Fisiologia

  • O reto é uma das porçoes do intestino grosso. Entenda mais sobre essa parte do intestino

    Reto: anatomia, função

    O reto é uma parte do intestino grosso que muitas vezes é vista como um vilão pela sua função de eliminação de resíduos do corpo humano. Mas o que muita gente não sabe é que essa é uma parte fundamental do nosso sistema digestório, e sem ele a digestão dos alimentos não seria completa. Tem cerca de 15 centímetros de…

    Leia mais
  • cólon, anatomia, função

    Cólon: o que é, anatomia, função, onde fica

    O cólon humano é responsável pela absorção de nutrientes e eliminação de resíduos, além de abrigar microrganismos importantes para a saúde. Com comprimento médio de 1,5 a 1,8 metros, o cólon possui dobras e vilosidades que aumentam a área de absorção. É fundamental cuidar da saúde do cólon e realizar exames preventivos para detectar possíveis doenças, como o câncer colorretal…

    Leia mais
  • Apêndice: onde fica, o que é, função, anatomia

    O apêndice é um órgão vestigial que se localiza no intestino grosso. Sua função é pouco desenvolvida no corpo humano atual, mas pode ter um papel importante no sistema imunológico. A posição mais comum do apêndice é no quadrante inferior direito do abdômen.

    Leia mais
  • O ceco é uma das partes do intestino grosso. Entenda sua importância

    Ceco: o que é, anatomia, função

    O ceco é uma parte do intestino grosso que absorve água e eletrólitos dos alimentos e armazena resíduos antes da eliminação. Localizado no lado direito do abdômen, tem formato de saco com aberturas no topo e na parte inferior (válvula ileocecal). Contém bactérias benéficas que ajudam na digestão e produzem ácidos graxos de cadeia curta.

    Leia mais
  • Intestino Grosso: função, anatomia, histologia

    Você já parou para pensar que o nosso intestino grosso é tão longo quanto um carro popular? Isso mesmo, em média ele tem cerca de 1,5 metro de comprimento! Mas não se preocupe, ele fica acomodado dentro do nosso abdômen, de forma que não precisamos nos preocupar em arrumar espaço para ele na garagem. É uma parte muito importante do…

    Leia mais
  • Como acontece o processo de digestão, seus principais tipos e importância

    Digestão: o que é, como acontece, função

    A digestão é o processo de quebrar os alimentos em partes tão pequenas que nosso corpo pode absorver para serem utilizados em nossas células. O corpo precisa de matérias-primas para crescer e reparar lesões. E ele precisa de energia. A comida fornece ambos. Nosso sistema digestório não pode fazer nada com o que comemos no início. A comida deve ser…

    Leia mais
  • Como acontece o processo de digestão, seus principais tipos e importância

    Suco Entérico: o que é, função

    O suco entérico é um conjunto de enzimas digestivas produzidas e secretadas no intestino delgado por suas  células mucosas. Essa secreção tem enzimas que vão agir na digestão dos nutrientes como proteínas, carboidratos e lipídios. A seção do intestino onde é produzida é o duodeno. Entre as enzimas digestivas presentes no suco entérico podemos citar: aminopeptidase, carboxipeptidase, enteroquinase, dipeptidase, sacarase, maltase…

    Leia mais
  • Jejuno: função anatomia - O que é

    Jejuno: função anatomia – O que é

    O jejuno é uma das três seções do intestino delgado e entre suas principais funções estão a absorção de nutrientes e produção de hormônios. Ele se conecta o duodeno ao íleo. Tem até dois metros de comprimento em um ser humano adulto. Compõe cerca de 2 ⁄ 5 do intestino delgado em humanos e é a segunda mais longa das…

    Leia mais
  • Entenda como funciona uma das partes do intestino delgado

    Íleo: anatomia, função – o que é

    O íleo é a região terminal do intestino delgado e está localizado ao nível da terceira e última parte do intestino delgado. É precedido pelo jejuno e continua com o ceco que corresponde à primeira parte do cólon. Pertencente ao sistema digestório, o íleo está localizado ao nível da terceira e última parte do intestino delgado. Geralmente mede quase 4…

    Leia mais
  • O que é Bile: função, pra que serve, composição

    A bile é um líquido amarelo esverdeado secretado pelo fígado que desempenha um papel fundamental na digestão das gorduras. Produzido continuamente, é armazenado na vesícula biliar ou descarregado diretamente no trato digestivo. É produzido pelas células que compõem o fígado, os hepatócitos, essenciais para a digestão dos alimentos e a desintoxicação do nosso corpo É nos canais que o transportam…

    Leia mais
Botão Voltar ao topo