Microbiologia

  • O que é desnudamento viral

    Logo após invadir uma célula hospedeira o vírus precisa liberar o seu material genético para que ele seja incorporado a maquinaria celular. Esse processo de liberação do genoma dos vírus é chamado de desnudamento viral.

    Leia mais
  • O que é penetração viral

    Quando vírus passa da membrana celular e está de fato no interior da célula dizemos que ocorreu a penetração viral. Ocorre logo depois da adsorção.

    Leia mais
  • Entenda como um vírus se liga a célula para começar a infecção

    O que é adsorção viral

    Adsorção viral é a primeira fase da invasão da célula hospedeira. Um proteína presente no vírus consegue se ligar a uma estrutura presente na membrana celular da célula hospedeira.

    Leia mais
  • Virus bacteriófagos: estrutura, ciclo de vida, características

    O que é Bacteriófago

    Bacteriófagos são vírus que infectam bactérias. São parasitas intracelulares obrigatórios e são um dos vírus mais estudados para entender o comportamento, estrutura e composição dos vírus.

    Leia mais
  • Principais formas e partículas virais.

    Todos os vírus são compostos de certas estruturas que vão dar a sua forma. Capsídeo, genoma e envelope viral são algumas dessas estruturas. Veja aqui tudo que você precisa saber sobre as estruturas virais.

    Leia mais
  • Estrutura e função do capsômero

    O que são Capsômeros

    Capsômeros são uma das estruturas fundamentais dos vírus. São pequenos blocos proteicos que se unem para formar o capsídeo. Veja mais detalhes dessa estrutura viral

    Leia mais
  • O que é nucleocapsídeo

    O que é nucleocapsídeo

    Nucleocapsídeo é a estrutura fundamental do vírus. Todos os vírus tem em comum essa estrutura. É o conjunto de capsídeo e o genoma viral.

    Leia mais
  • O que é genoma viral

    O genoma viral é o ácido nucleico responsável pela informações para construir as proteínas virais. Nessa aula você verá os diferentes tipos de genomas dos vírus.

    Leia mais
  • Estrutura e montagem do capsídeo viral

    O capsídeo viral é a estrutura responsável por proteger o genoma do vírus. Além disso, o capsídeo tem como função o transporte desse genoma para o interior da célula hospedeira.

    Leia mais
  • Veja as estruturas virais e qual a função do envelope viral, também conhecido como cápsula viral

    Envelope viral é uma estrutura encontrada em alguns tipos de vírus animais. Pode ser formada quando um vírus brota de uma célula hospedeira.

    Leia mais
  • Características e estrutura de um viroide

    Viroides são compostos exclusivamente por RNA. Eram considerados vírus defeituosos. Causam doenças principalmente em plantas e a hepatite D em humanos.

    Leia mais
  • Veja as características, semelhanças e diferenças do ciclo lisogênico e ciclo lítico

    O ciclo lisogênico é um método pelo qual um vírus pode replicar seu material genético usando uma célula hospedeira. Ao infectar a célula. O DNA viral é colado ao DNA celular. Quando essa célula replicar o seu DNA, estará também replicando o DNA viral. Essa é a essência do ciclo lisogênico. Normalmente, os vírus podem sofrer dois tipos de replicação…

    Leia mais
  • Compare as semlhanças e diferenças do ciclo lítico e lisogênico

    O que é ciclo Lítico

    Ciclo lítico também é conhecido como ciclo infectante. Um vírus invade uma célula e toma controle do metabolismo celular. A célula infectada passa a produzir peças para a construção de novos vírus. Quando a célula está cheia de vírus, sua membrana se rompe e a célula morre.

    Leia mais
  • Características Gerais e ciclo de vida

    Seriam os vírus seres vivos ou não? Como ocorrem as infeções? Quais são suas principais características? Como são classificados? Conheça mais dos vírus, os parasitas intracelulares obrigatórios.

    Leia mais
  • O que são euglenas: características, classificação

    As euglenas são algas unicelulares flageladas com uma característica muito interessante: são seres mixotróficos, ou seja, são seres fotossintetizantes facultativos. Veja as principais características desses organismos do reino Protista.

    Leia mais
  • filo Dinoflagellata

    Veja nessa aula um pouco sobre os dinoflagelados. Seres vivos que podem ser tanto autótrofos, quanto heterótrofos. Seriam eles algas ou protozoários?

    Leia mais
  • reprodução classificação diatomácea

    As diatomáceas são algas unicelulares, eucariontes autótrofas. Ou seja, isso quer dizer que tem a capacidade de realizar a fotossíntese. Veja as principais características das diatomáceas.

    Leia mais
  • filo ciliophora

    Ciliados: Filo Ciliophora

    Conheça os ciliados. Protozoários que utilizam os cílios para a locomoção alimentação e percepção ambiental.

    Leia mais
  • citóstoma

    O que é Citóstoma

    Citóstoma é uma abertura posterior ao sulco oral de protozoários unicelulares principalmente ciliados. Veja mais sobre esta importante estrutura dos protozoários

    Leia mais
  • citoprocto citopígio

    O citoprocto é uma estrutura presente em alguns protozoários como o paramécio e a euglena. Tem como função a eliminação de metabólitos da digestão intracelular

    Leia mais
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você