AnatomiaAulasFisiologia

Glândulas Salivares: Anatomia, função – Onde ficam

As glândulas salivares estão localizadas na boca e tem a função de produzir a saliva, ajudando assim na digestão e na lubrificação da cavidade bucal

As glândulas salivares são estruturas presentes na boca e são responsáveis pela produção da saliva, que auxilia na digestão dos alimentos e ajuda a proteger as mucosas da boca.

Existem três tipos de glândulas salivares:

  1. parótida
  2. as sublinguais
  3. submandibulares

Localização das glândulas salivares

As glândulas salivares estão localizadas no interior da cavidade bucal e são classificadas de acordo com a localização no interior da boca.

Função das glândulas salivares

A sua principal função é a produção e excreção da saliva.

A produção de saliva

A saliva é composta principalmente de água, eletrólitos, proteínas e enzimas . Ele protege e limpa a membrana mucosa da boca da garganta e é a primeira estação de defesa para patógenos.

Além disso, ele quebra o amido e as proteínas dos alimentos para processamento posterior no estômago e transporta seus sabores.

A saliva liquefaz o alimento e facilita o processo de deglutição. A saliva é importante para a proteção dos dentes, pois neutraliza os ácidos e endurece o esmalte dentário com seus minerais.

Finalmente, as próprias substâncias do corpo (por exemplo, iodo, anticorpos) e substâncias estranhas (antibióticos, metais pesados, vírus, etc.) são excretadas na saliva.

Tipos de glândulas salivares

A maioria dos animais tem três pares principais de glândulas salivares que diferem no tipo de secreção que produzem

Glândula parótida

As glândulas parótidas são as maiores glândulas salivares. Eles estão localizados bem na frente das orelhas. A saliva produzida nessas glândulas é secretada na boca por um ducto próximo ao segundo molar superior.

Glândula sublingual

Mais ou menos do tamanho de uma noz, as glândulas submandibulares estão localizadas abaixo da mandíbula. A saliva produzida nessas glândulas é secretada na boca por baixo da língua.

Glândulas submandibulares

Como as glândulas parótidas, as glândulas submandibulares têm duas partes chamadas lobo superficial e lobo profundo.

Leitura sugerida

Referências bibliográficas

FREITAS, Msc Mônica Paul. Anatomia II.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você