MicrobiologiaAulasSaúdeVirologia

Principais doenças causadas por vírus – Resumo

Veja aqui as principais viroses que infectam os seres humanos

Principais doenças causadas por vírus. Os vírus são pequenas estruturas que guardam em seu interior um tipo de material genético (DNA ou RNA) que estão rodeados por uma camada de proteína.

Alguns vírus também possuem capsula proteica. Eles são incapazes de reproduzir por conta própria. Os vírus dependem de outros organismos (hospedeiros) para sua própria sobrevivência. Veja um vídeo logo abaixo e depois continue a leitura.

Os vírus têm uma péssima reputação, mas também desempenham muitas funções importantes para humanos, plantas, animais e o meio ambiente. Por exemplo, alguns vírus protegem o hospedeiro contra outras infecções.

Os vírus também participam do processo de evolução através da transferência de genes entre diferentes espécies. Na pesquisa biomédica, cientistas usam vírus para inserir novos genes nas células.

Quando a maioria das pessoas ouve a palavra “vírus”, eles pensam em vírus causadores de doenças (patogênicos) como o resfriado comum , a gripe, a varicela, o vírus da imunodeficiência humana ( HIV ) e outros.

Os vírus podem afetar muitas áreas do corpo, incluindo os sistemas reprodutivo, respiratório e gastrointestinal. Eles também podem afetar o fígado, cérebro e pele. Várias pesquisas revelam que os vírus também estão envolvidos em muitos tipos de câncer.

As principais doenças causadas por vírus são:

  • Gripe
  • AIDS.
  • Dengue.
  • Sarampo,
  • Catapora
  • Raiva
  • Febre Amarela.
  • Hepatite A

O que é uma infecção viral?

Uma infecção viral é uma proliferação de um vírus prejudicial dentro do corpo. Os vírus não podem se reproduzir sem a assistência de um hospedeiro.

Os vírus infectam um hospedeiro, introduzindo seu material genético nas células e sequestrando a maquinaria interna da célula para produzir mais partículas virais.

Com uma infecção viral ativa, um vírus faz cópias de si mesmo e explode a célula hospedeira (matando) para libertar as partículas de vírus recém-formadas.

Em outros casos, partículas de vírus “brotam” a partir da célula hospedeira durante um período de tempo antes de matar a célula hospedeira. De qualquer forma, novas partículas de vírus estão livres para infectar outras células.

Essas partículas livres de vírus com a capacidade de infectar outras células, recebe o nome de virion.

Os sintomas de doenças virais ocorrem como resultado de danos celulares, destruição de tecido e resposta imune associada.

Certos vírus – como os que causam varicela e feridas – podem estar inativos ou “latentes” após a infecção inicial. Por exemplo, você pode ter uma febre, mal estar e logo depois estar aparentemente curado. O vírus varicela permanece em suas células em estado latente.

Em uma data posterior, um gatilho, como estresse, luz solar ou outra coisa, pode reativar o vírus e levar a novos sintomas. O vírus faz mais cópias de si mesmo, libera novas partículas de vírus e mata mais células hospedeiras.

principais doenças causadas por vírus

Recentemente o mundo viu uma pandemia do vírus Ebola. Isso só para você ter uma noção do perigo que esse tipo de estrutura pode causar.

O Ebola é uma febre hemorrágica incurável até o momento, porém um estudo publicado na revista Cell Host & Microbe existe uma nova perspectiva no tratamento dessa doença, possibilitando a identificação de casos mais graves e no futuro, no desenvolvimento de vacinas e remédios específicos para o tratamento do Ebola.

Transmissão de um vírus

Os vírus podem ser transmitidos de diversas maneiras.

Alguns vírus podem se espalhar através do toque, da saliva ou mesmo do ar. Outros vírus podem ser transmitidos por contato sexual ou compartilhando agulhas contaminadas.

Insetos, incluindo carrapatos e mosquitos, podem atuar como “vetores”, transmitindo um vírus de um hospedeiro para outro.

Os alimentos e a água contaminados são outras fontes potenciais de infecção viral.

Infecções Virais Respiratórias

As infecções virais respiratórias afetam os pulmões, os narizes e a garganta. Estes vírus são mais comumente espalhados por inalação de gotículas contendo partículas de vírus. Exemplos incluem:

  • O rinovírus é o vírus que mais frequentemente causa o resfriado comum, mas existem mais de 200 vírus diferentes que podem causar resfriados. Sintomas de frio como tosse, espirros, dor de cabeça leve e dor de garganta normalmente duram até 2 semanas.
  • A gripe é uma doença que afeta cerca de 5% a 20% da população nos Estados Unidos a cada ano. Mais de 200 mil pessoas por ano são hospitalizadas anualmente nos EUA devido a complicações da gripe. Os sintomas da gripe são mais graves do que os sintomas do resfriado e muitas vezes incluem dores no corpo e fadiga severa. A gripe também tende a aparecer mais de repente do que um resfriado.
  • O Vírus Sincicial Respiratório é uma infecção que pode causar infecções respiratórias superiores (como resfriados) e infecções respiratórias inferiores (como pneumonia e bronquiolite). Pode ser muito grave em lactentes, crianças pequenas e adultos idosos.

A lavagem frequente das mãos, que cobre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, e evitar o contato com indivíduos infectados pode reduzir a propagação de infecções respiratórias. Desinfetar superfícies duras e não tocar os olhos, nariz e boca também pode ajudar a reduzir a transmissão.

Doenças causadas por vírus na pele

As infecções virais da pele podem variar de leve a grave e muitas vezes produzem uma erupção cutânea. Exemplos de infecções virais da pele incluem:

  • Molluscum contagiosum provoca pequenos choques de cor carne com maior frequência em crianças de 1 a 10 anos de idade; No entanto, pessoas de qualquer idade podem adquirir o vírus. Os solavancos geralmente desaparecem sem tratamento, geralmente em 6 a 12 meses.
  • O vírus Herpes simplex-1 (HSV-1) é o vírus comum que causa feridas. É transmitido através da saliva, beijando, compartilhando comida ou bebida com um indivíduo infectado. Às vezes, HSV-1 causa herpes genital. Estima-se que 85% das pessoas nos EUA tenham HSV-1 no momento em que estiverem na década de 60.
  • O vírus da varicela-zoster (VZV ) provoca coceiras, exaustão de bolhas, fadiga e febre alta característicos da varicela. A vacina contra a varicela é 98% eficaz na prevenção da infecção. As pessoas que tiveram varicela (ou em casos extremamente raros, pessoas que receberam a vacina contra varicela) estão em risco de desenvolver telhas, uma doença causada pelo mesmo vírus. As telhas podem ocorrer em qualquer idade, mas ocorrem mais frequentemente em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

A melhor maneira de evitar infecções virais da pele é evitar contato pele a pele (especialmente áreas com erupção cutânea ou feridas) com um indivíduo infectado.

Algumas infecções virais da pele, como o vírus da varicela-zoster, também são transmitidas por via aérea. Duches comuns, piscinas e toalhas contaminadas também podem abranger certos vírus.

Infecções virais alimentares

Os vírus são uma das causas mais comuns de intoxicação alimentar. Os sintomas dessas infecções variam de acordo com o vírus envolvido.

  • A hepatite A é um vírus que afeta o fígado por algumas semanas até vários meses. Os sintomas podem incluir pele amarela, náuseas, diarreia e vômitos. Até 15% dos indivíduos infectados experimentam doença recorrente dentro de 6 meses após a infecção.
  • O norovírus foi relatado como responsável por surtos de doenças gastrointestinais graves que ocorrem em navios de cruzeiro, mas causa doenças em muitas situações e locais. Cerca de 20 milhões de pessoas nos EUA ficam doentes desses vírus altamente contagiosos todos os anos.
  • O rotavírus causa diarreia grave e aquosa que pode levar à desidratação. Qualquer um pode obter rotavírus, mas a doença ocorre mais frequentemente em bebês e crianças pequenas.

