Aulas

O que é capsídeo viral: função, estrutura.

Também conhecido como cápside conheça esse capsídeo proteico, uma estrutura fundamental para os vírus

Capsídeo viral é uma estrutura proteica fundamental dos vírus com função de proteger o material genético e facilitar a invasão em uma célula hospedeira. Pode também receber o nome cápside viral e o conjunto capsídeo viral e o material genético, recebe o nome de nucleocapsídeo.

Muitos tipos de vírus possuem um envelope de glicoproteínas ao redor do nucleocapsídeo. Essa estrutura é chamada de envelope viral e é composto de duas camadas lipídicas intercaladas com moléculas de proteína (bicamada de lipoproteínas) e pode conter material da membrana de uma célula hospedeira e também de origem viral.

O vírus obtém as moléculas lipídicas da membrana celular durante o processo de brotamento viral.

No entanto, o vírus substitui as proteínas na membrana celular por suas próprias proteínas, criando uma estrutura híbrida de lipídios derivados de células e proteínas derivadas de vírus. Assim forma-se o envelope viral que dará uma proteção extra ao vírus.

Não confunda capsídeo viral com envelope viral. O capsídeo é uma estrutura mais interna, enquanto o envelope envolve  o capsídeo ficando externamente a ele.

Funções do capsídeo viral

As principais funções dos capsídeos são proteger, transportar e entregar seu genoma viral. As propriedades mecânicas dos capsídeos devem ser adaptadas a essas tarefas.

Capsídeos de bacteriófagos também precisam suportar as altas pressões que o genoma viral exerce sobre ele como resultado da embalagem desse genoma e seu consequente confinamento no interior do capsídeo.

Acredita-se que essa pressão ajude a direcionar o ácido nucleico para o hospedeiro, mas outros mecanismos também parecem desempenhar um papel importante na ejeção.

As estratégias de embalagem e ejeção do material genético são obviamente dependentes das propriedades mecânicas do capsídeo.

Montagem do Cápside

Uma das propriedades notáveis ​​é a automontagem de capsídeos em uma estrutura regular e bem definida.  Isso deve-se ao fato de serem formados por estruturas menores chamadas capsômeros.  Esses capsômeros se encaixam formando assim o capsídeo viral.

Esses capsídeos auto-montados precisam proteger efetivamente o genoma empacotado, enquanto também precisam ser abertos no local e na hora certa para liberar o genoma.

Portanto, as demandas sobre a mecânica e função dos capsídeos são altamente específicas.

Ensaios químicos em massa, bem como experimentos de microscopia eletrônica e cristalografia têm sido utilizados para estudar sistemas virais ao longo de muitos anos e uma grande quantidade de informações pode ser analisada da a partir desses experimentos.

Propriedades estruturais do capsídeo  viral

As propriedades estruturais e mecânicas dos capsídeos virais são cruciais para o seu bom funcionamento, porque a ruptura do capsídeo devido a defeitos que ocorrem durante a maturação ou como resultado de influências externas fora do hospedeiro resultará em geral em perda de infecciosidade.

As questões que se levantam ao considerar a mecânica dos capsídeos são, entre outras, como as propriedades mecânicas mudam durante a maturação, qual a diferença nas propriedades dos capsídeos vazios e totais, qual é a diferença entre os capsídeos esféricos e cilíndricos e, em vista de suas diferentes estratégias de infecção, como as propriedades mecânicas dos vírus animal, vegetal e bacteriano se relacionam?

Leitura sugerida

Referências bibliográficas

  • SAKAUCHI, Dirce. Potencial vacinal de proteínas recombinantes do capsídeo de papilomavírus humano. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
  • FLORES, Eduardo Furtado. Estrutura e composição dos vírus. ORG., p. 19, 2007.

Fonte – traduzido de: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2771126/

 

Daniel Pereira

Daniel Pereira é biólogo graduado pela Unesp e atualmente faz especialização em ensino de ciências e matemática. Professor de ciências e biologia é também o fundador do site Planeta Biologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar