AnatomiaAulasFisiologia

Dente: anatomia, função, tipos

Entenda a importância dos dentes e os seus diferentes tipos

Os dentes adultos consistem em 16 dentes cada um no maxilar superior e inferior, totalizando um total de 32 dentes. Quatro tipos diferentes são distinguidos com base em sua função e posição na dentição. Existem quatro incisivos em cada mandíbula que seguram e mordem os alimentos.

Nossos dentes servem principalmente como ferramentas de mastigação. Você tem que morder, esmagar, moer e, assim, preparar os alimentos para ser  processado no sistema digestório.

Para que isso seja bem-sucedido, os dentes são naturalmente tão robustos que podem suportar as mais altas cargas de mastigação.

Ao mesmo tempo, eles reagem de forma sensível aos ataques ácidos de bactérias, que podem desencadear cáries e doenças periodontais. Uma olhada na anatomia dos dentes mostra como nossos dentes são “vivos” e sensíveis.

O que é dente

O dente – dens em latim – pertence juntamente com os ossos ao tecido duro do ser humano. Eles são usados ​​principalmente para triturar ou moer alimentos. Nos humanos, existem funções adicionais, como a formação de sons (especialmente o som S) e funções sociais.

Os dentes, portanto, desempenham um papel importante na vida de uma pessoa e, portanto, devem ser sempre bem cuidados.

Anatomia do dente

Cada dente consiste na coroa do dente, na parte inferior, na raiz do dente e é composto de várias camadas chamada de esmalte.

 

Coroa do dente

A coroa do dente natural é a parte livremente visível que não é coberta pelas gengivas. Se o dente ou as gengivas estiverem saudáveis, você poderá ver a coroa do dente. Se as gengivas retraem devido a doença, a parte inferior também se torna visível .

Esmalte

Todos os dentes humanos têm uma estrutura de três camadas. O esmalte dos dentes é a substância mais dura do corpo humano. Abaixo do esmalte está o osso do dente ou dentina.

A dentina envolve o nervo dentário. A camada mais interna é referida como polpa. É importante saber que uma vez que o esmalte do dente é destruído, ele se perde para sempre. Como a degradação do esmalte dentário por ácidos geralmente é indolor, isso só é reconhecido muito tarde.

Raiz do dente

Todo dente humano tem pelo menos uma raiz. A proporção de uma a no máximo duas raízes por dente aplica-se sobretudo aos incisivos, caninos e pequenos molares.

Molares grandes são considerados dentes multirradiculares que possuem até 4 canais radiculares. Os caninos são os dentes com as raízes mais longas.

Tipos de dentes

Na dentição humana, vários dentes diferentes são distinguidos:

  • Incisivos
  • Caninos
  • Molares
  • Siso

Incisivos Caninos Molares Siso

Dentes incisivos

Dentes da frente (Incisivos) – Os oito dentes da frente também são conhecidos como incisivos. O incisivo tem forma de pá ou cinzel e não possui superfície de mastigação.

Portanto, é usado principalmente para morder. A troca de incisivos ocorre a partir dos 6 anos de idade.

Dentes caninos

Caninos – Os grandes dentes da frente, muitas vezes pontiagudos, localizados entre os quatro incisivos e os primeiros molares são chamados de caninos devido à sua posição na dentição.

Dentes molares

Todos os molares pequenos e grandes também são conhecidos como dentes laterais. Existem os pré-molares, que também são chamados de dentes de pré-moagem, e os molares ou Dentes de ranger, que têm as maiores superfícies de mastigação para triturar alimentos.

Eles também são considerados os dentes mais fortes da dentição.

Dentes do siso

Os dentes do siso são molares localizados no final de uma fileira de dentes. Principalmente há quatro dentes do siso. O que é especial sobre os dentes do siso é que, ao contrário de todos os outros dentes, eles nascem tarde, geralmente entre as idades de 17 e 24 anos.

Para algumas pessoas, os dentes do siso nunca nascem e permanecem abaixo das gengivas por toda a vida.

Função dos dentes

Os dentes têm a função de esmagar todos os alimentos para que possam ser engolidos – misturados com saliva até virarem uma polpa.

Além disso, os dentes têm uma função importante para o formato da parte inferior da face e para a formação dos sons ao falar.

Quantos dentes tem a dentição humana?

Os humanos normalmente têm entre 28 e 32 dentes. A diferença de número se deve ao fato de algumas pessoas nascerem sem os dentes do siso.

A dentição humana é composta por 8 incisivos , 4 caninos e 20 molares , sendo 8 pré-molares e 12 molares . O termo molar vem do termo latino para mó (molaris), então já está claro que os molares com suas superfícies de mastigação são usados ​​principalmente para moer alimentos. Os incisivos e caninos são os principais responsáveis ​​por morder ou separar e, assim, quebrar partes dos alimentos.

Qual é o papel das gengivas para os dentes?

As gengivas e o são cruciais para segurar o dente. Como parte da mucosa oral, as gengivas cobrem o colo do dente e as bordas dos ossos alveolares como um colar.

Gengivas saudáveis ​​são de cor rosa claro. Geralmente não sangra quando tocado ou ao escovar os dentes.

A verificação sistemática das gengivas é importante para detectar doenças e inflamações na cavidade oral.

É por isso que as gengivas são examinadas durante cada visita ao dentista e também durante a limpeza profissional dos dentes .

Leitura sugerida

Sabia que tem muita gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a biologia, ciências ou educação? Envie seu texto, artigos, imagens pra ser publicado aqui? Entre em contato.

Se encontrar algo indevido nos textos, vídeos e imagens que recebemos, por favor, deixe nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências bibliográficas

ROCHA, Adriana Marcela LOBATO; COLUMBANO NETO, José; SOUZA, MMG de. Hiperdontia na região de incisivos superiores. J Bras Ortodon Ortop Facial, v. 7, n. 41, p. 389-396, 2002.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo