Saúde

Puberdade masculina – desenvolvimento, ginecomastia e comportamento

Durante a puberdade masculina ocorrem várias mudanças com o corpo dos meninos. Crescimento e desenvolvimento dos músculos, o aparecimento dos pelos, do pomo de adão, são algumas mudanças físicas também irão acontecer várias mudanças psicológicas.

Mudanças essas devido a uma elevação de produção dos hormônios masculinos. Veja uma vídeo-aula e depois continue com a leitura.

Na puberdade masculina, os hormônios produzidos pela hipófise estimulam os testículos, as glândulas do sistema genital masculino, a produzir hormônios sexuais, principalmente a testosterona. Esse hormônio é o responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias masculinas, como:

  • alargamento dos ombros e do tórax;
  • surgimento de pelos em várias regiões do corpo, como nas axilas, no peito, nos braços, nas pernas, na região pubiana e no rosto;
  • desenvolvimento do pênis e dos testículos.

É na puberdade que o menino começa a produzir e liberar o sêmen (ou esperma). O sêmen é uma mistura de líquidos e espermatozoides (os gametas masculinos).

A eliminação do sêmen é chamada de ejaculação e pode ocorrer durante o ato sexual, na masturbação e também durante o sono (fenômeno chamado de polução noturna).

Da mesma maneira que nas meninas, as glândulas sudoríparas e sebáceas ficam mais ativas na puberdade, aumentando a sudorese e a oleosidade da pele, com o frequente surgimento de cravos e espinhas.

Outra mudança que ocorre nos meninos nesse período é o engrossamento das cordas vocais, tornando a voz mais grave. Como o processo é gradual, é comum os meninos dessa faixa etária, ao falar, emitirem alguns sons mais agudos de forma involuntária.

Veja também:  

GINECOMASTIA

As alterações hormonais que ocorrem durante a puberdade nos garotos podem causar o desenvolvimento das mamas. O acúmulo de gordura localizada, o consumo de álcool em excesso, drogas ou certos tipos de medicamento também podem causar essa disfunção.

Puberdade masculina – desenvolvimento, ginecomastia e comportamento
ProloSozz (ProloSozz (talk)), CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Chamado de ginecomastia, termo que significa “mamas com aspecto feminino”, o desenvolvimento acentuado das mamas acontece em aproximadamente 40% a 60% dos homens.

Muitos garotos se sentem tão incomodados com a aparência de suas mamas que podem deixar de praticar atividades esportivas – como natação – ou atividades de lazer, como ir à praia. Até um jogo de futebol dos “com camiseta” contra os “sem camiseta” pode ser motivo de vergonha.

Entretanto, na maioria dos casos, não há motivos para preocupação. Além de muito comum na população masculina, o aumento das mamas é geralmente temporário e não interfere na virilidade.

Na maior parte dos casos, o crescimento do corpo e a maior produção de testosterona são responsáveis pela regressão natural das mamas.

Dá uma olhada aqui em uma aula sobre os órgãos sexuais masculinos.

Que tal publicar um artigo, um post, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? O que você acha disso?

Se você encontrou algo indevido nos textos e nas imagens que recebemos, por favor deixe nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Resumo da aula Puberdade masculina – desenvolvimento, ginecomastia e comportamento

  • Na puberdade ocorrem várias mudanças psicológicas e químicas
  • há um aumento na produção dos hormônios masculinos
  • a ginecomastia, crescimento  das mamas, pode ser acontecer com alguns garotos

Sabia que tem muita gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a biologia, ciências ou educação? Envie seu texto, artigos, imagens pra ser publicado aqui? Entre em contato.

Se encontrar algo indevido nos textos, vídeos e imagens que recebemos, por favor, deixe nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo