Virologia

  • IST - Infecções sexualmente transmissíveis: o que são, fotos

    IST – Infecções sexualmente transmissíveis: o que são, fotos

    As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são causadas por vários tipos de agentes etiológicos, virais ou não. Embora a via principal de transmissão dessas infecções seja sexual, algumas IST também podem ser transmitidas através da placenta, seja durante a gravidez, seja durante o parto (caso da sífilis congênita, por exemplo). Essas situações podem provocar a interrupção espontânea da gravidez ou causar…

    Leia mais
  • Veja aqui as principais viroses que infectam os seres humanos

    O que é capsídeo viral: função, estrutura do cápside

    O capsídeo viral é a estrutura responsável por proteger o genoma do vírus. Além disso, o capsídeo tem como função o transporte desse genoma para o interior da célula hospedeira.

    Leia mais
  • Veja as características, semelhanças e diferenças do ciclo lisogênico e ciclo lítico

    O que é Ciclo Lisogênico – Etapas, características

    O ciclo lisogênico é um método pelo qual um vírus pode replicar seu material genético usando uma célula hospedeira. Ao infectar a célula. O DNA viral é colado ao DNA celular. Quando essa célula replicar o seu DNA, estará também replicando o DNA viral. Essa é a essência do ciclo lisogênico. Normalmente, os vírus podem sofrer dois tipos de replicação…

    Leia mais
  • Características e estruturas dos virions

    O que é envelope viral: função, estrutura da capsula viral

    Envelope viral é uma estrutura encontrada em alguns tipos de vírus animais. Pode ser formada quando um vírus brota de uma célula hospedeira.

    Leia mais
  • Entenda com um vírus consegue passar para o interior de uma célula hospedeira

    O que é penetração viral

    Quando vírus passa da membrana celular e está de fato no interior da célula dizemos que ocorreu a penetração viral. Ocorre logo depois da adsorção.

    Leia mais
  • Entenda como um vírus se liga a célula para começar a infecção

    O que é adsorção viral

    Adsorção viral é a primeira fase da invasão da célula hospedeira. Um proteína presente no vírus consegue se ligar a uma estrutura presente na membrana celular da célula hospedeira.

    Leia mais
  • Vírus bacteriófagos: estrutura, ciclo de vida, características

    O que é Bacteriófago

    Bacteriófagos são vírus que infectam bactérias. São parasitas intracelulares obrigatórios e são um dos vírus mais estudados para entender o comportamento, estrutura e composição dos vírus.

    Leia mais
  • Principais formas e partículas virais.

    Quais são as principais Estruturas Virais

    Todos os vírus são compostos de certas estruturas que vão dar a sua forma. Capsídeo, genoma e envelope viral são algumas dessas estruturas. Veja aqui tudo que você precisa saber sobre as estruturas virais.

    Leia mais
  • Vírus Estrutura e função do capsômero

    O que são Capsômeros

    Capsômeros são uma das estruturas fundamentais dos vírus. São pequenos blocos proteicos que se unem para formar o capsídeo. Veja mais detalhes dessa estrutura viral

    Leia mais
  • Características e estruturas dos virions

    O que é nucleocapsídeo

    Nucleocapsídeo é a estrutura fundamental do vírus. Todos os vírus tem em comum essa estrutura. É o conjunto de capsídeo e o genoma viral.

    Leia mais
Botão Voltar ao topo