AulasBioquímicaBotânicaCitologia

Cloroplasto: função, o que é, estrutura – Resumo

Entenda a importância, como funcionam e as funções do cloroplasto

As plantas, algas protistas e alguns protozoários como euglenófitas, possuem uma organela chamada de cloroplasto para a produção de carboidratos a partir da energia do sol. É a organela envolvida com o processo de fotossíntese.

Os cloroplastos estão situados perto da superfície da célula e em partes onde há suficiente recepção de luz solar. A sua forma varia, pode ser esferoidal, ovoide, ou discoide.

O que é cloroplasto

O cloroplasto é uma organela presente em células vegetais e seres protistas. Em seu interior está o pigmento chamado clorofila, que dá a cor verde a essa organela. Está presente apenas em seres eucariontes e são fundamentais para a absorção transformação da luz solar em energia.

Para um determinado tipo de célula, o tamanho do plastidio é constante, mas difere de espécies para espécies. Tem cerca de 4-5 mícrons de comprimento e 1-3 mícrons de espessura.

O número de cloroplasto pode ser de 20 a 40 por célula pode ser até 1000, o número varia de espécie para espécie, mas é constante para uma planta.

palstídeos

Funções dos cloroplastos

A função do cloroplasto é a realização de um processo chamado de fotossíntese

Os cloroplastos são organelas celulares que participam do processo de fotossíntese, que consiste no processo de formação de carboidratos utilizando gás carbônico e água na presença de luz

As enzimas e coenzimas necessárias para a fotossíntese estão presentes nos cloroplastos.

Estrutura dos cloroplastos

Os cloroplastos são em forma de disco e são fechados por uma membrana dupla.

Dentro da membrana interna é uma substância rica em proteínas conhecidas como estroma, é incorporada em um sistema de membrana. Este sistema de membrana forma vesículas ligadas à membrana chamadas tilacoides.

Os tilacoides estão em pilhas chamadas  de grana. Isso contém os pigmentos fotossintéticos – clorofila a e b e carotenoides. Lamelas são membranas tubulares que interligam a grana.

Cromoplastos

Os cromoplastos são plastidios coloridos e contêm vários pigmentos como amarelo, laranja e vermelho.

Eles são encontrados comumente em flores e frutas. A cor é devido ao pigmento, carotenos e xantofilas.

Funções

Em flores, a função principal é atrair agentes para polinização.

Nas frutas é atrair agentes para dispersão.

Bibliografia

Revista de Biologia e Ciências da Terra – Uma síntese sobre aspectos da fotossíntese – acessado em 14 de janeiro de 2021

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncio detectado

Por favor, desative o desbloqueador de anúncios!Precisamos manter o site no ar. Os anúncios nos ajudam a produzir esse conteúdo grátis pra você