AnatomiaAulasFisiologia

Íleo: anatomia, função – o que é

Entenda como funciona uma das partes do intestino delgado

O íleo é a região terminal do intestino delgado e está localizado ao nível da terceira e última parte do intestino delgado. É precedido pelo jejuno e continua com o ceco que corresponde à primeira parte do cólon.

Pertencente ao sistema digestório, o íleo está localizado ao nível da terceira e última parte do intestino delgado.

Geralmente mede quase 4 metros de comprimento e seu diâmetro é menor que o do jejuno. Composto por placas de Peyer localizadas sob a mucosa intestinal, a função do íleo é garantir a absorção de nutrientes como potássio, sódio, água, sais biliares e vitamina B12

Compõe os últimos 60% do comprimento total do intestino delgado. Nessa parte do intestino delgado, as vilosidades e pregas típicas do jejuno desaparecem gradualmente.

Em vez disso, há acúmulos aumentados de folículos linfáticos, que estão localizados na parede intestinal oposta à fixação mesentérica e são referidos como placas de Peyer.

Localização

O íleo está localizado na cavidade abdominal e é a porção terminal do intestino delgado. é aquela parte  que segue logo após o jejuno sem que se possa traçar um limite preciso aqui e, finalmente, termina com a válvula ileocecal, que se abre em o intestino grosso . É, portanto, a terceira seção do intestino delgado.

Função do íleo

Como o resto do intestino delgado, a função do íleo está envolvida na absorção de nutrientes, embora em menor grau. Substâncias que não podem ser absorvidas no duodeno e jejuno são absorvidas no íleo: eletrólitos , vitaminas e outros micronutrientes.

O íleo terminal (os últimos 10 a 15 centímetros do íleo) também reabsorve os ácidos biliares produzidos pelo fígado e empacotados na bile e liberados no duodeno para a digestão das gorduras.

Após a reabsorção dos ácidos biliares, eles retornam ao fígado através do sangue (circulação entero-hepática). Além disso, a cobalamina ( vitamina B12 ) é absorvida dos alimentos no íleo terminal.

O íleo também absorve grande parte da água ingerida com os alimentos, bem como todas as secreções digestivas secretadas no estômago e no intestino delgado. O restante é absorvido no intestino grosso.

Anatomia do íleo

O íleo se une ao jejuno distalmente e tem um comprimento de cerca de três metros. Ele é suspenso pelos mesentérios do abdome e é suprido com sangue pelas artérias ileais da artéria mesentérica superior.

íleo se une ao jejuno distalmente e tem um comprimento de cerca de três metros

Não há uma linha divisória clara entre o íleo e o jejuno, mas sim uma transição contínua. As diferenças entre as duas seções intestinais não são muito perceptíveis.

Ele é ligeiramente mais pálido no aspecto e menor no diâmetro. Além disso, há um pouco mais de tecido adiposo no mesentério do íleo. No entanto, a diferença mais marcante são as abundantes placas de Peyer no íleo.

Histologia

Na preparação microscópica , o íleo mostra a estratificação de parede de cinco partes típica do trato intestinal. Dobras circulares planas e raras e numerosos folículos linfáticos secundários, as chamadas placas de Peyer, localizadas na base do mesentério, são particularmente características do íleo.

Resumo

O íleo é a última seção do intestino delgado após o jejuno. Com um comprimento de cerca de três metros, compõe três quintos de todo o intestino delgado.

No íleo – como no resto do intestino delgado – ocorrem os processos digestivos e também a absorção de água e ácidos biliares.

Atividades e exercícios

1 – Quais são os principais nutrientes absorvidos pelo íleo?

Resposta: O íleo garante a absorção de água, eletrólitos, vitamina B12 e sais biliares. Em caso de remoção do jejuno, pode substituir este último.

2 – Onde está localizado o íleo?

Resposta: Última parte do intestino delgado que tem três: o duodeno (na saída do estômago), o jejuno e o íleo que está ligado ao cólon.

Assuntos relacionados

Sabia que tem muita gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a biologia, ciências ou educação? Envie seu texto, artigos, imagens pra ser publicado aqui? Entre em contato.

Se encontrar algo indevido nos textos, vídeos e imagens que recebemos, por favor, deixe nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências bibliográficas

TEIXEIRA, Daniel A. Fisiologia humana. Núcleo de Investigação Científica e Extensão. Minas Gerais, p. 36-43, 2021.

TEIXEIRA-SILVA, Flavia; BONJARDIM, Leonardo Rigoldi. SISTEMA DIGESTÓRIO.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo