Aulas

O que são Capsômeros

Entenda uma das estruturas mais importantes dos vírus

Capsômeros são estruturas proteicas que se encaixam e formam uma cápsula de proteção para o genoma viral. Essa cápsula, que além de proteger, também transporta o material genético e em alguns casos tem a capacidade de se ligar a membrana de uma célula hospedeira, é chamada de capsídeo.

Capsídeos então são formados por blocos menores que se juntam chamadas de capsômeros.

Um dos menores vírus conhecidos, o bacteriófago phi-X174, tem por exemplo 60 capsômeros formando o seu capsídeo.

Já o maior vírus, encontrado em uma espécie de mosca, tem 1500 capsômeros na constituição do capsídeo.

Estrutura e função dos capsômeros

A imagem abaixo mostra as principais estruturas.

Estrutura e função do capsômeros

Estruturalmente, são formados pro proteínas ou polipeptídeos. Sua principal função é servir como o bloco de construção para o cápside, que por sua vez tem como função armazenar, proteger, transportar e injetar o genoma viral em uma célula hospedeira.

O genoma viral por sua vez pode ser de dois tipos: RNA ou DNA, sendo que nunca um vírus nunca tem os dois ácidos nucleicos ao mesmo tempo.

A constituição proteica dos capsômeros podem variar dependendo do tipo de vírus. Por exemplo, o vírus HPV, tem uma combinação de cinco proteínas diferentes.

Dependendo de como essas proteínas se combinam vão formar diferentes tipos de capsômeros, que no caso do HPV, são dois.

Essas proteínas podem ser usadas na produção de vacinas. Nosso sistema imunológicopode usar essas proteínas para produção de anticorpos séricos.

Em grande parte dos vírus temos uma estrutura chamada de envelope viral. Sua função é envolver os capsômeros. Nesse caso o envelope viral pode conter as estruturas que farão a função de infectar uma célula.

Quanto temos um vírus na forma completa com capacidade infecciosa, chamamos esse estrutura de virion.

Referências bibliográficas

BARRETO, Rosimar de Castro et al. Relação papilomavírus (HPV) e tumor maligno da cavidade bucal. Rev Bras Cien Saúde, v. 18, n. 3, p. 261-70, 2014. – Link

Daniel Pereira

Daniel Pereira é biólogo graduado pela Unesp e atualmente faz especialização em ensino de ciências e matemática. Professor de ciências e biologia é também o fundador do site Planeta Biologia

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar