AulasCitologiaEmbriologiaO que é

O que é espermatócito

Entenda co que são e como são formado os espermatócitos

Os espermatócitos são células progenitoras dos espermatozoides durante a espermatogênese . Eles se desenvolvem a partir de células-tronco imaturas , as espermatogônias .

Classificação dos espermatócitos

Existem dois tipos de espermatócitos: •

Espermatócitos primários (espermatócitos I): Eles surgem das espermatogônias através da mitose e contêm um conjunto diploide de cromossomos com os quais entram na meiose . Ao fazer isso, eles replicam seu DNA. Subsequentemente, cada cromossomo consiste em duas cromátides irmãs (2n2C).

Espermatócitos secundários (espermatócitos II): Eles se desenvolvem a partir dos espermatócitos primários após a conclusão da primeira divisão meiótica . Esse processo leva cerca de 24 dias. Os espermatócitos secundários são menores que a célula-mãe e contêm apenas um conjunto de cromossomos haploides, que estão presentes em duas cópias (1n2C). Eles finalmente se dividem em poucas horas em espermátides, que possuem apenas uma cópia de um conjunto de cromossomos haploides (1n1C).

espermatogênese
Ilustração representando, de maneira esquemática e resumida, a espermatogênese, isto é, a formação de um espermatozoide. Na parte de baixo da figura estão indicadas as principais partes desse gameta.

Como são formados?

A formação de espermatócitos primários começa nos homens no início da puberdade . É desencadeada pela liberação pulsada de GnRH do hipotálamo , que estimula a secreção de FSH e LH na glândula pituitária anterior (HVL).

Se ainda tem alguma dúvida deixe nos comentários que responderei o mais breve possível.

Sabia que tem muita gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a biologia, ciências ou educação? Envie seu texto, artigos, imagens pra ser publicado aqui? Entre em contato.

Se encontrar algo indevido nos textos, vídeos e imagens que recebemos, por favor, deixe nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Assuntos relacionados

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo