Bioquímica

Bioquímica é uma área interdisciplinar que envolve a biologia e a química. Essa área estuda moléculas e reações químicas importantes para os tecidos biológicos.

  • Entenda quais e o que são enzimas digestivas

    As enzimas digestivas são fundamentais no processo de digestão química no interior do tubo digestório. Entenda o que são, como agem e os principais tipos de enzimas digestivas.

    Leia mais
  • células vegetais com cloroplastos presentes em seu interior

    As plantas, algas protistas e alguns protozoários como euglenófitas, possuem uma organela chamada de cloroplasto para a produção de carboidratos a partir da energia do sol. É a organela envolvida com o processo de fotossíntese. Os cloroplastos estão situados perto da superfície da célula e em partes onde há suficiente recepção de luz solar. A sua forma varia, pode ser…

    Leia mais
  • Entenda o metabolismo do glicogênio, tipos, o glicogênio muscular e muito mais

    O glicogênio é a molécula de reserva energética usada pelas células animais. É um polissacarídeo formada por várias moléculas glicose. Pode ser armazenado tanto no fígado quanto nos músculos

    Leia mais
  • como é formada uma glicoproteina

    As glicoproteínas são macromoléculas formadas pela união de açucares e proteínas. São fundamentais para diversas funções celulares.

    Leia mais
  • Respiração celular realizadas pelas mitocondrias

    Respiração celular é um processo fundamental para as células. É durante esse processo que é produzida maior quantidade energia. Veja e entenda os detalhes da respiração celular.

    Leia mais
  • entenda o que é bioquímica celular

    A bioquímica celular estuda a relação dos elementos químicos e os eventos celulares. Para entender como as células funcionam é fundamental estudar elementos como a água, proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e outras moléculas funcionam.

    Leia mais
  • Ácidos nucleicos DNA RNA

    DNA e RNA são os dois tipos ácidos nucleicos presente no interior de todas as células. São essas moléculas que comandam a síntese de todas as proteínas que por sua vez comandam toda a atividade química da célula. Nesta aula veremos do que são compostos e estudar as suas partes para entendermos melhor o seu funcionamento. Acompanhe! Os ácidos nucleicos…

    Leia mais
  • Veja as etapas da replicação do material genético passo a passo

    A replicação do DNA é a base da hereditariedade. Durante o processo de duplicação as informações contidas no DNA passarão para as células. Nessa aula veremos o passo a passo de como funciona esse processo.

    Leia mais
  • Funções das organelas citoplasmática

    Por analogia, podemos considerar as organelas como se fossem os órgãos das células. São eles que realizam as diferentes funções dentre de uma célula, como produzir energia, proteínas, replicar o DNA, controlar a entrada e saída de substâncias só pra citar alguns exemplos.

    Leia mais
  • O que é bilirrubina

    A formação da bilirrubina começa quando os glóbulos vermelhos são quebrados e liberam substância como a molécula heme. Acompanhe esse artigo para você entender o que é, como é formada e metabolizada.

    Leia mais
  • A fotossíntese é um processo fundamental para a vida na terra. Geralmente é a grande fonte de energia de uma cadeia alimentar. Vamos entender o que é fotossíntese, como que ela ocorre, suas fases e que seres vivos tem essa capacidade.

    Leia mais
  • O que são agonistas - definição, tipos - Resumo

    Um agonista é uma molécula que pode se ligar e ativar um receptor para induzir uma reação biológica. A atividade mediada por agonistas é oposta por antagonistas, que inibem a resposta biológica induzida por um agonista. O nível  necessário para induzir uma resposta biológica desejada é referido como potência. A potência do agonista é derivada pela medição da concentração necessária…

    Leia mais
  • O que são antioxidantes Antioxidantes são moléculas que impedem a oxidação de outras moléculas. A oxidação é uma reação química na qual os elétrons são perdidos. Nos seres vivos, esse processo pode ser prejudicial, levando à quebra de moléculas orgânicas. Um desafio da vida na Terra é que a mesma coisa que torna o oxigênio um grande aceitador de elétrons, possibilitando reações…

    Leia mais
  • bombas de sódio e potássio

    O transporte ativo é um dos mecanismos fundamentais para o funcionamento das células. Nesse tipo de transporte ocorre gasto de energia, pois as moléculas são transportadas contra um gradiente de concentração.

    Leia mais
  • Trifosfato de adenosina

    Todas as células precisam de energia para realizar suas atividades. Para isso, as células usam uma molécula energética chamada de Adenosina Trifosfato (ATP). Essa molécula é produzida pelas mitocôndrias.

    Leia mais
  • A síntese proteica consome mais energia da célula do que qualquer outro processo metabólico. Por sua vez, as proteínas representam mais massa do que qualquer outro componente de organismos vivos (com exceção da água) e as proteínas desempenham praticamente todas as funções de uma célula. Nessa aula veremos o passo a passo de como uma célula sintetiza suas proteínas, as…

    Leia mais
  • para que uma planta utiliza clorofila

    A clorofila é uma molécula presente em seres autotróficos como seres do Reino Protista, bactérias e as plantas. Sua principal função está relacionada ao processo de fotossíntese.

    Leia mais
  • Foto microscópio mitocondria

    As mitocôndrias são as organelas responsáveis por produzir a energia para células eucariontes. É nas mitocôndrias que acontece um processo chamado de respiração celular. Através da oxidação de carboidratos e ácidos graxos, as mitocôndrias conseguem produzir moléculas energéticas chamadas de ATP.

    Leia mais
  • Equilibrio dinêmico

    Homeostase é a capacidade do organismo manter índices como temperatura, concentração de sais minerais independentes do meio ambiente externo. Entenda que processos fisiológicos mantém a homeostasia

    Leia mais
  • Pressão da água

    Pressão da água

    Em uma usina hidrelétrica, a água represada no reservatório passa por turbinas que, ao se movimentarem, produzem energia. Essa energia é convertida em energia elétrica nos geradores e fica disponível para o consumo. Para que as turbinas se movimentem, a água precisa passar com velocidade. Para responder a essas e a outras perguntas, vamos estudar a pressão da água. Pressão…

    Leia mais
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você