AulasCitologia

O que é Microscopia Eletrônica de Varredura

A  Microscopia eletrônica de varredura (em inglês, a sigla é SEM, de Scanning Electron Microscope), funciona com uma varredura de feixes de elétrons em uma superfície preparada para receber esses feixes. Essa superfície é varrida por esses elétrons resultando em incríveis imagens tridimensionais.

Microscópio eletrônico de varredura (SEM). A amostra observada é mantida em alto vácuo e varrida por um feixe de elétrons, o que gera uma imagem tridimensional do material biológico analisado.

Esses aparelhos geram imagens tridimensionais de objetos relativamente grandes, como o corpo de um verme e olhos compostos de insetos, e também de materiais microscópicos, como as células nervosas ou qualquer outro tipo celular.

A grande vantagem desse aparelho não reside na sua capacidade de ampliação, que, aliás, é bem menor do que a dos outros microscópios eletrônicos. Para entender o diferencial desse aparelho, produzidas em microscópio eletrônico de varredura.

Vale lembrar que as cores aplicadas nas imagens não correspondem às cores verdadeiras das estruturas mostradas, pois a coloração é aplicada artificialmente. Os glóbulos brancos, apesar do nome, não têm a cor branca que aparece na fotografia, tampouco os neurônios são dourados. Portanto, a interpretação de imagens produzidas com tecnologia moderna exige conhecimento das técnicas empregadas e interpretação das imagens mostradas.

A figura abaixo traz representações esquemáticas dos instrumentos de observação da célula.

Imagens ao microscópio eletrônico de varredura colorizadas por computador. À esquerda, célula nervosa (neurônio), e, à direita, células sanguíneas. O diâmetro do corpo central do neurônio e o diâmetro das células sanguíneas é aproximadamente o mesmo: cerca de 8 μm.

A amostra observada é mantida em alto vácuo e varrida por um feixe de elétrons, o que gera uma imagem tridimensional do material biológico analisado.

Para que é usado um microscópio eletrônico de varredura

O microscópio eletrônico de varredura, tipo de microscópio eletrônico, projetado para estudar diretamente as superfícies de objetos sólidos, que utiliza um feixe de elétrons focalizados de energia relativamente baixa como uma sonda eletrônica que é digitalizada de maneira regular sobre a amostra.

A diferença entre a microscopia eletrônica de varredura e de transmissão?

A principal diferença entre esses microscópios é que o microscópio de varredura cria uma imagem detectando elétrons refletidos ou eliminados, enquanto o TEM usa elétrons transmitidos (elétrons que passam pela amostra) para criar uma imagem. Como resultado, o TEM oferece informações valiosas sobre a estrutura interna da amostra, como estrutura cristalina, morfologia e informações do estado de tensão, enquanto o SEM fornece informações sobre a superfície da amostra e sua composição.

Termos usados

  • TEM: microscópio eletrônico de transmissão
  • SEM: microscópio eletrônico de varredura

Veja todas as aulas dessa série

Flora Pereira

Flora é uma amante da natureza, tanto que isso está impresso em seu próprio nome. Nas horas vagas gosta de ver documentários, filmes e botar a leitura em dia. Um pouco anti-social mas muito simpática com os amigos e amigas do coração. Atualmente estuda biologia pretende seguir em frente no estudo da vida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você