Rotavírus e norovírus são responsáveis ​​por muitos (mas não por todos) casos de gastroenterite viral, que causa inflamação do estômago e intestino.

As pessoas podem usar os termos “vírus do estômago” ou “gripe estomacal” para se referir a gastroenterite viral, que causa náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal.

Não é agradável pensar sobre isso, mas as doenças virais transmitidas por alimentos são transmitidas através da via fecal-oral. Isso significa que uma pessoa recebe o vírus ingerindo partículas de vírus que foram derramadas através das fezes de uma pessoa infectada.

Alguém com este tipo de vírus que não lava as mãos após usar o banheiro pode transferir o vírus para outros, apertando as mãos, preparando alimentos ou tocando superfícies duras. A água contaminada é outra fonte potencial de infecção.

Infecções Virais Transmissíveis

Infecções virais de transmissão sexual espalhadas através do contato com fluidos corporais. Algumas são doenças sexualmente transmitíveis também podem ser transmitidas através do sangue.

  • O vírus do papiloma humano (HPV) é a infecção sexual mais comum nos Estados Unidos. Existem muitos tipos diferentes de HPV. Alguns causam verrugas genitais, enquanto outros aumentam o risco de câncer cervical. A vacinação pode proteger contra câncer – causando cepas de HPV.
  • A hepatite B é um vírus que causa inflamação no fígado. É transmitida através de sangue contaminado e fluidos corporais. Algumas pessoas com o vírus não apresentam sintomas, enquanto outras sentem que têm gripe. A vacina contra a hepatite B é mais de 90% efetiva na prevenção da infecção.
  • O herpes genital é uma infecção comum transmitida sexualmente por vírus herpes simplex-2 (HSV-2). O vírus Herpes simplex-1 (HSV-1), o vírus responsável pelas feridas, também pode às vezes causar herpes genital. Não há cura para o herpes genital. As feridas dolorosas geralmente se repetem durante os surtos. Os medicamentos antivirais podem diminuir o número e o comprimento dos surtos.
  • O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é um vírus que afeta certos tipos de células T do sistema imunológico. A progressão da infecção diminui a capacidade do organismo de combater doenças e infecções, levando à síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS). O HIV é transmitido ao entrar em contato com o sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infectada.

As pessoas podem reduzir o risco de contrair uma infecção viral sexualmente transmissível ao abster-se de ter relações sexuais ou apenas ter relações sexuais enquanto estiverem em relação monógama com alguém que não possui uma infecção sexualmente transmissível.

Usar um preservativo diminui, mas não elimina inteiramente, o risco de adquirir uma infecção sexualmente transmissível. Minimizar o número de parceiros sexuais e evitar o uso de drogas intravenosas são outras formas de reduzir o risco de adquirir infecções virais transmitidas sexualmente e transmitidas pelo sangue.

Outras doenças causadas por vírus

Os vírus são abundantes no mundo e causam muitas outras infecções que variam de leve a fatal.

  • O vírus Epstein-Barr (EBV) é um tipo de vírus herpes associado a febre, fadiga, gânglios linfáticos inflamados e um bazo alargado. EBV é um vírus muito comum que causa a mononucleose (“mono”). Mais de 90% dos adultos foram infectados com esta “doença de beijo” que é espalhada principalmente através da saliva.
  • O vírus do Nilo Ocidental (WNV) é um vírus que é mais comumente transmitido por mosquitos infectados. A maioria das pessoas (70% a 80%) com WNV não possui sintomas, enquanto outros desenvolvem febre, dor de cabeça e outros sintomas. Menos de 1% das pessoas com WNV desenvolvem inflamação do cérebro (encefalite) ou inflamação do tecido que envolve o cérebro e a medula espinhal (meningite).
  • A meningite viral é uma inflamação do revestimento do cérebro e da medula espinhal que causa dor de cabeça, febre, pescoço rígido e outros sintomas. Muitos vírus podem causar meningite viral, mas um grupo de vírus chamados enterovírus são mais frequentemente culpados.

Por quanto tempo as infecções virais são contagiosas?

A contágios refere-se à capacidade de um vírus ser transmitido de uma pessoa (ou host) para outra. As infecções virais são contagiosas por diferentes períodos de tempo dependendo do vírus.

Um período de incubação refere-se ao tempo entre a exposição a um vírus (ou outro patógeno) e ao surgimento de sintomas. O período contagioso de um vírus não é necessariamente o mesmo que o período de incubação.

Bactéria contra Vírus

Os vírus e bactérias são dois tipos de partículas potencialmente causadoras de doenças (patogênicas). Os vírus são muito menores que as bactérias e não podem se reproduzir sem a assistência de um hospedeiro. Veja a estrutura de um vírus na imagem abaixo.

Anatomia viral

As bactérias são capazes de se reproduzir por conta própria.

Os sintomas de doenças virais e bacterianas às vezes são semelhantes. Um médico pode determinar a causa subjacente de uma doença com base nos sintomas do paciente e outros fatores.

Testes de laboratório podem ajudar a esclarecer se uma doença é devida a um vírus, bactéria ou outro agente infeccioso ou processo de doença.

Medicamentos antivirais e outros tratamentos

Muitas infecções virais resolvem por conta própria sem tratamento. Outras vezes, o tratamento das infecções virais concentra-se no alívio dos sintomas, não combate o vírus.

Por exemplo, o medicamento contra o frio ajuda a aliviar a dor e o congestionamento associados ao resfriado, mas não age diretamente no vírus frio.

Existem alguns medicamentos que funcionam diretamente em vírus. Estes são chamados de medicamentos antivirais. Eles funcionam inibindo a produção de partículas de vírus.

Alguns interferem na produção de DNA viral. Outros impedem que vírus entrem nas células hospedeiras.

Existem outras maneiras pelas quais esses medicamentos funcionam.

Em geral, os medicamentos antivirais são mais eficazes quando são tomados no início do curso de uma infecção viral inicial ou um surto recorrente.

Diferentes tipos de medicamentos antivirais podem ser utilizados para tratar a varicela, as telhas, o herpes simplex virus-1 (HSV-1), o vírus herpes simplex-2 (HSV-2), o HIV, a hepatite B, a hepatite C e a gripe.

Vírus e câncer

Hoje em dia já se sabe que alguns tipos de câncer estão as doenças causadas por vírus.

Os vírus se inserem no DNA das células hospedeiras para produzir mais partículas de vírus. O câncer é uma doença que ocorre como resultado de mutações ou alterações no DNA.

Como os vírus afetam o DNA das células hospedeiras, os vírus são conhecidos por contribuir com vários tipos diferentes de câncer. Os vírus conhecidos por aumentar o risco de câncer incluem:

  • Vírus de Epstein-Barr (EBV) para câncer nasofaríngeo, linfoma deBurkitt , linfoma de Hodgkin e câncer de estômago
  • Hepatite B e hepatite C para câncer de fígado
  • Vírus da imunodeficiência humana (HIV) para o sarcoma de Kaposi, câncer cervical invasivo , linfomas e outros tipos de câncer
  • Vírus T-linfotrófico humano-1 (HTLV-1) para leucemia / linfoma de células T (ATL)
  • Vírus do papiloma humano (HPV) para câncer cervical
  • O poliemavírus de células Merkel (MCV) para um câncer de peleraro chamado carcinoma de células de Merkel

Como prevenir

As vacinas podem reduzir o risco de adquirir algumas doenças virais. As vacinas estão disponíveis para ajudar a proteger contra a gripe, hepatite A, hepatite B, varicela, herpes zoster (cebras), cepas causadoras de câncer de papilomavírus humano (HPV), sarampo / caxumba / rubéola (MMR), poliomielite, raiva, rotavírus, e outros vírus.

As vacinas variam em eficácia e no número de doses necessárias para conferir proteção. Algumas vacinas requerem tiros de reforço para manter a imunidade.

Leitura sugerida

Referências da matéria principais doenças causadas por vírus – resumo

A aula Principais doenças causadas por vírus foi revisada pela última vez em 16 de janeiro de 2021.

Artigos relacionados

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo