A Célula vegetal – características gerais

Conheça suas estruturas, organelas e sua fisiologia

A célula vegetal tem muito em comum com a célula animal. Mas há diferenças fundamentais que a distinguem de todos os outros tipos celulares de outros seres vivos. Podemos dizer de maneira bem resumida que a célula vegetal é eucarionte, possui parede celular, e muitas delas podem tem um pigmento que se chama clorofila. Veja a vídeo aula abaixo e depois continue com a leitura.

Célula vegetal

A célula vegetal é eucariótica com núcleo ligado à membrana. Em geral, as células das plantas têm tamanho maior que as células animais

As células vegetais também são bastantes parecidas quanto ao tamanho e sua forma e em geral tem forma cuboide.

Características de uma célula vegetal?

As células vegetais são eucarióticas, pois seu  DNA está localizado no interior da membrana nuclear, ou seja, o núcleo. A estrutura que pode ser vista facilmente na célula vegetal é a presença da parede celular fora da membrana celular. Forma o revestimento exterior da célula.

A parede celular constitui principalmente de celulose e sua principal função é fornecer suporte e rigidez. As  células vegetais também contêm muitas estruturas celulares ligadas à membrana.

Essas estruturas desempenham funções específicas necessárias para a sobrevivência e operação normal das células. Há uma ampla gama de operações, como produzir hormônios, enzimas e todas as atividades metabólicas da célula.

a celula vegetal - características gerais

Características que diferenciam uma célula vegetal

As características que são distintas em células de plantas são as seguintes:  

As células vegetais contêm estruturas celulares como paredes celulares, plastídios e grandes vacúolos.

A parede celular  fornece rigidez de células vegetais e suporte estrutural e interação célula a célula.

Plastídeos  ajudam no armazenamento de produtos vegetais.

Os cloroplastos  ajudam na realização do processo de fotossíntese para produzir alimentos para as plantas.

Os vacúolos têm em seu interior  água, organelas ligadas à membrana que armazenam materiais úteis.

As plantas possuem células especializadas para desempenhar certas funções para a sobrevivência das plantas. Algumas células fabricam e armazenam moléculas orgânicas, outras transportam nutrientes em toda a planta.

Algumas células de plantas especializadas incluem: células de parênquima, células de colênquima, células de esclerênquima, células condutoras de água e células condutoras de alimentos.

Veja também: Histologia vegetal

Organelas de uma célula vegetal

As  células vegetais são constituídas de núcleo ligado à membrana e muitas estruturas celulares. Essas organelas realizam íons funcionais que são necessários para o bom funcionamento e a sobrevivência da célula. As organelas das células fechadas por uma parede celular e membrana celular. Os componentes da célula são suspensos no citoplasma ou no citosol.

As partes da célula da planta são as seguintes:

A parede celular é a cobertura rígida mais externa da célula vegetal. É uma característica saliente da célula vegetal.

A membrana celular ou a membrana plasmática é o revestimento externo da célula dentro da parede celular.

O citosol ou o citoplasma é a matriz tipo gel dentro da membrana celular que constitui todas as outras organelas celulares.

O núcleo é o centro de controle da célula.  É uma estrutura unida à membrana que contém o material hereditário da célula – o DNA

O cloroplasto é um plastídio com clorofila de pigmento verde. Atrapa a energia da luz e converte-a em energia química pelo processo de fotossíntese.

A mitocôndria realiza respiração celular e fornece energia às células.

Vacúolos são o centro de armazenamento temporário da célula.

O complexo de Golgiense é a unidade onde as proteínas são ordenadas e embaladas.

Os ribossomos são estruturas que montam proteínas.

O retículo endoplasmático são organelas cobertas de membrana que transportam materiais.

Estrutura e função celular vegetal

Todas as partes da planta desempenham um papel significativo no bom funcionamento da célula. Ao contrário dos animais, as  células vegetais estão cercadas por uma parede celular rígida.

