Embriologia

  • O que é gravidez: como ocorre, sintomas

    O termo gravidez descreve o período desde a fertilização do óvulo até o desenvolvimento do feto até o nascimento. Uma gravidez normalmente dura 267 dias. O médico soma o tempo desde o início da última menstruação até a fecundação e, portanto, chega a uma média de 280 dias ou 40 semanas. A divisão em nove meses é mais comum. Este…

    Leia mais
  • A Formação do Embrião

    Entenda os principais conceitos relacionados a formação do embrião. Nessa aula você vai entender as fases do desenvolvimento embrionáio.

    Leia mais
  • Veja as semelhanças e diferenças da reprodução sexuada e assexuadagameta masculino femenino

    O que é reprodução – Tipos

    A reprodução é um processo fundamental para a sobrevivência das espécies. Os organismos pluricelulares passam por processos de organização que resultam em um aumento de complexidade, com modificações bastante evidentes. Todos crescem, modificam-se metabolizam, realizam ações e em determinado momento do ciclo vital podem se reproduzir se chegar a vida adulta. Veja dois vídeos antes de seguir com a leitura.…

    Leia mais
  • Veja as semelhanças e diferenças da reprodução sexuada e assexuadagameta masculino femenino

    O que é Fecundação – como e onde ocorre

    A fecundação é a fusão de um óvulo feminino com um espermatozoide masculino. Os óvulos e os espermatozoides são gametas. Esta fertilização ocorre durante a fase de ovulação. Durante a ovulação, um óvulo maduro salta de um ovário para as tubas uterinas. A diminuição da produção dos hormônios femininos no final do ciclo menstrual, em especial da progesterona, é um…

    Leia mais
  • O que é espermatócito

    Os espermatócitos são células progenitoras dos espermatozoides durante a espermatogênese . Eles se desenvolvem a partir de células-tronco imaturas , as espermatogônias . Classificação dos espermatócitos Existem dois tipos de espermatócitos: • Espermatócitos primários (espermatócitos I): Eles surgem das espermatogônias através da mitose e contêm um conjunto diploide de cromossomos com os quais entram na meiose . Ao fazer isso,…

    Leia mais
  • A formação dos órgãos

    A formação dos órgãos começa com a separação de um grupo de células dos demais e a consequente formação de um primeiro tecido que está destinado a crescer com o tempo e aumentar significativamente de volume. A forma do órgão depende de vários processos que envolvem a ativação de genes específicos, variações na taxa de divisão celular, morfologia e adesão…

    Leia mais
  • Fecundação e embriologia animal

    O desenvolvimento embrionário tem sido intensamente estudado por muito tempo. Existem semelhanças impressionantes entre os embriões de animais muito diferentes, como peixes e humanos. Pesquisas recentes revelaram detalhes moleculares ainda mais impressionantes relacionados ao mecanismo de ativação do DNA das células embrionárias. O conhecimento da fecundação e do desenvolvimento embrionário permite compreender as relações entre os seres vivos, a evolução…

    Leia mais
  • Os seres humanos se reproduzem sexualmente produzindo gametas. No homem há espermatozoides, na mulher os óvulos.

    A reprodução dos seres humanos e sexualidade

    A reprodução dos seres humanos é fundamental para manutenção da espécie. Na atualidade, os conhecimentos permitem melhor como se dá esse processo e como podemos chegar até mesmo a reprodução assistida.

    Leia mais
  • A Embriologia e a Expressão Gênica

    A formação do embrião é mediada pelo DNA através de um processo chamado expressão gênica. Entenda como se dá esse processo.

    Leia mais
  • Veja as semelhanças e diferenças da reprodução sexuada e assexuadagameta masculino femenino

    Gametogênese humana: Formação de gametas

    A gametogênese humana é processo de divisão celular que resultará na formação de gametas. Existem dois tipos: espermatogênese e ovogênese

    Leia mais
Botão Voltar ao topo