AulasFisiologia

O que é Suco Gástrico: função, como é produzido

Entenda a importância e onde o suco gástrico é encontrado

O suco gástrico ou ácido gástrico é geralmente mencionado em um contexto negativo, por exemplo, quando a azia é causada por muito ácido estomacal, que então sobe no esôfago.

Isso se reflete, por exemplo, na frase “Isso me irrita”. Mas o suco gástrico tem um número surpreendente de propriedades positivas e é essencial para o nosso organismo e para nosso sistema digestório.

O que é suco gástrico

O suco gástrico é uma solução ácida presente no estômago fundamental da digestão de proteínas. É o responsável por quebrar as proteínas em pedaços menores chamados aminoácidos. é Composto principalmente por água, ácido clorídrico e enzimas digestivas como o pepsinogênio.

Mastigar por si só não é suficiente para quebrar os alimentos suficientemente. É por isso que existe o suco gástrico: ele divide as proteínas contidas nele até que o chamado quimo se forme e assim, as enzimas digestivas podem então atacar de maneira ideal.

Mas e se for produzido muito ácido estomacal? Um estômago excessivamente ácido pode ter muitas causas.

Qual a função do suco gástrico

As duas funções mais importantes são tornar os patógenos inofensivos e digerir os alimentos. Nós ingerimos inúmeros germes através dos alimentos que podem prejudicar nosso corpo e, portanto, nossa saúde. O ácido estomacal garante que esses patógenos sejam mortos e não possam causar nenhum dano.

No entanto, a principal função do ácido gástrico é a digestão: o valor do pH ácido cria um ambiente no qual as enzimas digestivas contidas podem quebrar as proteínas contidas nos alimentos e torná-las utilizáveis ​​​​pelo corpo.

Do que é feito o suco gástrico – composição

O suco gástrico, o fluido digestivo do estômago, é composto de muitos componentes diferentes:

  • Ácido estomacal (ácido clorídrico)
  • pepsinogênio (ou pepsina após ativação pelo ácido gástrico)
  • mucinas
  • Fator intrínseco (importante para a absorção da vitamina B 12)
  • água

Quando o alimento mastigado chega ao estômago, ele já foi significativamente fragmentado e misturado à saliva, mas isso não é suficiente para o aproveitamento ideal de seus componentes.

É por isso que existe o ácido estomacal:  O pH do suco gástrico está em torno de 2 a 4, em estado vazio entre 1 e 1,5.

Onde é produzido o suco gástrico

O suco gástrico é formado pela mucosa gástrica e secretado no estômago. O corpo humano produz até 3 litros desse líquido por dia. Contém, entre outras coisas, água, ácido clorídrico e várias enzimas.

O valor do pH do suco gástrico está entre 1,0 e 1,5 – é extremamente ácido, daí o termo “ácido” gástrico. É tão eficaz que o estômago se digeriria se não estivesse protegido por uma camada protetora de muco (mucina).

Isso é feito por diferentes células da mucosa gástrica. Além disso, o bicarbonato também é formado pelas células da membrana mucosa superficial, o que pode enfraquecer o ácido gástrico.

Atividades e exercícios

1 – Como que se forma o ácido gástrico?

O ácido gástrico é produzido pelas células parietais da mucosa gástrica. Normalmente, o corpo produz tanto ácido gástrico quanto necessário para digerir o alimento ingerido.

Leitura sugerida

Referências Bibliográficas

TEIXEIRA, Daniel A. Fisiologia humana. Núcleo de Investigação Científica e Extensão. Minas Gerais, p. 36-43, 2021.

DE LIMA SILVA, Geilza Carla. ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

GOERSCH, Maria Clara da Silva. Fisiologia digestiva: hormônios e enzimas envolvidas. 2022.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo