AnatomiaAulasFisiologia

Estômago: anatomia, função, características – Resumo

Entenda a importância e como funciona o estômago

O estômago é um órgão que faz parte do sistema digestivo. A comida chega ao estômago depois de passar pela garganta através de um tubo chamado esôfago. O estômago armazena alimentos e os transfere em pequenas quantidades para os intestinos.

As glândulas do estômago produzem sucos gástricos. Esses sucos decompõem parcialmente os alimentos. Um revestimento de muco protege o interior do estômago dos sucos gástricos.

Os músculos do estômago misturam alimentos e sucos gástricos. Eles também movem o alimento em direção ao intestino delgado.

A comida pode permanecer no estômago de cerca de uma hora a mais de cinco horas. Depois que o estômago esvazia, os músculos do estômago continuam a se mover. Isso causa dores de fome.

O que é estômago

O estômago é o órgão oco entre o esôfago e o duodeno, onde ocorrem os primeiros passos da digestão. Ocorre em sua forma mais primitiva no filo Cnidaria. Sendo que nos seres humanos é altamente especializado e um dos principais órgão do sistema digestório.

Onde fica o estômago

O estômago está localizado na parte superior do abdômen, ligeiramente à esquerda do centro do corpo. Sua forma e tamanho variam de pessoa para pessoa e dependem da condição de preenchimento, posição do corpo e idade.

estômago é o órgão oco entre o esôfago e o duodeno

Quando cheio moderadamente, tem 20-30 centímetros de comprimento e pode conter 1,2-1,6 litros.

Anatomia do estômago

O estômago é um órgão tubular oco em forma de saco localizado no quadrante superior esquerdo do abdome logo abaixo do diafragma.

Nos humanos, assume a forma de um estômago de cavidade única. O estômago tem uma parede frontal e uma parede posterior. Devido à sua forma curva, tem uma curvatura gástrica convexa , à esquerda, e côncava:

  • Curvatura gástrica maior(curvatura maior do estômago)
  • Curvatura gástrica menor (curvatura gástrica menor)

Porções

O estômago é dividido em quatro seções, cada uma com uma histologia e função diferentes.:

Porção cardíaca ou cárdia: a seção curta voltada para a boca, onde o esôfago se junta ao estômago.

Porção ventricular ou fundo: a seção situada à esquerda da cárdia e curvada para cima. A cúpula do fundo é chamada de fórnice gástrico .

Corpo: o corpo localizado centralmente do estômago, que compõe a parte principal do órgão

A parte pilórica do estômago: a parte final do estômago com o antro pilórico, o canal pilórico (“parte pré-pilórica”) e o piloro. Este último está conectado à porção superior do duodeno através do óstio pilórico.

 

estômago é um órgão tubular ocoQual a função do estômago

A principal função do estômago é digerir proteínas e armazenar temporariamente os alimentos para depois passá-los uniformemente em pequenas quantidades para os intestinos para continuar a digestão.

O estômago permite cobrir as necessidades nutricionais com algumas refeições maiores. Sem estômago, as pessoas teriam que ingerir alimentos em pequenas porções ao longo do dia.

O tempo que o quimo permanece no estômago depende da composição do alimento:

Alimentos de fácil digestão, como frutas e legumes, ficam cerca de 1-2 horas. Os de difícil digestão, alimentos gordurosos permanecem cerca de 5-8 horas.

Os movimentos musculares do estômago misturam o quimo e finalmente o transportam para o intestino.

Além disso, o estômago mata patógenos. As chamadas células parietais na parede do estômago produzem ácido clorídrico, que reduz o valor do pH para entre 2 e 3 e torna a maioria das bactérias inofensivas.

Para que o estômago não se digira com o ácido clorídrico, as células secundárias formam uma camada de muco que cobre a mucosa e a protege do ácido.

O corpo não apenas armazena e desinfeta no estômago, mas também começa a digestão de proteínas lá.

Para isso, as células principais produzem a enzima pepsina, que divide as proteínas ingeridas em pedaços digeríveis.

Carboidratos e gorduras, por outro lado, passam pelo estômago quase sem impedimentos. Juntos, o sistema glandular de células principais, parietais e subsidiárias forma cerca de 2 litros de ácido clorídrico e pepsina diariamente, que juntos formam o suco gástrico.

A produção de suco gástrico começa assim que o alimento entra em contato com a mucosa e estica o estômago. Mas também estímulos antes de comer, tal. B. cheiro de comida, já pode estimular a formação de suco gástrico.

Uma vez que o alimento chega ao estômago, a expansão da base do estômago e as proteínas digeridas levam a um aumento da liberação de suco gástrico.

Secreções Gástricas

A mucosa do estômago é composta por tecido epitelial com numerosas glândulas gástricas tubulares. As glândulas gástricas se abrem para a superfície da mucosa através de pequenos orifícios chamados de fossas gástricas.

Quatro tipos diferentes de células compõem as glândulas gástricas:

  • Células mucosas
  • Células parietais
  • Células principais
  • Células endócrinas

As secreções das glândulas gástricas exócrinas – compostas pelas células mucosas, parietais e principais – compõem o suco gástrico.

Os produtos das células endócrinas são secretados diretamente na corrente sanguínea e não fazem parte do suco gástrico. As células endócrinas secretam o hormônio gastrina, que funciona na regulação da atividade gástrica.

Suco gástrico

O suco gástrico consiste na secreção das células parietais (ácido clorídrico) e de outras células do estômago (mucinas pepsinogênio, lipase).

É um líquido levemente turvo, viscoso, quase incolor, que geralmente apresenta coloração esverdeada devido ao refluxo biliar. 2-3 litros são secretados diariamente.

O pH médio é de 2 a 2,5. A secreção das células parietais pode ser aumentada em 10 vezes.

Regulação das Secreções Gástricas

A regulação da secreção gástrica é realizada por meio de mecanismos neurais e hormonais. O suco gástrico é produzido o tempo todo, mas a quantidade varia de acordo com os fatores regulatórios.

A regulação das secreções gástricas pode ser dividida em fases cefálica, gástrica e intestinal. Pensamentos e cheiros de comida iniciam a fase cefálica da secreção gástrica; a presença de alimentos no estômago inicia a fase gástrica; e a presença de quimo ácido no intestino delgado inicia a fase intestinal.

Esvaziamento do estômago

O relaxamento do esfíncter pilórico permite que o quimo passe do estômago para o intestino delgado. A velocidade com que isso ocorre depende da natureza do quimo e da receptividade do intestino delgado.

Atividade e exercícios

Cite quais são as principais funções do estômago.

O estômago cumpre essencialmente as seguintes tarefas:

  1. Armazenamento temporário de alimentos com liberação em porções através do piloro para o duodeno
  2. Preparação de alimentos por desnaturação , trituração e digestão parcial de proteínas e gorduras
  3. Morte de patógenos pelo ácido clorídrico
  4. Formação do fator intrínseco para a absorção de cobalamina.

Assuntos relacionados

Referências bibliográficas

PIRES, Allison José et al. Fisiologia gastrointestinal. 2019.

TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo Humano-: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. Artmed Editora, 2016.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo