BioquímicaAulas

A estrutura e a classificação das proteínas

Entenda como as proteínas são classificadas de acordo com sua estruturas e suas características

Os 20 tipos de aminoácidos que se associam para formar as cadeias polipeptídicas, e as sequências longas (com mais de 100 aminoácidos) constituem as proteínas.

Cada tipo de cadeia polipeptídica caracteriza uma proteína e constitui a sua estrutura primária. É dessa estrutura que dependem a forma e a função da proteína. Para entender melhor como as proteínas são produzidas, dê uma olhada na vídeo-aula abaixo.

Os aminoácidos de um polipeptídio frequentemente interagem formando pontes de hidrogênio, o que determina uma estrutura secundária, em geral, em forma de hélice.

Primário, secundário terciário quarternárioMuitas proteínas assumem também uma estrutura terciária, representada por dobramentos e alças, que lhes confere um aspecto globular.

Na aula Composição química das células tem um complemento bem legal do que estamos vendo por aqui.

Algumas proteínas podem, ainda, apresentar uma conformação quaternária, formada por duas ou mais subunidades, como a molécula de colágeno, uma proteína formada por três subunidades proteicas.

Com relação à classificação, as proteínas podem ser simples ou conjugadas. Quando constituídas somente por aminoácidos, são denominadas simples, e conjugadas são as que, além dos aminoácidos, apresentam também os chamados grupos prostéticos, como, por exemplo, a hemoglobina (proteína com função transportadora de gases respiratórios), que apresenta ferro na sua constituição.

As proteínas conjugadas podem ainda ser classificadas de acordo com a natureza de seu grupo prostético, como, por exemplo, as glicoproteínas e lipoproteínas, cujos grupos prostéticos são, respectivamente, um glicídio e um lipídio.

Estrutura das proteínas.

A estrutura das proteínas depende de sua forma e de como elas se entrelaçam. São quatro tipos estruturais de proteínas:

  • Primaria
  • Secundária
  • Terciária
  • Quaternária

As proteínas são  formadas por aminoácidos e estes se ligam através de ligações peptídicas. As diferentes combinações entre os aminoácidos formam uma imensa diversidade de proteínas que realizam as mais diversas funções nos seres vivos

Em breve.

  • Proteínas vegetais
  • Proteínas Magras
  • Proteínas Musculares

Não deixe de dizer o que achou da aula a estrutura e a classificação das proteínas. Se achou algo indevido ou tem dicas e sugestões entre em contato através dos comentários.

Até a próxima aula.

Fontes:

https://youtu.be/p3wHBLW-Yvw

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você