Citologia

Estude citologia no melhor site de biologia do brasil. Também conhecida como biologia celular, aqui você encontrará matérias completas com muito material para você utilizar.

  • Video aula sobre o que é o sangue

    Tecido Sanguíneo – Características e funções

    O tecido sanguíneo pode ser considerado um tecido conjuntivo em que a substância intercelular, o plasma, é líquida, formada principalmente por água e proteínas, e que serve de meio de transporte de nutrientes, hormônios, anticorpos e excretas. No plasma encontram-se os elementos celulares ou figurados, que são os glóbulos vermelhos ou hemácias, glóbulos brancos  ou leucócitos, e plaquetas ou metabolismo celular,…

    Leia mais
  • Nucléolo função estrutura.

    O que é nucléolo – função, estrutura, importância

    O nucléolo é a estrutura presente no interior de núcleos das células eucarióticas. Principalmente, participa da montagem dos ribossomos, alteração do RNA de transferência e detecção do estresse celular. O nucléolo é composto de RNA e proteínas, que se formam em torno de regiões cromossômicas específicas. É um dos principais componentes do núcleo. A cadeia de RNA e DNA, juntamente…

    Leia mais
  • O que são Centríolos – Função, importância, estrutura

    Todas as células animais têm dois centríolos. Eles ajudam a célula durante a divisão celular. Eles trabalham durante o processo de mitose e meiose. Eles podem ser encontrados em algumas plantas inferiores, como Chlamydomonas, embora não estejam presentes em muitos dos fungos, angiospermas (plantas com flores) e pinófitas (coníferas). Eles geralmente estão presentes perto do núcleo, mas não são visíveis…

    Leia mais
  • Função dos lisossomos

    Lisossomos – função, estrutura

    Os lisossomos são uma importante organela celular encontrada nas células animais eucarióticas. Devido à sua função peculiar, eles também são conhecidos como os “ sacos suicidas” da célula. O termo foi cunhado por Christian de Duve, um biólogo belga, que o descobriu e finalmente recebeu um Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia no ano de 1974. Vamos ter uma visão…

    Leia mais
  • Empacotamento proteíco

    Complexo Golgiense – função, o que é, estrutura

    O complexo golgiense tem vários nomes, como complexo de Golgi, aparato de Golgi ou corpo de Golgi. O nome é dado pelo nome do cientista que descobriu a organela, ou seja, Camillo Golgi. É encontrado em todas as células eucarióticas de plantas e animais. São organelas ligadas à membrana presentes no citosol da célula. Vamos explorar mais sobre o complexo…

    Leia mais
  • Veja quais são seus componentes, sua importância

    O que é citoplasma: função, estrutura, resumo

    O citoplasma é um material rico e semifluido presente em células de organismos que são fechadas pela membrana celular. Ele contém vários componentes citoplasmáticos, como o citosol, estruturas citoplasmáticas, mitocôndrias e outras organelas. O citoplasma constitui a maior parte do volume celular. Ele é formado por um conjunto de compartimentos nos quais ocorrem reações químicas essenciais para a manutenção da…

    Leia mais
  • Função do Citoesqueleto e Movimento Celular

    Função do Citoesqueleto e Movimento Celular

    O citoesqueleto eucariótico é uma rede de filamentos longos, feitos a partir da montagem e desmontagem repetitiva de componentes dinâmicos de proteínas. Os sistemas de filamentos primários que compõem o citoesqueleto são microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários. Ele cria uma arquitetura interna para dar a uma célula sua forma por meio de elaborada(s) ligação(ões) a si mesma, a…

    Leia mais
  • Transporte e Envoltórios Celulares

    Algumas estruturas estão presentes na grande maioria das células, como a membrana celular e o citoplasma, o espaço interno da célula. Em certas células, a membrana é ainda revestida por envoltórios especiais, que mantêm íntima relação com o que ocorre em seu interior. A figura abaixo mostra uma célula procariota. Sem núcleo verdadeiro ou organelas internas, a célula procariota é…

    Leia mais
  • Endocitose e Exocitose: o que é, diferenças

    Neste texto vou falar um pouco sobre semelhanças e diferenças entre endocitose e exocitose. Esses processos são fenômenos relacionados ao transporte celular que ocorre entre a membrana celular e os meios internos e externos da célula. A membrana celular não permite apenas a passagem de frações de matéria de dimensão molecular. Por vezes, permite que porções maiores de materiais entrem…

    Leia mais
  • Folha de uma planta aquática muito comum em aquários (Elodea sp.), vista ao microscópio óptico, com luz azul. O centro das células parece vazio, mas está preenchido com água. Os corpúsculos verdes são os cloroplastos. As células têm largura de cerca de 62 μm.

    O que é Transporte Passivo: tipos, resumo

    O transporte passivo é um tipo de transporte celular no qual substâncias como íons s e moléculas s se movem a favor de seus respectivos gradientes de concentração. Isso significa que a substância tende a se mover de uma área de maior concentração para uma área de menor concentração. As substâncias tendem a deslocar-se para a região onde são poucas.…

    Leia mais
  • O que são Biomembranas: estrutura molecular, permeabilidade, transporte

    O que são Biomembranas: estrutura molecular, permeabilidade, transporte

    Durante muito tempo acreditou-se na existência de uma membrana envolvendo a célula, ainda que ela não pudesse ser claramente vista e estudada. A célula visualizada em aparelhos que promoviam pequenos aumentos já permitia perceber os limites celulares e as deformações apresentadas por eles ao serem pressionados, por exemplo, com a ponta de agulhas. No entanto, apenas o microscópio eletrônico evidenciou…

    Leia mais
  • Técnicas de manipulação de DNA e de marcação por radioisótopos

    Técnicas de manipulação de DNA e de marcação por radioisótopos

    Técnicas recentes permitem identificar a região do material genético que contém a receita para a fabricação de substâncias de interesse. Um amplo campo de estudos tem sido aberto com o desenvolvimento de diversas técnicas de manipulação de DNA, permitindo identificar segmentos específicos desse ácido nucleico e, em seguida, transferir esses segmentos de um organismo a outro (transgenia) ou mesmo fabricar…

    Leia mais
  • Imunoensaios e Citoquímica

    Imunoensaios e Citoquímica

    Quando certas macromoléculas são injetadas em alguns organismos usados como cobaias, por exemplo, camundongos, coelhos ou mesmo galinhas, uma reação imune (ou imunitária) é despertada. São fabricadas moléculas de proteínas, chamadas anticorpos, capazes de reconhecer individualmente as macromoléculas ou porções específicas delas, que são então chamadas antígenos. Esses anticorpos, se forem purificados, podem ser utilizados para identificar essas substâncias no…

    Leia mais
  • Fracionamento celular

    Fase S (síntese) do Ciclo Celular

    Na fase S ocorre a duplicação do material nuclear da célula. Uma célula eucariótica típica tem dois genomas, ou seja, dois conjuntos inteiros de informação genética do organismo. Um dos genomas provém do pai, e o outro, da mãe. Por isso, a célula é dita diploide, ou seja, sua ploidia é 2n. Sse o conteúdo de DNA da célula for…

    Leia mais
  • Como funciona a Microscopia Eletrônica de Transmissão?

    Microscopia Eletrônica de Transmissão

    A microscopia eletrônica de transmissão é usado para visualizar espécimes finos (seções de tecidos, moléculas, etc.) através dos quais os elétrons podem passar gerando uma imagem de projeção . O microscópio eletrônico de transmissão é análogo em muitos aspectos ao microscópio de luz convencional (composto) No século XX, o desenvolvimento da eletrônica permitiu diversas aplicações, e a luz dos microscópios…

    Leia mais
  • Fracionamento celular

    O que é Fracionamento Celular

    O fracionamento celular é um método para separar componentes celulares e isolar organelas e outros componentes sub-celulares uns dos outros. Consiste na separação por centrifugação das estruturas sub-celulares após rompimento da membrana celular. Nas células eucarióticas muitos processos ocorrem no interior de compartimentos localizados em organelas espalhadas pelo citoplasma. Organelas celulares são componentes celulares com função definida, em geral limitados…

    Leia mais
  • Microscopia Eletrônica de Varredura

    O que é Microscopia Eletrônica de Varredura

    A  Microscopia eletrônica de varredura (em inglês, a sigla é SEM, de Scanning Electron Microscope), funciona com uma varredura de feixes de elétrons em uma superfície preparada para receber esses feixes. Essa superfície é varrida por esses elétrons resultando em incríveis imagens tridimensionais. Esses aparelhos geram imagens tridimensionais de objetos relativamente grandes, como o corpo de um verme e olhos…

    Leia mais
  • O que é Microscopia Óptica ou de luz

    Neste artigo vou mostrar como a microscopia óptica contribuiu para o avanço científico, o desenvolvimento da teoria celular e do entendimento morfologia e funcionamento celular. Os microscópios ópticos foram fundamentais, e são até hoje, para a construção de um conhecimento fundamental de como os seres vivos funcionam. Os microscópios de luz (ou microscópios ópticos) utilizam lentes de vidro, têm limite…

    Leia mais
  • Foto microscópio mitocondria

    Mitocôndrias: função, estrutura, o que é

    As mitocôndrias são as organelas responsáveis por produzir a energia para células eucariontes. É nas mitocôndrias que acontece um processo chamado de respiração celular. Através da oxidação de carboidratos e ácidos graxos, as mitocôndrias conseguem produzir moléculas energéticas chamadas de ATP.

    Leia mais
  • Entende como os cientistas estudam e entendem o funcionamento celular

    Métodos de estudo da célula

    Este artigo é uma introdução aos métodos de estudo da célula. Veremos como e quais são as ferramentas que permitem o estudo de unidades que não podem ser vistas e detalhadas ao “olho nu”. Vem comigo que você vai entender como a citologia, ou biologia celular, pode se desenvolver e fazer uma verdadeira revolução científica através destas ferramentas e técnicas. A…

    Leia mais
Botão Voltar ao topo