Parede celular : a parede celular é uma camada rígida que envolve as células da planta. É constituído por celulose. A parede celular é um recurso característico das  células vegetais. As paredes das células vegetais são constituídas principalmente por celulose. A parede celular da planta consiste de três camadas: a parede celular primária, a parede celular secundária e a lamela do meio. Está localizado fora da membrana celular cuja principal função é proporcionar rigidez, resistência, proteção contra estresse mecânico e infecção. A parede celular é composta de celulose, pectinas, glicoproteínas, hemicelulose e lignina.

Membrana celular : é o limite externo da célula, que inclui o citoplasma e as organelas das células. Nas  células vegetais está dentro da parede celular. A membrana celular é semipermeável, permitindo que apenas substâncias específicas passem e bloqueiem outras.

Cloroplastos : é um organelo alongado ou em forma de disco contendo clorofila. Eles têm duas membranas e têm estruturas que se parecem com pilhas de moedas. São estruturas achatadas que contêm clorofila química. O processo de fotossíntese ocorre nesta região da célula da planta. A clorofila é um pigmento verde que absorve energia da luz solar para produzir alimentos para as plantas convertendo a energia da luz em energia química.

Citoesqueleto : é uma rede de fibras composta por microtúbulos e microfilmes. Eles mantêm a forma e dão suporte à célula.

Os microtúbulos : são proteínas em forma de tubos encontradas no citoplasma das células. A sua função é o transporte e o suporte estrutural.

Microfilamentos : microfilamentos são estruturas de haste sólida, cuja função principal é o suporte estrutural.

Plasmodesmos : são canais microscópicos que atravessam as paredes celulares das células da planta e permitem o transporte e a comunicação entre elas.

Vacúolo : Vacúolos são conhecidos como centro de armazenamento de células. As células da planta possuem uma grande câmara ligada à membrana chamada vacúolo. Sua principal função é o armazenamento. As vacúolos são encontradas no citoplasma da maioria das células da planta. São organelas ligadas à membrana, desempenham funções de secreção, excreção e armazenamento.

Tonoplastos : Um vacúolo cercada por uma membrana é chamada de tonoplasto.

Plastídeos : Plastídeos são organelas de armazenamento. Eles armazenam produtos como amido para síntese de ácidos graxos e terpenos.  

Leucoplastos : são um tipo de plastídio que não são pigmentados.

Cromoplastos : são plastos responsáveis ​​pela síntese e armazenamento de pigmentos. Eles são encontrados em espécies eucarióticas fotossintéticas. Eles são encontrados em órgãos coloridos de plantas como frutas e flores.  

Complexo de Golgiense : são estruturas se parecem com o retículo endoplasmático e estão situados perto do núcleo. Eles são encontrados em quase todas as células eucariotas. Sua principal função é processar e empacotar macromoléculas sintetizadas a partir de outras partes da célula. O aparelho de Golgi é referido como o centro de empacotamento da célula.

Ribossomos : Os ribossomos são os mais pequenos e o organelo celular mais abundante. Compreende RNA e proteína. Os ribossomos são sites para síntese proteica. Eles são encontrados em todas as células porque as proteínas são necessárias para a sobrevivência da célula. Os ribossomos são conhecidos como fábricas de proteínas da célula.

Retículo endoplasmático : o retículo endoplasmático é um compartimento ligado à membrana, que se parece com sacos achatados alinhados lado a lado. É uma grande rede de túneis de membrana interligados. É composto tanto de retículo endoplasmático áspero quanto de retículo endoplasmático liso.

Eles também são responsáveis pela tradução da proteína. Também ajudam na absorção de cálcio, e produção e armazenamento de glicogênio e outras macromoléculas.

Mitocôndrias : as mitocôndrias são cercadas por duas membranas. Eles são descritos como as “plantas de energia” da célula à medida que convertem a glicose nas moléculas de energia (ATP). Eles possuem seu próprio material hereditário que ajuda na duplicação e multiplicação de si.

Lisossoma : o lisossoma contém enzimas digestivas. Eles digerem organelos excessivos ou desgastados, partículas de alimentos e qualquer corpo estranho.

Citoplasma : é uma matriz tipo gel dentro da membrana celular. O citoplasma suporta organelas celulares e também evita que a célula injetar ou encolher.

Núcleo : é o centro de controle da célula. É ligado por uma membrana dupla conhecida como envelope nuclear. É uma membrana porosa, permite a passagem de substâncias e é uma característica distintiva da célula eucariótica. A maior parte do material genético é organizada como múltiplas moléculas de DNA linear longo. O núcleo dirige todas as atividades da célula e também ajuda na formação de proteínas.

Plastídeos

Os plastídios são organelas celulares que armazenam substâncias específicas encontradas apenas na célula vegetal, mas ausentes nas células animais. Na célula vegetal, eles são encontrados no citoplasma. Os plastídios são esféricos ou ovóides em forma. Eles estão envolvidos na fabricação e armazenamento de certos compostos químicos importantes.

As plastídeos nas plantas incluem cloroplastos, cromoplastos, leucoplastos, amiloplasto, elaioplastos e proteinoplastos  

Cloroplastos

A palavra cloroplasto é derivada da palavra grega chloros que significa verde e forma de significado de plast ou entidade. É o plastidio mais importante, pois estão envolvidos na fotossíntese. Os cloroplastos estão situados perto da superfície da célula e em partes onde há suficiente recepção de luz solar. A forma do cloroplasto varia, pode ser esferoidal ou ovóide ou discoide.

Para um determinado tipo de célula, o tamanho do plastidio é constante, mas difere de espécies para espécies. Tem cerca de 4-5 microns de comprimento e 1-3 mícrons de espessura. O número de cloroplasto pode ser de 20 a 40 por célula pode ser até 1000, o número varia de espécie para espécie, mas é constante para uma planta.

palstídeos

Estrutura

Os cloroplastos são em forma de disco e são fechados por uma membrana dupla.

Dentro da membrana interna é uma substância rica em proteínas conhecida como estroma, é incorporada em um sistema de membrana. Este sistema de membrana forma vesículas ligadas à membrana chamadas tilacoides.

Os thylakoids estão em pilhas chamadas grana. Isso contém os pigmentos fotossintéticos – clorofila a e b e carotenóides. Lamelas são membranas tubulares que interligam a grana.

Funções

A fotossíntese é realizada no cloroplasto. As enzimas e coenzimas necessárias para a fotossíntese estão presentes nos cloroplastos.

Cromoplastos

Chromo significa cor; plast significa viver. Os cromoplastos são plastidios coloridos e contêm vários pigmentos como amarelo, laranja e vermelho.

Eles são encontrados comumente em flores e frutas. A cor é devido ao pigmento, carotenos e xantofilas.

Funções

Em flores, a função principal é atrair agentes para polinização.

Nas frutas é atrair agentes para dispersão.

Leucoplastos

Estes são plastídios incolores e ocorrem em partes de plantas que não são expostas à luz como raízes e sementes.

A ausência de cor é devido à falta de pigmentos.

Funções

As formações de grãos de amido são vistas em leucoplastos. Óleos e proteínas são sintetizados aqui.

Qualquer dúvida é só deixar um comentário.

referências:

http://www.plantcell.org
https://www.youtube.com/watch?v=4dudveftZNs

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

2 thoughts on “A Célula vegetal – características gerais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais AULAS GRÁTIS?

inscreva-se em nosso canal no YouTube
 

botao-youtube

close-link
Não vai embora ainda!
Quer material pra estudar ou dar aula?
Inscreva-se grátis! 
Inscrever-se
Lembre-se, você poderá cancelar a inscrição a hora que quiser
close-link
Baixe 5 Slides profissionais - GRÁTIS    
BAIXAR

Você é 
Professor(a)?

Tem 1 Slides GRÁTIS pra você baixar.
Baixar Slides
close-link
Close