Aulas

As melhores aulas de biologia para trabalhos escolares. Professores encontrarão aqui muito material para auxiliar no planejamento, vídeos slides, infográficos, textos, tópicos e muito mais.

  • Função do Citoesqueleto e Movimento Celular

    Função do Citoesqueleto e Movimento Celular

    O citoesqueleto eucariótico é uma rede de filamentos longos, feitos a partir da montagem e desmontagem repetitiva de componentes dinâmicos de proteínas. Os sistemas de filamentos primários que compõem o citoesqueleto são microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários. Ele cria uma arquitetura interna para dar a uma célula sua forma por meio de elaborada(s) ligação(ões) a si mesma, a…

    Leia mais
  • Folha de uma planta aquática muito comum em aquários (Elodea sp.), vista ao microscópio óptico, com luz azul. O centro das células parece vazio, mas está preenchido com água. Os corpúsculos verdes são os cloroplastos. As células têm largura de cerca de 62 μm.

    O que é Transporte Passivo: tipos, resumo

    O transporte passivo é um tipo de transporte celular no qual substâncias como íons s e moléculas s se movem a favor de seus respectivos gradientes de concentração. Isso significa que a substância tende a se mover de uma área de maior concentração para uma área de menor concentração. As substâncias tendem a deslocar-se para a região onde são poucas.…

    Leia mais
  • O que são Biomembranas: estrutura molecular, permeabilidade, transporte

    O que são Biomembranas: estrutura molecular, permeabilidade, transporte

    Durante muito tempo acreditou-se na existência de uma membrana envolvendo a célula, ainda que ela não pudesse ser claramente vista e estudada. A célula visualizada em aparelhos que promoviam pequenos aumentos já permitia perceber os limites celulares e as deformações apresentadas por eles ao serem pressionados, por exemplo, com a ponta de agulhas. No entanto, apenas o microscópio eletrônico evidenciou…

    Leia mais
  • Técnicas de manipulação de DNA e de marcação por radioisótopos

    Técnicas de manipulação de DNA e de marcação por radioisótopos

    Técnicas recentes permitem identificar a região do material genético que contém a receita para a fabricação de substâncias de interesse. Um amplo campo de estudos tem sido aberto com o desenvolvimento de diversas técnicas de manipulação de DNA, permitindo identificar segmentos específicos desse ácido nucleico e, em seguida, transferir esses segmentos de um organismo a outro (transgenia) ou mesmo fabricar…

    Leia mais
  • O que é Metabolismo Energético

    O metabolismo energético é o processo de produção geração de energia  através da molécula de (ATP) usando para isso a energia contida nos nutrientes. O metabolismo compreende uma série de vias e processos que podem funcionar na presença de oxigênio ou na ausência. Dois mecanismos opostos constituem o metabolismo. O primeiro é o catabolismo para extrair energia dos nutrientes. O segundo é o metabolismo celular : são…

    Leia mais
  • Imunoensaios e Citoquímica

    Imunoensaios e Citoquímica

    Quando certas macromoléculas são injetadas em alguns organismos usados como cobaias, por exemplo, camundongos, coelhos ou mesmo galinhas, uma reação imune (ou imunitária) é despertada. São fabricadas moléculas de proteínas, chamadas anticorpos, capazes de reconhecer individualmente as macromoléculas ou porções específicas delas, que são então chamadas antígenos. Esses anticorpos, se forem purificados, podem ser utilizados para identificar essas substâncias no…

    Leia mais
  • Fracionamento celular

    Fase S (síntese) do Ciclo Celular

    Na fase S ocorre a duplicação do material nuclear da célula. Uma célula eucariótica típica tem dois genomas, ou seja, dois conjuntos inteiros de informação genética do organismo. Um dos genomas provém do pai, e o outro, da mãe. Por isso, a célula é dita diploide, ou seja, sua ploidia é 2n. Sse o conteúdo de DNA da célula for…

    Leia mais
  • Como funciona a Microscopia Eletrônica de Transmissão?

    Microscopia Eletrônica de Transmissão

    A microscopia eletrônica de transmissão é usado para visualizar espécimes finos (seções de tecidos, moléculas, etc.) através dos quais os elétrons podem passar gerando uma imagem de projeção . O microscópio eletrônico de transmissão é análogo em muitos aspectos ao microscópio de luz convencional (composto) No século XX, o desenvolvimento da eletrônica permitiu diversas aplicações, e a luz dos microscópios…

    Leia mais
  • sintese de proteinas

    Síntese de proteínas – Entenda como as proteínas são fabricadas

    A síntese de proteínas é o processo no qual as células produzem proteínas. Ocorre em duas etapas: transcrição e tradução. A transcrição é a transferência de instruções genéticas no DNA para o mRNA no núcleo. Inclui três etapas: iniciação, alongamento e terminação. A atividade celular dos eucariotos varia entre dois estados típicos. Em um deles, a fabricação de proteínas é intensa, e o núcleo…

    Leia mais
  • Fracionamento celular

    O que é Fracionamento Celular

    O fracionamento celular é um método para separar componentes celulares e isolar organelas e outros componentes sub-celulares uns dos outros. Consiste na separação por centrifugação das estruturas sub-celulares após rompimento da membrana celular. Nas células eucarióticas muitos processos ocorrem no interior de compartimentos localizados em organelas espalhadas pelo citoplasma. Organelas celulares são componentes celulares com função definida, em geral limitados…

    Leia mais
  • Microscopia Eletrônica de Varredura

    O que é Microscopia Eletrônica de Varredura

    A  Microscopia eletrônica de varredura (em inglês, a sigla é SEM, de Scanning Electron Microscope), funciona com uma varredura de feixes de elétrons em uma superfície preparada para receber esses feixes. Essa superfície é varrida por esses elétrons resultando em incríveis imagens tridimensionais. Esses aparelhos geram imagens tridimensionais de objetos relativamente grandes, como o corpo de um verme e olhos…

    Leia mais
  • O que é Microscopia Óptica ou de luz

    Neste artigo vou mostrar como a microscopia óptica contribuiu para o avanço científico, o desenvolvimento da teoria celular e do entendimento morfologia e funcionamento celular. Os microscópios ópticos foram fundamentais, e são até hoje, para a construção de um conhecimento fundamental de como os seres vivos funcionam. Os microscópios de luz (ou microscópios ópticos) utilizam lentes de vidro, têm limite…

    Leia mais
  • Foto microscópio mitocondria

    Mitocôndrias: função, estrutura, o que é

    As mitocôndrias são as organelas responsáveis por produzir a energia para células eucariontes. É nas mitocôndrias que acontece um processo chamado de respiração celular. Através da oxidação de carboidratos e ácidos graxos, as mitocôndrias conseguem produzir moléculas energéticas chamadas de ATP.

    Leia mais
  • Entende como os cientistas estudam e entendem o funcionamento celular

    Métodos de estudo da célula

    Este artigo é uma introdução aos métodos de estudo da célula. Veremos como e quais são as ferramentas que permitem o estudo de unidades que não podem ser vistas e detalhadas ao “olho nu”. Vem comigo que você vai entender como a citologia, ou biologia celular, pode se desenvolver e fazer uma verdadeira revolução científica através destas ferramentas e técnicas. A…

    Leia mais
  • Entenda como os morcegos se orientam e se localizam no meio ambiente

    Como funciona a ecolocalização de morcegos

    Entenda como os morcegos utilizam o sistema de ecolocalização para se orientar no meio ambiente.

    Leia mais
  • Ligações de hidrogênio

    As Bases Nitrogenadas – nucleotídeos

    As bases nitrogenadas As bases nitrogenadas dos nucleotídeos não se atraem aleatoriamente, mas formam pares determinados que se tornam relativamente estáveis. A causa disso são as coincidências da geometria molecular dessas substâncias, permitindo a formação de ligações de hidrogênio, , que se formam no pareamento de nucleotídeos. As regiões com falta e abundância de elétrons de um nucleotídeo tem correspondência…

    Leia mais
  • Ossos da Face: anatomia, quais são, nomes

    Nessa aula você verá todos os ossos da face.  Quais são os ossos da face A face é constituída por 14 ossos: seis pares e dois ímpares. Ossos pares:  Zigomático Lacrimal Nasal Corneto inferior Palatino Maxila Ossos ímpares Vômer Mandíbula Veja também: principais ossos do corpo humano Osso zigomático Osso par, é também chamado de osso da bochecha. Situado superior e…

    Leia mais
  • Entenda como funciona essa ciências e seus diferentes.

    O que é fisiologia

    A fisiologia do corpo humano apresenta enorme complexidade no que diz respeito às estruturas que o compõem e uma grande diversidade de funções químicas e físicas. Todos os sistemas e órgãos do corpo humano se inter-relacionam e funcionam com a máxima harmonia em um organismo são. Por conseguinte, o estudo dos mecanismos funcionais dos seres vivos é imprescindível para as…

    Leia mais
  • carbono

    O carbono e a vida: o que é, sua importância

    O carbono é elemento químico representado na tabela periódica pela letra C. É um não metal de número atômico 6 e massa aproximada igual a doze. É um elemento fundamental à vida e sua capacidade de se combinar com outros elementos dá uma grande variedade de moléculas orgânicas. Um ramo de eucalipto pode ser transformado em carvão. Isso é possível…

    Leia mais
  • O que são Lipídios: função, tipos importância

    O que são Lipídios: função, classificação, tipos importância

    Os lipídios, que também são chamadas de gorduras, são moléculas orgânicas fundamentais para os seres vivos e em nutrição são chamadas de macronutrientes. Têm em comum duas propriedades fáceis de evidenciar: eles não são solúveis em água, isto é, são compostos hidrofóbicos, e, por outro lado, dissolvem- -se facilmente em solventes orgânicos, como álcool e éter. Ao comer uma fritura…

    Leia mais
Botão Voltar ao topo