Home » Estudar

Estudar

Matriz energética brasileira e reservas energéticas

Em todos os processos de geração de energia no planeta Terra percebe-se a importância do Sol. A sua existência é condição para que se tenha energia. Considerando que o tempo previsto pelos cientistas para a existência do Sol é de cerca de 4,5 bilhões de anos, pode-se dizer que não faltará energia para as próximas gerações. No entanto, não se …

Continue lendo »

A importância do solo e a agricultura

A importância do solo e a agricultura

As plantas precisam de gás carbônico, água, clorofila e energia do Sol para fazer a fotossíntese, processo fundamental para a produção de glicose. A glicose é a matéria-prima essencial para a produção de energia. Entretanto, as plantas precisam de outros nutrientes para se desenvolver, que geralmente são retirados do solo ou da água, na qual eles se encontram. Os agricultores …

Continue lendo »

degradação do solo – erosão, desertificação, queimadas e desmatamentos

degradacao-do-solo

FORMAS DE AGRESSÃO AO AMBIENTE Os seres humanos podem atuar, direta ou indiretamente, em ações que incluem poluição dos rios, lagos e mares, contaminação de aquíferos, extinção de espécies, aquecimento global, poluição do ar, produção de lixo, desperdício de recursos como energia elétrica, alimentos, água, minérios etc. As formas de agressão ao ambiente, infelizmente, não param por aí. Causas naturais …

Continue lendo »

Lixo – classificação, destino e tipos de resíduos sólidos

Aterro incineração lixão

Lixo: um problema SOCIOAMBIENTAL O QUE É LIXO Durante muito tempo, o ser humano viveu da caça, da pesca e da coleta de vegetais. Os restos de materiais consumidos pelas comunidades humanas e por outros seres vivos eram incorporados pela natureza, não ocorrendo a geração do que chamamos hoje de lixo. Nesse estágio da civilização, podemos dizer que o homem vivia …

Continue lendo »

Estados físicos da água – sólido, líquido e gasoso

Geleiras, icebergs - solido liquido gasoso

De toda a água existente no planeta Terra, apenas uma pequena parte pode ser utilizada para o consumo humano. A maior da água é salgada. E em relação a água doce  a maior parte se encontra nas geleiras, ou seja, no estado sólido. Veja o vídeo e o slide e depois continue coma leitura. A vida na Terra da forma …

Continue lendo »

Ciclo da água na natureza – fases e processos do ciclo da água

Ciclo-da-água-na-natureza---fases-e-processos-do-ciclo-da-água

Quando você olha uma paisagem como esta, pode se perguntar: “De onde vem tanta água?’’. A resposta para essa pergunta é fácil: vem dos rios. Porém, ela pode levar a outra pergunta: “De onde vem a água dos rios?”. Agora ficou mais difícil, não? Você pode pensar, ainda, “para onde vai toda essa água?”. Essa é fácil: vai para o …

Continue lendo »

Água: o solvente universal

Mistura solvente soluto

Você já deve ter aberto uma garrafa de água mineral gaseificada ou de refrigerante e observado a formação de bolhas. Essas bolhas indicam a liberação de um gás que estava dissolvido na água – o gás carbônico. Ao ler o rótulo, que indica a composição dessas bebidas, você verá que, além do gás, existem várias outras substâncias dissolvidas na água. …

Continue lendo »

Doenças causadas pela água contaminada

A fotografia mostra um dos graves problemas sociais que afeta milhões de brasileiros: a falta de saneamento básico. Inúmeras doenças são causadas pela água contaminada por dejetos humanos e de outros animais. Você saberia citar algumas delas? Já teve ou conhece alguém que contraiu alguma doença relacionada à água contaminada? Quais são os principais seres vivos que vivem nesse ambiente …

Continue lendo »

Relações Harmônicas

Podemos dividir as relações harmônicas basicamente em duas: intraespecíficas: quando os indivíduos pertencem à mesma espécie; interespecíficas: quando os indivíduos pertencem a espécies diferentes. Relações harmônicas entre indivíduos de espécies diferentes Dentre as interações harmônicas, em que não ocorre prejuízo para nenhum dos participantes, vamos conhecer agora aquelas em que os organismos envolvidos são de espécies diferentes: mutualismo, protocooperação, comensalismo, inquilinismo e …

Continue lendo »

ADOLESCÊNCIA, PUBERDADE E SEXUALIDADE

A partir de determinada idade, o ser humano começa a sofrer transformações físicas, acompanhadas de mudanças no comportamento e nos interesses pessoais. Esse conjunto de mudanças físicas e psicológicas faz parte de um processo natural de desenvolvimento no qual se deixa de ser criança para tornar-se adulto: é a adolescência. Pense e liste algumas mudanças que ocorrem no corpo de …

Continue lendo »
Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
INSCREVER-SE
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
Curta nossa página no facebook!
 

Compartilhe isso com um amigo