Aulas

As melhores aulas de biologia para trabalhos escolares. Professores encontrarão aqui muito material para auxiliar no planejamento, vídeos slides, infográficos, textos, tópicos e muito mais.

  • Gametas são células reprodutivas. Nesta aula vamos entender como se formam os gametas masculinos e feminino

    A Meiose e a Formação de Gametas Feminino e Masculino

    O processo de formação de gametas feminino e masculino ocorre através da meiose. Isso significa que os gametas possuem metade do material genético e somente no ato da fertilização, poderá dar origem a um novo indivíduo. Gametas são as células reprodutivas. O número de cromossomos pode variar de espécie para espécie. No caso dos seres humanos as gameta feminina também…

    Leia mais
  • Aparelho digestivo

    Sistema Digestório – Função, anatomia, humano – Resumo

    O sistema digestório é uma máquina sofisticada que extrai da comida os combustíveis e bens essenciais à vida e ainda funciona como depósito de lixo. Responsável por particular os alimentos ingeridos e torná-los tão que pequenos para que possam ser utilizados transportados por todo o organismo e absorvidos pelas células. Veja o vídeo documentário e também o slide para sua experiência e…

    Leia mais
  • O tecido nervoso é um dos principais tecidos do nosso corpo.

    Características do Tecido Nervoso: função e histologia

    Graças aos tecidos nervosos ocorre a integração de todos os sistemas fisiológicos em vários animais. Nessa aula você irá entender as principais características do tecido nervoso.

    Leia mais
  • Entenda os principais tipos e características dos tecidos musculares

    Tecido muscular: liso, estriado esquelético e cardíaco

    Nessa aula você vai entender e aprender a identificar o tecidos musculares. Veja a importância e função desses tecidos para os seres vivos.

    Leia mais
  • características do tecido conjuntivo ósseo

    Características do Tecido ósseo: células, função, resumo

    O tecido ósseo é um tecido conjuntivo mineralizado que apresenta quatro tipos de células: osteoblastos, células de revestimento ósseo, osteócitos e osteoclastos . O osso exerce funções importantes no organismo, como locomoção, sustentação e proteção dos tecidos moles, armazenamento de cálcio e fosfato e acolhimento da medula óssea Apesar de sua aparência inerte, o osso é um órgão altamente dinâmico…

    Leia mais
  • Entenda o que é, os tipos e a função do tecido cartilaginoso

    Tecido cartilaginoso

    O tecido cartilaginoso é um tipo não vascular de tecido conjuntivo de suporte que se encontra em todo o corpo. A cartilagem é um tecido conjuntivo flexível que difere do osso em vários aspectos; é avascular e a sua micro-arquitetura é menos organizada do que o osso. A cartilagem não é inervada e, portanto, depende da difusão para obter nutrientes.…

    Leia mais
  • Tecido conjuntivo propriamente dito

    Tecido conjuntivo propriamente dito: frouxo e denso

    O tecido conjuntivo propriamente dito é de dois tipos: tecido conjuntivo denso e tecido conjuntivo frouxo. O tecido conjuntivo denso é ainda dividido em tecido denso regular e tecido denso irregular. Os tecidos conjuntivos frouxos e densos podem ser distinguidos com base em fibras e concentração de substância no meio extracelular. O tecido conjuntivo frouxo tem uma maior quantidade de…

    Leia mais
  • características do tecido epitelial de revestimento e glandular

    Características do Tecido Epitelial: revestimento e glandular

    O tecido epitelial é um tipo de tecido corporal que forma a cobertura em todas as superfícies internas e externas do seu corpo, reveste as cavidades do corpo, órgãos e é o principal tecido nas glândulas. Esse tecido tem uma variedade de funções dependendo de onde está localizado em seu corpo, incluindo proteção, secreção e absorção. É um dos quatro principais…

    Leia mais
  • Os níveis de organização dos seres vivos

    Níveis de Organização dos seres vivos

    Em biologia, os níveis de organização dos seres vivos são ordenados em escalas do menor para o maior componente. É uma forma de hierarquia para facilitar como a vida se organiza e interage. A cada nível que se passa o complexidade aumenta. Considera-se assim os níveis de organização nesse sentido do menor para o maior: átomos moléculas organelas (componentes celulares)…

    Leia mais
  • Video aula sobre o que é o sangue

    Tecido Sanguíneo – Características e funções

    O tecido sanguíneo pode ser considerado um tecido conjuntivo em que a substância intercelular, o plasma, é líquida, formada principalmente por água e proteínas, e que serve de meio de transporte de nutrientes, hormônios, anticorpos e excretas. No plasma encontram-se os elementos celulares ou figurados, que são os glóbulos vermelhos ou hemácias, glóbulos brancos  ou leucócitos, e plaquetas ou metabolismo celular,…

    Leia mais
  • Nucléolo função estrutura.

    O que é nucléolo – função, estrutura, importância

    O nucléolo é a estrutura presente no interior de núcleos das células eucarióticas. Principalmente, participa da montagem dos ribossomos, alteração do RNA de transferência e detecção do estresse celular. O nucléolo é composto de RNA e proteínas, que se formam em torno de regiões cromossômicas específicas. É um dos principais componentes do núcleo. A cadeia de RNA e DNA, juntamente…

    Leia mais
  • O que são Centríolos – Função, importância, estrutura

    Todas as células animais têm dois centríolos. Eles ajudam a célula durante a divisão celular. Eles trabalham durante o processo de mitose e meiose. Eles podem ser encontrados em algumas plantas inferiores, como Chlamydomonas, embora não estejam presentes em muitos dos fungos, angiospermas (plantas com flores) e pinófitas (coníferas). Eles geralmente estão presentes perto do núcleo, mas não são visíveis…

    Leia mais
  • Função dos lisossomos

    Lisossomos – função, estrutura

    Os lisossomos são uma importante organela celular encontrada nas células animais eucarióticas. Devido à sua função peculiar, eles também são conhecidos como os “ sacos suicidas” da célula. O termo foi cunhado por Christian de Duve, um biólogo belga, que o descobriu e finalmente recebeu um Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia no ano de 1974. Vamos ter uma visão…

    Leia mais
  • Empacotamento proteíco

    Complexo Golgiense – função, o que é, estrutura

    O complexo golgiense tem vários nomes, como complexo de Golgi, aparato de Golgi ou corpo de Golgi. O nome é dado pelo nome do cientista que descobriu a organela, ou seja, Camillo Golgi. É encontrado em todas as células eucarióticas de plantas e animais. São organelas ligadas à membrana presentes no citosol da célula. Vamos explorar mais sobre o complexo…

    Leia mais
  • Veja quais são seus componentes, sua importância

    O que é citoplasma: função, estrutura, resumo

    O citoplasma é um material rico e semifluido presente em células de organismos que são fechadas pela membrana celular. Ele contém vários componentes citoplasmáticos, como o citosol, estruturas citoplasmáticas, mitocôndrias e outras organelas. O citoplasma constitui a maior parte do volume celular. Ele é formado por um conjunto de compartimentos nos quais ocorrem reações químicas essenciais para a manutenção da…

    Leia mais
  • Função do Citoesqueleto e Movimento Celular

    Função do Citoesqueleto e Movimento Celular

    O citoesqueleto eucariótico é uma rede de filamentos longos, feitos a partir da montagem e desmontagem repetitiva de componentes dinâmicos de proteínas. Os sistemas de filamentos primários que compõem o citoesqueleto são microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários. Ele cria uma arquitetura interna para dar a uma célula sua forma por meio de elaborada(s) ligação(ões) a si mesma, a…

    Leia mais
  • Folha de uma planta aquática muito comum em aquários (Elodea sp.), vista ao microscópio óptico, com luz azul. O centro das células parece vazio, mas está preenchido com água. Os corpúsculos verdes são os cloroplastos. As células têm largura de cerca de 62 μm.

    O que é Transporte Passivo: tipos, resumo

    O transporte passivo é um tipo de transporte celular no qual substâncias como íons s e moléculas s se movem a favor de seus respectivos gradientes de concentração. Isso significa que a substância tende a se mover de uma área de maior concentração para uma área de menor concentração. As substâncias tendem a deslocar-se para a região onde são poucas.…

    Leia mais
  • O que são Biomembranas: estrutura molecular, permeabilidade, transporte

    O que são Biomembranas: estrutura molecular, permeabilidade, transporte

    Durante muito tempo acreditou-se na existência de uma membrana envolvendo a célula, ainda que ela não pudesse ser claramente vista e estudada. A célula visualizada em aparelhos que promoviam pequenos aumentos já permitia perceber os limites celulares e as deformações apresentadas por eles ao serem pressionados, por exemplo, com a ponta de agulhas. No entanto, apenas o microscópio eletrônico evidenciou…

    Leia mais
  • Técnicas de manipulação de DNA e de marcação por radioisótopos

    Técnicas de manipulação de DNA e de marcação por radioisótopos

    Técnicas recentes permitem identificar a região do material genético que contém a receita para a fabricação de substâncias de interesse. Um amplo campo de estudos tem sido aberto com o desenvolvimento de diversas técnicas de manipulação de DNA, permitindo identificar segmentos específicos desse ácido nucleico e, em seguida, transferir esses segmentos de um organismo a outro (transgenia) ou mesmo fabricar…

    Leia mais
  • metabolismo energético

    O que é Metabolismo Energético

    O metabolismo energético é o processo de produção geração de energia  através da molécula de (ATP) usando para isso a energia contida nos nutrientes. O metabolismo compreende uma série de vias e processos que podem funcionar na presença de oxigênio ou na ausência. Dois mecanismos opostos constituem o metabolismo. O primeiro é o catabolismo para extrair energia dos nutrientes. O segundo é o metabolismo celular : são…

    Leia mais
Botão Voltar ao topo