FisiologiaAulasCitologiaMicrobiologia

Sistema Imunológico: o que é, função, como funciona – resumo

Entenda conceitos como imunidade passiva, ativa, antígenos e anticorpos

O sistema imunológico é uma das máquinas mais incríveis do corpo humano. O exército em nosso organismo está neste momento atuando em seu organismo destruindo incontáveis invasores que estão agora em seu corpo.

Bactérias, vírus, fungos, protozoários toxinas e até nossas próprias células podem ser alvo do sistema imunológico. Fruto de milhões de anos de evolução, há vários agentes envolvidos nessa fisiologia.

O que é o sistema imunológico

O sistema imunológico é o sistema de defesa contra os agentes infecciosos, que podem ser fungos, bactérias, vírus, protozoários, etc. É formado por células de defesa chadas de leucócitos, porém outras estruturas como a pele, saliva entre outros, também fazem parte do sistema imune.

Há vários tipos de leucócitos, que também podem ser chamados de glóbulos brancos

Os anticorpos são apenas um dos elementos envolvidos em todo o processo. Diga-se de passagem, há vários tipos de anticorpos que agem no combate a invasores do organismo. Acompanhe está aula e se aprofunde neste que é um dos temas mais intrigantes da Biologia.

Veja também: Bactérias e o Reino Monera

Como funciona o sistema imunológico

São várias as células envolvidas nos processos de defesa do organismo, além de várias substâncias produzidas por elas que atuaram combatendo todas as espécies de antígenos.

Entre as células que compõe o sistema imunológico podemos citar o macrófago, eosinófilo, basófilo, neutrófilo e linfócitos.

Todos chamados genericamente de Glóbulos Brancos ou leucócitos. Essas células têm funções altamente específicas na resposta imunológica.

Cada uma realizando uma função que vão desde a fagocitose de antígenos, a produção de anticorpos específicos e não específicos até o reconhecimento da de proteínas de antígenos.

Veja uma de Fisiologia Humana com os Principais sistemas do corpo humano.

Os glóbulos brancos não atacam somente micro-organismos invasores, mas em muitos casos células e proteínas malformadas do próprio organismo. Podem eliminar também células que estão velhas e já não desempenham a função como antes.

Todas as células do sistema imunológico são produzidos na medula óssea, assim como as demais células do sangue.

Os linfócitos, que são glóbulos brancos especiais, se concentram em estruturas chamadas de linfonodos. Quando ficamos doentes, é comum aparecer ínguas perto da área afeta. Isso significa que o linfonodo perto da infecção estão trabalhando a todo vapor.

Para completar os seus estudos, assista um dos melhores documentários dublados sobre o tema: O sistema de defesa humano.

Se você encontrar algum erro ou tiver alguma dúvida, fique a vontade para deixa-las nos comentários. Você poderá também deixar suas dicas de Aulas que gostaria de assistir aqui no Planeta Biologia.

Se você quer ver uma vídeo aula desse assunto veja esse vídeo logo abaixo.

Até a próxima Aula

Bibliografia

  • Hertoghe T (2005). «The ‘multiple hormone deficiency’ theory of aging: is human senescence caused mainly by multiple hormone deficiencies?». Annals of the New York Academy of Sciences1057 (1): 448–65.
  • DINIZ, Lílian Martins Oliveira; FIGUEIREDO, Bruna de Campos Guimarães. O sistema imunológico do recém-nascido. 2014 – Link

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Show de Bola!!! Mas tem muita aula faltando. Eu procurei por aulas de vertebrados e não encontrei.
    Respiração celular também é uma aula que eu gostaria de ver

    1. Legal você ter gostado do site Luana,
      Realmente tem muita aula faltando. Mas pode ter certeza que o site terá todo conteúdo de biologia do ensino médio, em breve.
      Tem uma aula de Respiração Celular que está pra sair do forno. Assine a Newsletter pra saber quando eu publicar está aula

    1. Infelizmente ainda não. Mas legal você ter mostrado interesse. Estou estudando alguns games ainda pra colocar no site. Assine a newsletter pra ficar sabendo quando estará disponível um game sobre sistema imunológico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você