VirologiaMicrobiologiaO que é

O que é nucleocapsídeo

Estrutura e função dos nucleocapsídeos

Nucleocapsídeo é a estrutura viral composta pelo capsídeo e pelo genoma do vírus. Tratá-se da estrutura fundamental de todos os vírus. O genoma viral pode ser DNA ou RNA. Esse material genético fica protegido, contido no interior de uma cápsula proteica chamada de cápside ou capsídeo.

É esse conjunto que chamamos de nucleocapsídeo. De maneira bem resumida podemos dizer que:

capsídeo + genoma viral = nucleocapsídeo

Em vários tipos de virais o nucleocapsídeo é o vírus em si. Porém em alguns outros tipos de vírus, como o coronavírus, o HIV por exemplo, possuem uma estrutura extra de proteção chamada de envelope viral.

O envelope viral pode ser formado de glicoproteínas e glicolipídios e se formam quando o vírus brota da célula hospedeira. Nesse brotamento viral, parte da membrana da célula passa a fazer parte agora do vírus.

O genoma viral contido no interior do capsídeo pode ser tanto RNA de fita dupla ou simples. Da mesma forma, o DNA, também pode ser de fita dupla ou simples.

Quando o nucleocapsídeo sem um envelope viral é o vírus em si, chamamos essa forma de virion. 

Podemos definir virion com a forma viral capaz de infetar uma célula hospedeira. Nesse caso, a forma do capsídeo é a forma do vírus.

Estrutura do nucleocapsídeo

A imagem abaixo mostra as estruturas básicas de um vírus. Observe que o nucleocapsídeo é formado pelo ácido nucleico e o capsídeo.

O que é nucleocapsídeo

Nucleocapsídeo podem ter várias formas, embora seja bastante comum seres de forma icosaédrica. Isso acontece pela natureza da formação do capsídeo.

Capsídeos são formados por subunidades proteicas chamadas de capsômeros. Esses capsômeros se encaixam e dão forma a esses vírus.

Quando o nucleocapsídeo é a forma infectante do vírus, suas proteínas funcionam como as chaves de entrada na célula hospedeira.

Você sabia que tem bastante gente que envia posts, artigos, ou algo qualquer texto relacionado a ciências, educação ou biologia? Você gostaria de participar? Entre em contato.

Se você encontrar algo indevido nos textos, nas imagens, vídeos que recebemos, por favor, relate nos comentários que assim que puder será feita uma revisão.

Referências bibliográficas

  • GUIMARÃES, Miriã Nunes. Construção e aplicação de HMMs de perfil para a detecção e classificação de vírus. 2019. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.  < Link >
  • MOREIRA, Catarina. bacteriófago. Revista de Ciência Elementar, v. 3, n. 4, 2015.  < Link >

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo