AnatomiaAulasFisiologia

Intestino Delgado: função, anatomia, partes, histologia

Entenda a importância do intestino delgado durante a digestão e como ele funciona

O intestino delgado é o maior órgão do sistema digestório e é o responsável pela  digestão e absorção de nutrientes como proteínas, vitaminas, minerais, carboidratos, lipídeos e água.  Estende-se desde a saída do estômago até o intestino grosso,

É fortemente tortuoso e tem de três a cinco metros de comprimento. A quebra final dos alimentos em pequenas moléculas e sua absorção através da mucosa intestinal para o sangue ocorre no intestino delgado.

Localização

Localiza-se no interior da cavidade abdominal. Conecta-se ao piloro e tem no total 3-5 metros de comprimento encontra-se (em grande parte) intraperitoneal e é emoldurado pelo intestino grosso (cólon).

Qual a função do intestino delgado

A função do intestino delgado consiste principalmente na digestão química dos alimentos e absorção dos nutrientes.

As pequenas moléculas (açúcares simples, ácidos graxos, aminoácidos , etc.) que são produzidas quando carboidratos, gorduras e proteínas são quebradas são então absorvidas pelo sangue através da parede do intestino delgado .

As vitaminas também são absorvidas no sangue através de transportadores e receptores na superfície interna do intestino.

Além disso, cerca de oito a nove litros de água com 50 a 100 gramas de eletrólitos são reabsorvidos no intestino delgado todos os dias.

Apenas cerca de 1,5 litros disso vem dos alimentos. A saliva ingerida representa cerca de um litro . 1,5 litros consiste em suco gástrico, três litros de secreções glandulares do intestino delgado, dois litros de suco pancreático e cerca de 0,6 litros de bile.

A bile é produzida no fígado e enviada para o duodeno. Entre outras coisas, contém ácidos biliares para a digestão de gorduras. No final do intestino delgado, a maioria dos ácidos biliares é reabsorvida no sangue e transportada de volta ao fígado (circulação entero-hepática).

O revestimento do duodeno contém numerosas glândulas (glândulas de Brunner). Estes secretam carbonato de hidrogênio, que neutraliza o quimo ácido que sai do estômago.

Só então as enzimas digestivas no intestino delgado podem se tornar ativas. Essas enzimas são fornecidas pelo pâncreas e pelas glândulas de Brunner.

Além disso, na parede do intestino delgado, vários hormônio são fabricados. Os hormônio estimulam, entre outras coisas, a produção de bile ou suco pancreático.

Isso libera ainda mais água no intestino. Além disso, eles resolvem Hormôniosensação de saciedade no cérebro .

Anatomia do intestino delgado

O intestino delgado pode ser dividido em três seções de diferentes comprimentos:

  • duodeno
  • Jejuno
  • Íleo

O duodeno é a seção mais curta em torno de 24 cm. No geral, o intestino delgado em adultos tem cerca de 3 a 5 metros de comprimento. Exceto por partes do duodeno, situa-se intraperitonealmente.

duodeno jejuno ilieo

O intestino delgado encontra-se em alças dobradas na parte central da cavidade abdominal e, com exceção de partes do duodeno, é suspenso da parede abdominal posterior por um mesentério. É emoldurado pelo cólon em 3 lados, e parte dele se projeta para baixo no espaço abaixo da abertura pélvica superior .

Histologia

A parede do intestino delgado é composta de diferentes camadas de dentro para fora. No interior está a membrana mucosa, seguida por uma camada móvel de tecido conjuntivo frouxo com vasos sanguíneos e linfáticos e uma rede de nervos.

Isto é seguido por uma camada de tecido muscular de duas partes (camada muscular circular, camada muscular longitudinal).

Seus movimentos e contrações ondulantes garantem que o quimo seja misturado e transportado ainda mais. A camada de músculo é seguida por uma camada de deslocamento do lado de fora e, em seguida, uma cobertura de peritônio.

Mucosa do intestino delgado

Inicialmente, o duodeno ainda possui uma superfície interna lisa. Nas outras áreas e no jejuno, a estrutura do intestino delgado muda.

A a superfície interna aumenta devido a válvulas de Kerckring, que protuberâncias em forma de dedos (vilosidades), depressões e borda em micro-vilosidades: extensões finas na superfície do epitélio da parede.

Mucosa do intestino delgado

Este forte alargamento da superfície interna aumenta significativamente a capacidade de absorção de nutrientes e água. As válvulas de Kerckring no jejuno são mais baixas do que no duodeno e tornam-se mais raras com o tempo.

Quase não há dobras no íleo, mas há acúmulos crescentes de tecido linfático (placas de Peyer) para defesa imunológica.

Secreções que atuam no Intestino Delgado

  • Bile
  • Suco Pancreático
  • Suco entérico

Atividades e exercícios

1 – Quais as principais funções do intestino delgado?

Resposta: O intestino delgado é usado para a digestão e absorção de vários componentes alimentares. O quimo é empurrado para frente pelos movimentos peristálticos da parede intestinal.

2 – Quais enzimas estão no intestino delgado?

Resposta: lactases, maltase e sacarase atuam nos carboidratos e as lipases intestinais nas gorduras. Várias peptidases são responsáveis pela digestão de proteínas proteínas.

Assuntos relacionados

Sabia que tem muita gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a biologia, ciências ou educação? Envie seu texto, artigos, imagens pra ser publicado aqui? Entre em contato.

Se encontrar algo indevido nos textos, vídeos e imagens que recebemos, por favor, deixe nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências bibliográficas

TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo Humano-: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. Artmed Editora, 2016.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo