

É fundamental que se continue estudando e registrando fenômenos que acontecem todos os anos no pantanal. Além disso, é importante entender como os seres humanos, a economia regional impactam o bioma para assim criar políticas públicas que possam ao mesmo tempo desenvolver e preservar a região.

É um desafio que só se conseguirá com mais investimentos em pesquisas e informações sobre esse bioma.

Vegetação e biodiversidade

A biodiversidade do Pantanal ocorre em uma variedade de ecossistemas, desde bacias hidrográficas e pântanos até extensas planícies de terra batida na forma de campos naturais e pastagens.

A sua grande riqueza biológica é resultado do encontro de influências de três grandes biomas brasileiros: a floresta amazônica, o cerrado e a Mata Atlântica.

 Tratase de um ecossistema que é raro em outras regiões brasileiras e tem uma grande variedade de árvores e arbustos (em sua maioria densamente floridos). Esta vegetação fornece habitat para pássaros, e mamíferos como guarás, veados, catetos e perus

O Pantanal é um verdadeiro mosaico de vegetações de outros biomas brasileiros, como a Amazônia, a Mata Atlântica, a Caatinga e o Cerrado.

Pela notável diversidade de espécies vegetais e animais que abriga, é considerado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

Bioma Pantanal - Características

Ainda há muito a se estudar sobre as espécies que vivem nesse bioma. Estima-se que existam pelo menos 3.600 espécies de plantas, 476 de aves, 130 de mamíferos, 180 de répteis, 41 de anfíbios e 335 espécies de peixes de água doce.

 A vegetação é composta por árvores, arbustos e herbáceas. A maior parte da vegetação é formada por palmeiras, como a babaçu, o jacitara, o açaí e o buriti, que resistem bem às cheias e às condições úmidas.

Também predominam árvores e arbustos adaptados às inundações, como o ipê, o juazeiro, o jatobá e o algodoeiro. Há também uma grande variedade de bromélias, samambaias e líquens. Algumas áreas do Pantanal são formadas por um tipo especial de vegetação, conhecida comoCerradão“.

Dentre os diversos répteis do bioma, destaca-se o Jacaré do Pantanal O tuiuiú, ou jaburu, é a ave-símbolo do Pantanal.

Em geral, a floração do Ipê-Roxo começa em junho e pode durar até agosto. O pacupeva é um peixe herbívoro muito apreciado na culinária de Cuiabá e região.

O jacinto d’água (aguapé) é uma planta aquática flutuante amplamente difundida no Pantanal. O cervo do pântano é uma espécie em extinção.

A arara-azul é um dos maiores alvos do comércio ilegal de aves. O manduvi é uma das maiores árvores pantaneiras e ocorre nas áreas não inundáveis, como as cordilheiras.

Ameaças ao bioma Pantanal

Toda a exuberância e diversidade do Pantanal atraem muitos turistas para a região.

Embora preocupante, o impacto do turismo é menos significativo que o da criação de gado e da agricultura extensiva, que destroem grandes áreas de vegetação nativa, provocando a erosão do solo e a contaminação da água dos rios e seu assoreamento, com consequências negativas sobre todo o bioma.

Atualização agosto de 2020

Em agosto de 2020 até essa data (18/08/2020), o bioma Pantanal sofre com a sua maior queimada.

Até agora 17% da floresta foi consumida pelo fogo. Uma tragédia para a biodiversidade da região.

O avanço de parte do agronegócio, com queimadas criminosas, junto com a indiferença de governos e políticas públicas que não são capazes de atender e proteger um dos mais importantes biomas do Brasil, estão entre os principais responsáveis pela tragédia deste momento.

Resumo de Bioma Pantanal – Características

  • Localizado no centro no continente da América do Sul
  • Principal característica são suas planícies alagadas
  • Grande mosaico vegetativo
  • Bioma ameaçado por turismo e principalmente agropecuária
  • Verão:quente e úmido
  • Inverno: frio e seco

Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.

Se você encontrar algo indevido nos textos, nas imagens, vídeos que recebemos, por favor, relate nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Fontes e Bibliografia:

PEREIRA, Gabriel; CHÁVEZ, Eduardo Salinas; SILVA, Maria Elisa Siqueira. O estudo das unidades de paisagem do bioma Pantanal. Revista Ambiente & Água, v. 7, p. 89-103, 2012.

AMARAL, Thais Gomes. As queimadas de 2020 no bioma pantanal e seus respectivos reflexos socioambientais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

AGUIAR ,João Batista Aguiar. Para viver juntos. Editora SM

Mapa pantanal – P199, Public domain, via Wikimedia Commons

Vitória régia – Water Lily and Lily Pads

Artigos relacionados

5 Comentários

    1. E por definição, planícies alagadas são pântanos. Regiões ribeirinhas onde determinada parte do ano pode ficar alagada e submersa. Isso não quer dizer que todo pantanal seja pântano, pois há uma variedade de ecossistemas formando assim o bioma pantanal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo